As verminoses são um problema crescente no campo. Podem acometer qualquer cavalo, prejudicando a absorção de nutrientes, podendo levar à perda de peso grave, além de comprometer indiretamente outros sistemas orgânicos e, consequentemente, a performance e o bem-estar dos cavalos.
O Brasil é um país com características climáticas que favorecem a alta incidência de vermes em equinos. Por isso, é importante haver um acompanhamento do médico-veterinário, que além de indicar o melhor vermífugo para os animais, também poderá, em conjunto com o criador, estabelecer medidas de manejo que auxiliem a reduzir a pressão de infecção por vermes.
É importante lembrar que um protocolo de sucesso aplicado a uma propriedade pode ser ineficaz em outra, pois dependerá da população e sensibilidade dos parasitas intestinais em cada lugar.
Como reconhecer verminoses na propriedade
Na maioria dos cavalos, as verminoses causarão sintomas somente em casos de infecções mais graves, com presença de muitos parasitas. Os potros costumam ser a faixa etária mais vulnerável e mais comum de apresentar sintomas graves que podem levar a óbito, assim como cavalos mais velhos, doentes e debilitados. Em qualquer idade, devemos nos atentar para os seguintes sinais:
- Perda de peso;
- Apatia;
- Fezes pastosas;
- Atrasos de crescimento em potros;
- Queda de performance em treinos e prova;
- Cólicas;
- Gastrites;
- Irritação e coceira na região do ânus.
É importante lembrar que, independentemente da identificação desses sinais, o médico-veterinário deve ser consultado para prevenção e controle das verminoses.
Como prevenir verminoses em equinos
Além do tratamento com vermífugos indicados pelo Médico-Veterinário, adaptações de manejo são fundamentais para prevenção de verminoses em equinos. Durante o ano todo a propriedade deve:
- Realizar limpeza de fezes nas pastagens;
- Instituir quarentena dos animais recém chegados;
- Evitar a superlotação de piquetes;
- Separar animais nos piquetes por faixa etária;
- Monitorar o OPG e coproparasitológico dos animais.
Por Divulgação/Anuário Garanhões & Matrizes
Artigo Vetnil
Foto: Banco de imagem/Freepik
Leia mais notícias aqui.