Nos últimos dias, o herpesvírus (EHV) equino voltou a preocupar o meio do cavalo, isso porque a Sociedade Hípica Paranaense, com sede em Curitiba, suspendeu todas as competições de hipismo e fechou suas instalações até segunda ordem por causa da confirmação de dois casos de herpes equina.
Herpesvírus equino
Os Herpesvírus equino – HVE (em inglês, EHV) são vírus de DNA, pertencentes à família Herpesviridae, tendo sido identificados, até o momento, 9 diferentes tipos desse agente com potencial infeccioso para a espécie. Apesar de diversos, os tipos 1 e 4 (EHV-1 e EHV-4), chamados α-herpervírus, possuem maior relevância na rotina veterinária, sendo os primeiros endêmicos na população mundial de equinos.
E com o intuito de promover um debate sobre a doença e levar mais conhecimento sobre o herpesvírus, a Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos – ABRAVEQ, irá promover uma live para discutir os casos da doença no Brasil.
O debate será mediado pelo professor Carlos E W Nogueira e terá a participação da professora Érica (UFMG), profº Marcelo Lima (UFPEL), profº Alexandre Borges (Unesp), Dr. Marcelo Servos (CBH), Dra. Pollyana R C Braga, Dr. Alex Giordani e Carol Dunin (que atuam na Sociedade Hípica Paranaense).
A live acontece nesta quinta-feira (19), a partir das 19h no Youtube.
Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Foto: Reprodução/Pexels
Leia mais notícias aqui.