Estação de monta: como está a saúde do seu garanhão?

Exame andrológico deve ser realizado antes da estação de monta, pois os tratamentos só surtirão efeito 60 dias após o início da administração

Dando continuidade ao especial sobre estação de monta, é hora de voltarmos a nossa atenção aos garanhões. É fundamental que seja realizado um exame andrológico no animal para se ter maior eficiência reprodutiva e assim, obter altas taxas de prenhez por ano.

Leia mais:

Durante o exame, são avaliados a condição física do animal, estrutura do sistema locomotor, histórico de saúde, fatores hereditários, saúde dos órgãos genitais e a qualidade do sêmen.

Exames devem ser realizados antes da estação de monta

Primeiramente, o animal passa por um exame geral em que são avaliados seu estado de saúde como um todo, histórico de doenças, verificação do aparelho locomotor, frequência cardíaca e respiratória, olhos, dentição, condição corporal, auscultação digestiva e pulmonar.

Na sequência, é realizado uma avaliação no aparelho reprodutor do animal, analisando a sua genital, desde as suas estruturas externas quanto internas. A avaliação é realizada por meio da apalpação, inspeção e ultrassonografia.

Realizado os exames das estruturas corporais do animal, é hora de avaliar seu comportamento sexual, ou seja, se o garanhão é capaz de identificar as fêmeas em estro.

Finalizando a avaliação, é necessário realizar um espermograma no animal para se saber como está o volume, aspectos visuais, turbilhonamento, motilidade, vigor ou intensidade de movimentação individual e concentração, ou seja, número de espermatozoides por volume ejaculado.

Com essa avaliação em mãos, é possível estabelecer protocolos adequados para a realidade deste animal, como número de coletas de sêmen e doses retiradas em cada coleta.

Lembrando que qualquer tratamento realizado no animal só terá efeito após 60 dias de início, por isso essa avaliação do animal deve ser realizada antes da estação de monta.

Por Redação Cavalus, com informações do Shop Veterinário 

Fotos: Reprodução / Pixabay 

Leia mais notícias aqui.