Já se deparou com alguma situação em que o cavalo esteja com sangramentos nas narinas?
Tal situação desagradável, de nome Epistaxe Equina, pode ter causas variadas. Também conhecida como rinorragia, este problema pode estar relacionado a algum trauma nos ossos da face ou mesmo por conta de afecções nas vias respiratórias superiores ou doenças pulmonares.
A Epistaxe Equina é uma doença do aparelho respiratório que acomete os equinos causando perda de sangue pelo nariz. Pode também ser decorrente de uma sonda mal introduzida, dentre outros fatores.
Foto: elcaballodecarreraOs sinais são evidentes como a saída do sangue, podendo ser uni ou bilateral, muitas vezes manifestados após esforços físicos, e podem ser somados a quadros de taquicardia e agitação. No quadro clínico, o cavalo também apresenta desconforto, hiperapneia, às vezes um ruído estertoroso pode ser audível durante a expiração quando o volume de sangue é relativamente pequeno.
A hemorragia, associada ao exercício, não é comum e pode ser o resultado de um problema grave das vias respiratórias aéreas superiores da cabeça em especial, ou ainda de um crescimento anormal a hematoma etmoide, ou uma infecção fungicida a micose da bolsa gutural.
A hemorragia nasal depois que o animal pratica exercício pode ter origem nos pulmões. O sangue pode ser engolido, não aparecendo nas narinas. Esse tipo de hemorragia se for forte pode comprometer a performance do animal, podendo refletir outras doenças pulmonares.
Uma das formas de amenizar o sangramento é através da imposição de bolsas de gelo nas narinas, se o problema for causado por trauma.
Porém, diante dos exames, se a origem estiver atrelada ao aparelho respiratório ou outro, será preciso seguir uma linha de tratamento para combater a causa, o que somente um médico veterinário será capaz de prescrever.
Fonte: Portal da Educação, Escola do Cavalo