Suplementação mineral adequada proporciona qualidade de vida aos equinos

Uma suplementação bem feita pode auxiliar no cotidiano de cavalos de esporte, provas de resistência, trabalho e até lazer

Seja de esportes, provas de resistência, trabalho e até lazer, os cavalos precisam de suplementação mineral a fim de receber todos os nutrientes necessários para sua manutenção.

De acordo com os especialistas, aminoácidos e vitaminas comprometem o desenvolvimento dos equinos. Além disso, geram fraqueza, perda de desempenho, redução na fertilidade. E ainda, dependendo da carência, até deformidades e fragilidade óssea.

Dessa forma, apesar de formular rações com a finalidade de nutrir bem os equinos, é fundamental uma suplementação mineral para que eles tenham o melhor desempenho, independentes de sua função e prática.

Inicia-se, portanto, com a suplementação normalmente nos potros, desde que respeitada a exigência nutricional de cada categoria e idade. É importante esse cuidado porque desequilíbrio ou excesso de determinados minerais compromete o desenvolvimento da estrutura óssea.

Fêmeas prenhes também recebem suplementação durante a gestação. Recomenda-se, entretanto, prestar atenção na suplementação energético proteica, que ajuda na melhor formação fetal.

Uma suplementação mineral bem feita pode auxiliar no cotidiano de cavalos de esportes, provas de resistência, trabalho e até lazer

Animais bem suplementados têm estrutura corporal forte e enfrentam melhor os desafios de sua rotina. Em primeiro lugar, há diferentes tipos de suplementos, motivo pelo qual criadores, técnicos e veterinários avaliam o mais adequado na hora de oferta.

E essa avaliação tem como base a real necessidade dos níveis de proteínas e energia condizentes com a categoria animal. Bem como sua aptidão e atividade física. Um sinergismo importante para a fisiologia e o metabolismo para conversão muscular.

Há no mercado suplementação mineral e entre os produtos, um suplemento alimentar proteico, de alto valor biológico e que oferece aporte de aminoácidos essenciais de cadeia ramificada. E ainda produzem efeitos sobre a síntese proteica da musculatura esquelética, gerando hipertrofia e manutenção da massa muscular.

Colaboração: Thales Vechiato, gerente de grandes animais da Syntec do Brasil
Crédito das fotos: Divulgação/Freepik

Veja mais artigos de Saúde Animal no portal Cavalus