Você que acabou de comprar um cavalo e está animado com o novo membro da família, sabe quais são os cuidados essenciais que devemos manter para o animal potencializar seu desempenho e se estar sempre saudável?
Assim como nós humanos, os cavalos possuem necessidades básicas que devem ser mantidas, como a prática de exercícios físicos, fornecimento de uma alimentação balanceada e cuidados no que diz respeito à higiene e limpeza.
Comece pela baia
O primeiro passo é providenciar uma baia. Além de proteger o animal do clima e promover seu bem-estar, as baias oferecem conforto e por isso, devem estar sempre bem cuidadas.
Elas devem permitir a movimentação do animal, por isso devem ter 4×4 metros, com uma porta com, no mínimo, 2m20 por 1m40 de largura.
O cocho de ração e de água devem estar em sentidos opostos para que o cavalo não acabe molhando a comida, diminuindo sua qualidade.
Existem dois tipos de pios: impermeáveis e permeáveis. O piso impermeável deve ter um sistema de drenagem auxiliar com inclinações para que a urina e água possa correr para fora da baia. Eles são confeccionados em concreto (um dos mais comuns, devido à durabilidade e fácil manutenção) ou de borracha.
Já os pisos permeáveis são produzidos com areia, carvão, cascalho, entre outros materiais que ajudam a promover o movimento da água para baixo.
Lembrando que o cavalo é muito sociável e não gosta de ficar isolado. O contato visual com outros animais ameniza o problema quando o confinamos em uma baia.
Qual é o tipo de alimentação ideal?
A alimentação ideal do cavalo deve conter feno, grãos, sais, minerais e aveia. Ela deve ser oferecida em pequenas porções várias vezes ao dia, com o fornecimento contínuo de água limpa e fresca sempre à disposição, além de estar com as proporções corretas de nutrientes.
Você ainda pode oferecer volumosos e concentrados enriquecidos com vitaminas, proteínas e outros componentes necessários para o bom desenvolvimento do animal. A proporção correta deve ser administrada pelo seu veterinário de confiança, pois elas podem variar de acordo com o animal, idade e peso.
Cascos dos cavalos merecem uma atenção especial
Os cascos do animal precisam de cuidados especiais para evitar calos e infecções que possam causar problemas ao cavalo.
O casqueamento protege os cascos do equino e corrige os aprumos. O casco, assim como a unha dos humanos, cresce cerca de 8,5 milímetros por mês. Com isso, o ideal é realizar o casqueamento mensalmente.
Realize o casqueamento mensal
Os pelos também merecem atenção
Os pelos dos cavalos é um requisito essencial para o animais que participam de exposições e apresentações, por isso, precisam estar sempre bem cuidados.
A escovação dos pelos do animal é um momento de contato entre animal e criador, que estimula uma relação de confiança entre eles.
Escove seu animal com uma escova com cerdas mais duras após uma cavalgada, pois retira a sujeira grossa mais facilmente, além de relaxar a musculatura do animal com os movimentos.
Se estiver muito quente, aproveite para realizar uma ducha, pois promove o relaxamento além de mantê-lo sempre limpo e com os pelos brilhantes.
Escovar o cavalo com uma escova de cerdas duras ajuda a relaxar a musculatura
Cuidados com a vacinação
Assim como as crianças, mantenha a vacinação do seu cavalo sempre em dia, pois a maior parte das enfermidades pode ser evitada se o programa de vacinas for seguido à risca.
Lembrando que, para realizar a vacinação, os cavalos devem estar livres de parasitas, por isso é preciso vermifugar com frequência.
Com isso, mantenha uma visita periódica do veterinário para que ele possa te instruir quanto as datas corretas para a vacinação e a aplicação do vermífugo.
Os dentes do cavalo merecem atenção
A saúde dos equinos também começa pela boca, por isso a manutenção periódica dos dentes com um especialista é fundamental, pois desordens orais são responsáveis por 10% dos atendimentos veterinários em cavalos.
Equinos com problemas nos dentes podem sofrer com perda de peso, descarga nasal, aumento da agressividade, acumulo de alimentos na boca, dificuldades de mastigação e aumento de volume na face e mandíbula.
Animais que ficam confinados precisam de uma atenção ainda maior, pois sua dieta é baseada em grãos processados e feno, que são mais macios e proporcionam um menor desgaste dental. Os dentes dos equinos não param de crescer e precisam deste desgaste para se manter no tamanho ideal.
O recomendado é que o animal receba a visita de um especialista pelo menos duas vezes por ano.
Vale ressaltar que os cavalos que possuem a saúde bucal em dia respondem melhor aos comandos na hora de montar, além de estar em plenitude para oferecer todo o seu potencial.
Por: Camila Pedroso
Fotos: Pixabay/ Fleepik
Mais notícias no portal Cavalus