Quatro dicas para um melhor inverno com seu cavalo

Junho é o mês em que as temperaturas começam a baixar em grande parte do Brasil, afinal, no dia 21 deste mês se iniciou oficialmente o inverno!

Pensando nisso, conversamos com o Médico Veterinário Helio Itapema, que atua há 17 anos na área clínica, de radiologia e cirurgia de equinos. Ele nos passou quatro dicas para melhorar o bem-estar dos equinos e prevenir alguns problemas de saúde nesta estação do ano. Confira:

Ingestão da Água

No inverno, segundo Dr. Hélio, existe a tendência do animal consumir menos água. Entre os motivos citados pelo Veterinário, inclui a menor necessidade de água pelo tempo frio e o fato da temperatura da água estar mais gelada. A baixa ingestão de água, conforme explicou, pode ser um dos causadores de compactação. “Vemos vários quadros de cólica por compactação, causadas pela quantidade de agua ingerida, que é inferior do que a quantia consumida no verão”, salienta. Ele alerta para que seja feito um acompanhamento da quantidade de água ingerida pelos cavalos, assim como verificar se a mesma está em local apropriado, limpo e de boa qualidade.

Qualidade do Feno

O Veterinário adverte que nesta época, com o tempo seco, o feno costuma chegar aos cavalos com uma qualidade inferior, e que isso, também pode causar quadros de cólicas por compactação. “Sempre que receber um feno, averigue a qualidade do mesmo. Caso ele esteja muito ressecado, não o forneça aos seus cavalos”, destacou Hélio.

Problemas Respiratórios

O tempo seco, em decorrência do inverno aumenta a incidência de problemas respiratórios em equinos. Hélio considera que além da temperatura fria, o quadro de pouca chuva e excesso de poluição e poeira, pode acometer um quadro de obstrução recorrente de vias aérea. Para prevenir este problema, o Veterinário sugere, por exemplo, irrigar a pista de treinamento, do piquete e de estradas de terra que ficam próximas aos cavalos e que levantam muita poeira. “É recomendável também umedecer as baias para diminuir a quantidade de pó, assim como o feno, para que o cavalo não inale todo aquele pó. Isso ajuda a minimizar os quadros de problemas respiratórios no inverno”, reforçou.

Uso de Capa

Tanto para manutenção da temperatura corporal dos cavalos como para que seu animal fique confortável neste tempo frio é sugerido o uso de capas. Além disso, Hélio garante que a prática colabora ainda com a minimização do problema de excesso de pelos. “No inverno, a tendência é o cavalo ficar com pêlos maiores e mais grossos, o que chamamos de hipertricose. Isso pode ser evitado ou minimizada pelo uso de capa”, frisou o veterinário.

Por Juliana Antonangelo
Fonte: Semanal Três Tambores

Deixe um comentário