Como promover a alta performance esportiva do animal durante as provas

Segundo o médico veterinário Hélio Itapema, mais que treinamento, os animais precisam de atenção para render o esperado nas competições

Para os cavalos, o momento das provas é tão importante quanto o preparo e os treinamentos. Assim como os atletas humanos, eles precisam de cuidados especiais para garantir sua alta performance esportiva.

Segundo o médico veterinário Hélio Itapema, o manejo correto do animal com a adição de fisioterapia, massagem, gelo, entre outros, são muito importantes para o cavalo neste período de provas.

A massagem, por exemplo, realizada por um médico fisioterapeuta, relaxa as tensões na musculatura do animal, melhorando o fluxo de sangue e auxiliando no bem-estar.

Levar o animal para a ducha após as provas, além de remover a sujeira e o suor do cavalo, também contribuem para resfriar e acalmar os tecidos, relaxando o animal e o deixando menos excitado.

Os usos de ligas de descanso ajudam a aquecer os tendões e ligamentos, proporcionando o relaxamento. “Além disso, elas evitam as chances de uma lesão durante o transporte”, explica o veterinário.

Outro ponto importante ressaltado pelo veterinário é a hidratação do cavalo após a prova. “É muito importante observar o animal e, caso necessário, procurar o médico veterinário responsável pela prova ou o clínico que atende o cavalo para realizar a hidratação dele”, frisa o especialista.

O conforto na cocheira também é muito relevante para o animal. Segundo Dr. Hélio, um bom fornecimento hídrico e de alimentação, além da manutenção da rotina do cavalo durante as provas, são importantes para a recuperação muscular.

A adição de suplementos para conseguir uma boa recuperação muscular, principalmente após os exercícios, também é interessante. “Lembrando que eles participam de vários dias de provas que acabam promovendo um estresse oxidativo muito grande, por isso é muito bom ter um carregador de radicais livres que você consegue à base de suplementos. Reforçando que estes suplementos devem ser prescritos por médicos para não ter problemas com os exames antidoping” alerta.

Cuidado com o uso de analgésicos

Segundo o médico veterinário Hélio Itapema a adição errônea de analgésicos pode levar o animal a ter lesões irreversíveis, que podem ocasionar na aposentadoria permanente do cavalo.” Alguns analgésicos são responsáveis por 70, 80% das lesões catastróficas em cavalos de corrida, por exemplo, causando a aposentadoria permanente no animal após o uso inadequado do medicamento, pois eles tiram a dor, fazendo com que o cavalo vá além da performance, desenvolvendo lesões permanentes”, alerta o veterinário.

Além de todos estes cuidados, Dr. Hélio faz um alerta quanto a preparação do cavalo. “Ele precisa estar 100% para participar das provas. Se o animal chegar com apenas 50% não adianta realizar todas essas orientações, pois ele não vai conseguir render além da sua capacidade “, finaliza.

Por Camila Pedroso
Crédito da imagem: Divulgação/Pixabay

Veja mais notícias de Saúde Animal no portal Cavalus