Seu cavalo apresenta algumas reações com a cabeça durante o trabalho?
Não responde adequadamente aos comandos do cavaleiro?
Não está se alimentando direito, principalmente de capim ou feno?
Está com as fezes muito fibrosas?
Sofre com cólicas frequentemente?
De acordo o odontologista equino Dr. Thiago Horwarth estes são sinais tardios que seu animal pode estar com problemas dentários instalados. “O indicado para a maioria dos cavalos é que o tratamento odontológico seja realizado uma vez ao ano, para manutenção de uma boa oclusão e prevenção de complicações”, recomenda Dr. Horwarth.
Segundo o odontologista os cavalos têm um tipo de dentição diferente da humana. Eles são hipsodontes, ou seja, seus dentes estão sempre crescendo e erupcionando. Ao mesmo tempo, o contato entre os dentes superiores e inferiores (maxilares e mandibulares) durante a mastigação, leva ao desgaste dos dentes.
Esse equilíbrio entre crescimento e desgaste dos dentes é essencial para que os animais possam ter uma mastigação adequada e, consequentemente, um bom aproveitamento dos alimentos.
“Por isso, os cavalos que não realizam o tratamento odontológico periódico podem apresentar vários tipos de problemas, incluindo dificuldade para se alimentar, perda de peso, reações com a cabeça durante o trabalho, problemas comportamentais, entre outros”, alerta Dr. Horwarth.
Tratamento preventivo
Como os equinos possuem o crescimento contínuo dos dentes, o tratamento periódico evita esses desequilíbrios entre crescimento e desgaste e suas consequências negativas, proporcionando maior conforto durante a mastigação e o trabalho, além de promover melhor qualidade de vida e bem-estar.
“Nos equinos este tratamento preventivo é ainda mais importante devido ao manejo alimentar dos cavalos domésticos ser consideravelmente diferente do que vimos na natureza, pelos animais que são montados estarem sujeitos ao uso de embocadura – freio ou bridão – que tem relação de proximidade muito grande com os dentes, entre outros pontos que afetam a dentição deles”, ressalta o odontologista.
Apesar do recomendado ser uma visita anual ao dentista, o especialista pontua que em alguns casos em que já existem desordens de oclusão, fraturas dentárias ou outros problemas que requerem uma atenção maior, pode ser necessário um tratamento em períodos mais curtos.
Como abrir a boca do cavalo para limpar os dentes?
Não é uma tarefa fácil abrir a boca de um cavalo sem que ele esteja bem sedado e com equipamento adequados. E é uma tarefa quase impossível para um leigo ter acesso aos dentes pré-molares e molares, principais responsáveis pela mastigação, para realizar algum tipo de limpeza.
O mais importante, comenta o especialista, é fornecer uma alimentação de qualidade, principalmente volumoso, e manter o tratamento odontológico em dia para que o seu cavalo tenha uma oclusão dentária bem ajustada. Dessa forma, o próprio processo de mastigação realiza a limpeza dos dentes.
Por: Camila Pedroso
Fotos: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus