Muito além de colocar uma fita adesiva colorida, o Kinesio Taping é uma terapia integrativa utilizada no processo de tratamento e reabilitação de equinos. Visa, assim, acelerar a recuperação e melhorar a resistência desses animais atletas. Enquanto que na equitação recreativa, alivia o desconforto de lesões agudas e crônicas.
Antes de mais nada, indica-se o Kinesio Taping para a grande maioria dos problemas músculo-esqueléticos, contusões, drenagem de edema, hematomas. Bem como para a otimização da função muscular e proprioceptiva, modulação do processo inflamatório e analgesia.
Comprovou-se a eficácia do método, sobretudo, através de muita pesquisa e estudo por meio de especialistas veterinários em todo o mundo. A bandagem, então, tem uma ação que consiste na estimulação dos neuroreceptores da pele. Otimiza funções fisiológicas, analgesia através da teoria do portão da dor, direcionamento de fluido intersticial e realinhamento de fáscias.
O Kinesio Equine pode ser amplamente utilizado na rotina de neonatologia, medicina esportiva, rotina clínica e hospitalar. Do mesmo modo que na fisiatria e reabilitação, odontologia e reprodução. Vale ressaltar ainda que a fita adesiva elástica existe desde 1970, criação do Dr. Kenzo Kase.
Existe ainda uma rotina de terapias realizadas acompanhando os treinamentos dos cavalos na propriedade e durante as competições. Estas terapias, incluindo o Kinesio Taping, consistem em se determinar os pontos a melhorar neste atleta e a prevenção de microlesões inerentes ao esporte.
Sempre que um atleta participa de uma competição ou treinamento ele está submetendo as estruturas de seu corpo a níveis de resistência elevados que podem levar a microlesões. Essas microlesões causadas de forma repetitiva levarão a ocorrência de lesões como, por exemplo, processos inflamatórios articulares, em tendões, ligamentos e musculaturas.
Fonte: Horse Care, VetkinTape, Kinesio Taping.com
Crédito das fotos: Dvulgação/Hallmark Equestrian Services
Veja mais artigos de Saúde Animal no portal Cavalus