Com a chegada do verão e dos dias mais quentes, os cavalos passam a sofrer com a presença das moscas. Os insetos, além de comprometerem a concentração e o desempenho do animal, irritam os olhos e podem trazer doenças, como a Habromenoze, a conhecida ferida de verão, enfermidade transmitida pela larva da mosca, que se aloja nos olhos do animal, causando uma ferida. As moscas também podem ser responsáveis pela transmissão do BPV, que pode causar Sarcóides.
Para evitar a propagação dos insetos, o criador deve tomar alguns cuidados. O primeiro é com relação a construção da baia. Ele deve ser longe de áreas destinadas à criação de animais de produção como aves e suínos.
Outro cuidado é com relação as fezes do cavalo. As baias e cocheiras devem estar sempre limpas, sem esterco, pois ele atrai mais as moscas. Essa remoção do esterco e urina deve ser realizada entre duas e três vezes por dia e os resíduos devem ser depositados em uma “esterqueira” longe das cocheiras.
Iscas artificiais são outra alternativa que ajudam a eliminar os insetos do ambiente. Ela atrai os insetos impedindo que eles se movimentem pela baia ou cocheira.
Máscaras e repelente anti moscas
Outras alternativas eficazes para evitar a irritação causada pelos insetos é o uso de máscaras anti moscas. Existem diversos modelos no mercado, inclusive com proteção para a orelha, evitando que os insetos mordam o interior do órgão.
O criador também pode fazer o uso de repelentes, mas deve tomar cuidado para não passar nos olhos do cavalo, que pode causar irritação. O produto deve ficar sobre a pele do animal tempo suficiente para garantir a eficácia.
Como observar que o cavalo foi acometido pelos insetos?
Observe os olhos do cavalo. Eles ficam inchados ou com secreção, seja em um ou nos dois olhos. A conjuntiva do olho, as membranas ou tecidos ao redor nos olhos também podem ficar rosados ou vermelhos. Além disso, o cavalo também pode apresentar sinais de cocheira. Na presença destes sintomas, é preciso ficar atento e procurar ajuda médica veterinária imediata.
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus
Fotos: Reprodução / Royal Horse/ Arquivo portal Cavalus
Leia mais sobre moscas aqui.