A estação de monta dos cavalos Quarto de Milha se inicia entre os meses de julho e agosto, mas para garantir um melhor resultado nesta fase, se faz necessário o fornecimento de uma alimentação adequada para esta época. “A estratégia nutricional para a estação de monta é feita 60 a 90 dias antes, preparando os animais nutricionalmente para iniciarem o período aptos para reprodução”, explica o zootecnista Sigismundo Fassbender, gerente de Produtos de Equinos da Guabi Nutrição e Saúde Animal.
“Há uma máxima na nutrição animal que diz que o cio entra pela boca”, comenta o especialista. Segundo Sigismundo Fassbender, para as éguas entrarem em um cio sadio, precisam receber um suporte nutricional específico previamente ao início da estação. “Quando iniciada no tempo certo, essa dieta garante melhoria dos índices reprodutivos, como confirmação de embriões, taxa de prenhez e qualidade do sêmen”, destaca.
O baixo escore corporal das éguas, ou seja, seu peso e composição corporal abaixo do ideal, é a principal causa de insucesso na reprodução desses animais. Com o peso baixo do ideal, as éguas não conseguem ciclar de forma satisfatória. Por isso, nessa fase é preciso realizar uma avaliação da composição corpórea dos animais.
O que fazer para melhorar o cenário e ter sucesso na estação de monta?
O ideal é que as fêmeas cheguem a estação de monta com o escore cinco (escala de um a nove). Dessa forma, elas vão ganhar peso com o decorrer da gestação e vão parir com uma pontuação maior, por volta de seis, para garantir uma boa lactação. Nos casos em que o animal não atinge essa pontuação, é necessário escolher um concentrado, visando corrigir o escore corporal e garantir o sucesso da estação.
A Guabi conta com produtos específicos da linha Guabitech para uso na fase de reprodução dos cavalos Quarto de Milha, como: Beet, que contém vários aditivos voltados para esta finalidade, com destaque para a alta concentração de betacaroteno e Ômega 3, que é uma combinação de antioxidantes que garante a integridade dos espermatozoides e óvulos; Protect, um complemento nutricional que atua na prevenção de possíveis contaminações por micotoxinas; e Energy Pro 20, um suplemento proteico energético vitamínico com macrominerais de qualidade superior e 100% de microminerais orgânicos.
Por Assessoria de Imprensa / Guabi
Fotos: Reprodução / Ysabella Motolla
Leia mais notícias aqui.