O comitê organizador do Mediterranean Equestrian Tour, competição internacional realizada em Oliva Nova, Espanha, cancelou a segunda parte de sua turnê de primavera (Spring MET II, que era promovida nos dias 7 a 26 de fevereiro), depois que quatro cavalos que participavam do evento testaram positivo para o vírus do Herpes Equino EHV -1.
Ao todo, 989 cavalos participaram do Spring MET II, e segundo o site Equnews, o estábulo principal do local do evento está completamente fechado. Os cavalos que estavam fora do estábulo principal e não apresentaram febre, foram liberados para deixar o local do show, após um check-up veterinário que atestasse que eles estão livres de febre e sem sintomas da Herpes Equino EHV -1. Além disso, estes animais terão que retornar aos estábulos de origem e serão bloqueados no banco de dados da FEI também de acordo com as regras da federação.
Todos os outros cavalos foram colocados em quarentena, mas não mostram sinais de doença neurológica.
No comunicado oficial divulgado para a imprensa, a organização informou que os cavalos do local estavam isolados, seguindo as regras do Regulamento Veterinário da Federação Equestre Internacional (FEI).
Ao todo, os 82 cavalos que foram alojados junto aos quatro que testaram positivo para Herpes Equino EHV -1 ficaram isolados por pelo menos uma semana. Hoje (23), todos estes animais serão testados e após sete dias, uma nova testagem será realizada. Os cavalos que testarem negativos estarão livres para deixar o local. Esses cavalos terão que retornar aos estábulos de origem e serão bloqueados no banco de dados da FEI de acordo com as regras da federação.
O comitê organizador do Passeio Equestre do Mediterrâneo está trabalhando em estreita colaboração com o Departamento Veterinário de Valência, bem como com a FEI, e segue todos os protocolos para proteger os cavalos da Herpes Equino EHV -1.
Reprodução / Equinews
Fotos: Reprodução / Equinews
Leia mais notícias aqui.