O 45º Campeonato Nacional do Cavalo Quarto de Milha chegou e se você é um dos tantos outros atletas que vão entrar em uma das quatro pistas para competir, separamos algumas dicas infalíveis para a hora do aquecimento.
Entrar na pista de aquecimento e se preparar ao lado de tantos oponentes, pode ser estressante, pois o clima de pressão é grande. Mas, calma! Você precisa tirar o máximo deste momento para que ambos possam entrar na pista preparados para darem o melhor.
A nossa primeira dica começa durante os seus treinamentos, lá no seu haras ou CT. Procure treinar na companhia de outros animais para que o seu cavalo aprenda a se comportar em uma arena cheia de outros cavalos. Assim você evita o nervosismo ou euforia dele na pista de aquecimento.
Calcule bem o seu tempo e chegue cedo à pista de aquecimento. Sua organização neste momento é primordial para que você não chegue atrasado e tenha que fazer as coisas correndo, principalmente se seu cavalo é jovem, inexperiente ou possui sangue mais quente.
Você precisa conhecer muito bem o temperamento do seu cavalo e fazer neste aquecimento o mesmo que faria no seu dia a dia.
Alguns animais precisam entrar no aquecimento e partir imediatamente em um trote ativo com muita flexão, para que eles se concentrem em seus cavaleiros e ignorem quaisquer distrações.
Já outros precisam passar 15 minutos ao passo antes de passar para o aquecimento em si. Alguns ainda podem precisar de mais ambientação antes de entrar na pista de aquecimento.
Por isso, procure passear com o cavalo por todo o lugar da prova para que ele reconheça bem o local e sinta-se seguro.
Lembre-se: nenhum cavalo gosta de surpresas, por isso procure estabelecer uma rotina de aquecimento durante os treinamentos, para que ele reconheça a ação e se mantenha mais calmo e seguro.
Outra dica importante é não queimar toda a energia do animal na pista de aquecimento. Aquecer bem é muito importante para evitar lesões, mas cuidado com os excessos.
O cavalo não vai aprender nada novo no tempo que leva você para o aquecer antes de competir.
E por último, mas não menos importante: concentração! Após se aquecer, deixe seu cavalo assistir algumas passadas antes da sua. Estes minutos de relaxamento e reconhecimento fazem com que ambos respirem fundo, se concentrem e assim, entrem em pista preparados.
Boa sorte no Nacional, pessoal!
Por: Camila Pedroso
Fonte: Cavalo Atleta
Foto: Arquivo
Mais notícias no portal Cavalus