A microbiota intestinal dos equinos é um rico conjunto de microrganismos que habitam esse importante órgão. Apesar disso, destrui-la é fácil. As situações de estresse podem levar a desequilíbrios da microbiota, com maior proliferação de bactérias patogênicas e diminuição de bactérias benéficas – quadro conhecido como disbiose, intervindo diretamente na conversão alimentar e na saúde dos equinos.
“Cavalos estabulados, que praticam aerofagia ou possuem outros comportamentos estereotipados são os mais suscetíveis a problemas gastrointestinais. Além disso, há evidências de que o cortisol – o hormônio do estresse – pode alterar a diversidade da microbiota intestinal e, assim, aumentar a colonização de patógenos. Mudanças repentinas na dieta e uso de antibióticos também têm relação com as disbioses”, explica o médico veterinário Ricardo Moraes, gerente de marketing de equinos da Vetnil.
De acordo com Moraes, os animais com a saúde intestinal desregulada podem ter pior conversão alimentar, resposta imunológica inadequada e quadros relacionados à disfunções de motilidade intestinal, como diarreias e cólicas.
“Isso significa o comprometimento das funções espontâneas realizadas pelos microrganismos intestinais benéficos. Para combater essas dificuldades, o criador, com orientação de um médico veterinário, pode oferecer probióticos em quantidades adequadas, proporcionando benefícios à saúde do hospedeiro, por meio da promoção do equilíbrio da microbiota.”
Solução para equinos
Os probióticos, que são microrganismos capazes de melhorar a saúde intestinal, se destacam cada vez mais como uma solução para os equinos. “Sua utilização tem sido associada ao bom funcionamento do trato gastrointestinal dos animais, minimizando a incidência de doenças de impacto negativo no desempenho das atividades rotineiras, como as esportivas, além de beneficiar o sistema imunológico e a saúde digestiva”, adiciona o veterinário. Um dos produtos disponíveis no mercado para contribuir para a saúde intestinal dos equinos é o Probiótico®, da Vetnil.
Competidora de três tambores e parceira da Vetnil, a médica veterinária Fernanda Kronka explica que os probióticos representam uma base para qualquer tratamento dos animais, seja em termos de suplementação ou de uso de medicamentos.
“Esse recurso tem a função de regular a microbiota intestinal e mantê-la em perfeito estado para a absorção de nutrientes pelo cavalo. Costumo usar nas fêmeas em final da gestação, para que os potros nasçam saudáveis, e em cavalos com idades mais avançadas, potros em início de doma e cavalos atletas que estão iniciando treino mais pesado”, relata. “Os resultados são muito positivos”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação Vetnil
Leia mais notícias sobre saúde animal aqui.