Já faz um mês que a estação mais fria do ano começou, entretanto, seguimos nesta semana como no início no inverno, com o registro de baixas temperaturas em quase todo o país. De acordo com o Clima Tempo, ao menos 80 cidades, em 6 estados brasileiros registraram temperaturas negativas nesta terça-feira (20).
Dito isso, reunimos quatro dicas para melhorar o bem-estar dos cavalos e prevenir alguns problemas de saúde durante o inverno. Confira:
Ingestão da Água
Assim como para nós humanos, existe também a tendência de o animal consumir menos água. Dentre os motivos para isso está a menor necessidade de água pelo tempo frio e o fato da temperatura da água estar mais gelada.
A baixa ingestão de água pode ser um dos causadores de compactação. Então, é necessário um acompanhamento da quantidade de água ingerida pelos cavalos, assim como verificar se a mesma está em local apropriado, limpo e de boa qualidade.
Qualidade do Feno
Durante essa época, com o tempo seco, o feno costuma chegar aos cavalos com uma qualidade inferior, e que isso, também pode causar quadros de cólicas por compactação. É preciso averiguar a qualidade do feno e, caso esteja muito ressecado, não deve ser fornecido aos cavalos.
Problemas Respiratórios
Como já abordado aqui no Portal, durante o inverno as doenças respiratórias se tornam mais comuns, com incidência maior em equinos. Essas doenças respondem pela maioria dos atendimentos veterinários.
Além da temperatura fria, o quadro de pouca chuva e excesso de poluição e poeira, pode acometer um quadro de obstrução recorrente de vias aérea. Contudo, para prevenir este problema o ideal é irrigar a pista de treinamento, do piquete e de estradas de terra que ficam próximas aos cavalos e que levantam muita poeira. Outra solução é umedecer as baias para diminuir a quantidade de pó, assim como o feno, para que o cavalo não inale todo aquele pó.
Uso de Capa
Outro tema já falado para aqui, o uso de capa contribuiu não só para manutenção da temperatura corporal dos cavalos, mas também para que seu animal fique confortável neste tempo frio. Por fim, o uso de capa também minimiza o problema com excesso de pelos, te ajudando no questionamento sobre deixar ou não o seu cavalo peludo.
Por Equipe Cavalus
Fonte: Semanal Três Tambores
Crédito Imagem: Pixabay
Veja mais artigos de Saúde Animal no portal Cavalus