A prática leva a perfeição, certo? Mas ter um cavalo pode ser assustador caso você não se mantenha vigilante 100% do tempo. A quantidade de informações, opiniões e diferentes maneiras de fazer as coisas significam que há variantes demais sobre como a saúde dele é gerenciada.
Antes de tudo, é importante ressaltar que cuidados especializados são inegociáveis. Qualquer haras, centro de treinamento, cocheira, o que for, deve ter médico veterinário regular e de plantão, além de todos os demais profissionais que estudam e praticam cuidados específicos.
Para o caso de você estar sozinho, precisa entender os princípios básicos e rotinas, e conhecer muito bem o seu animal a fim de mantê-lo vivo e bem.
De acordo com um artigo na revista Horse Illustrated, estar familiarizado com os sinais vitais e a aparência normais dos cavalos significa que você perceberá algo ‘errado’ com a saúde deles mais rapidamente.
Por isso, separamos esse checklist. Mas nunca se esqueça de estar sempre cercado de profissionais especializados em equinos e fazer exames regulares.

Checklist para manter a saúde do seu cavalo em dia
1-Verificação geral: cheque sempre se eu cavalo tem alguma escoriação, arranhão, inchaços pelo corpo.
2-Cuidados com os cascos: nunca deixe os cascos molhados e com lama para evitar a proliferação de doenças.
3-Taxa respiratória: conheça seu cavalo e observe sua respiração. Caso esteja muito baixa, é sinal de alerta.
4-Estado de hidratação: assim como acontece com as pessoas, manter-se hidratado é importante para a saúde do cavalo. A desidratação pode causar cólica, que é um problema com risco de vida.
5-Frequência cardíaca: uma frequência cardíaca elevada pode indicar dor ou doença. Certifique-se de que você conheça bem como seu cavalo se comporta em repouso para reconhecer logo qualquer sinal de perigo.
Fonte: Horse Illustrated
Fotos: Divulgação/Horse Illustrated/Gina Cioli
Leia mais notícias aqui.