Cuidados na administração de medicamentos em equinos

Fique de olho em alguns cuidados básicos essenciais no manejo de medicamentos

Algumas regras devem ser respeitadas para utilização de medicamentos em equinos. Cuidados com o ambiente, equipamentos, produtos, animais e funcionários são fundamentais para que a tarefa seja executada corretamente, proporcionando resultados positivos.

Cuidados com o ambiente

Procure sempre um local plano, calmo e silencioso para realizar a tarefa. Seu animal vai se sentir mais seguro se as condições de trabalho estiverem adequadas.

Cuidados com os medicamentos e suplementos

Verifique se os medicamentos que serão usados estão guardados em local limpo, seco, arejado e ao abrigo da luz e calor; Observe a data de validade do medicamento; Leia atentamente a bula para confirmar a indicação, dose e a via de administração recomendada do produto; Separe em uma bandeja todo o material necessário para a tarefa. É mais prático trabalhar de forma organizada; Descarte as embalagens vazias e o material utilizado em lixo apropriado e determinado pelo local de trabalho.

Cuidados com o animal

Evite acidentes. Contenha o animal adequadamente com cabresto de forma segura ou em tronco apropriado; Pese o animal para calcular a quantidade de medicamento que deve ser utilizada. Utilize a balança de precisão ou fita de pesagem própria para equinos.

Utilização de medicamentos e suplementos via oral

É a administração do medicamento pela boca do animal. Pode ser feita diretamente na boca ou no cocho, misturado na comida. Algumas bisnagas de medicamentos para administração oral já vêm com a quantidade exata para o dia do tratamento marcado na própria seringa; outros vêm com a dose total de tratamento calculada em Kg. Por isso a importância da observação e leitura da bula de todo medicamento a ser administrado em seu animal.

Aplicação de medicamentos injetáveis: injeção intravenosa

Em equinos, a veia jugular (pescoço) é a mais utilizada. Para esta aplicação é importante fazer a limpeza do local que receberá a injeção com algodão e álcool 70%. O garrote deve ser feito com os dedos a 10 cm abaixo do local de aplicação. É importante posicionar a agulha com o bisel (parte cortante) para cima, em um ângulo de 45° com a pele e introduzir delicadamente passando a pele, atingindo a veia.

Antes e após a aplicação é importante limpar o local da injeção com algodão e álcool 70%. Agulhas e seringas são descartáveis. É sempre importante lembrar: siga sempre a prescrição do médico veterinário, a aplicação de medicamentos por conta própria pode ser perigoso para seu animal.

Por Raquel Albernaz
Departamento Técnico Ourofino Saúde Animal

Deixe um comentário