Músculos, tendões e ligamentos: conheça suas características e funções

Aprenda anatomia para entender um pouco melhor seu cavalo

“Com esse desenho, duvido alguém esqueça novamente”, disse Maria Inês Gay da Fonseca Allgayer, Médica Veterinária proprietária da Therapy4Horses.

Ela explicou que os músculos são: “caracterizados pela propriedade de contração e distensão de suas células, o que determina a movimentação dos membros”. A veterinária definiu ainda que em cada fibra muscular esquelética há muitas miofibrilas contráteis, constituídas por filamentos compostos por dois tipos principais de proteínas: actina e miosina. “A contração do músculo esquelético é voluntária e ocorre pelo deslizamento desses filamentos. Essa contração depende de um impulso nervoso vindo do cérebro, de cálcio e de energia (ATP)”, reforçou a profissional.

Dicas de anatomia músculo esquelética:

Tendose: Conecta o músculo ao osso.

Ligamento: Conecta osso com osso

Maria Inês prosseguiu dizendo que em média, 40% do peso do corpo está nos músculos, por isso, é fundamental manter um programa entre fortalecimento muscular e alongamento frequentes para mantem os músculos saudáveis e o correto funcionamento deste processo de contração muscular, evitando assim, lesões e fadiga.

Sobre os Tendões, ela explanou que “são cordões resistentes não contráteis de tecido conjuntivo, que inserem cada extremidade de um músculo ao osso e transmitem a força da contração muscular para o osso, gerando assim o movimento (ligam os músculos aos ossos)”.

E por fim, esclareceu que Ligamentos “são tecidos semelhantes aos tendões que circundam as articulações e conectam um osso a outro. Eles ajudam no reforço e estabilização das articulações, permitindo os movimentos somente em determinadas direções. Auxiliam ainda na estabilidade, pois os principais responsáveis são os músculos. Ou seja, músculos saudáveis, são sinônimos de ligamentos preservados.”

Por Juliana Antonangelo

Deixe um comentário