Corrida

Helíaco, bicampeão do GP Brasil será homenageado no Jockey Club Brasileiro

Cavalo que nasceu em 1943 nos campos do Haras São José venceu boa parte das provas mais importantes do calendário nacional

Publicado

⠀em

Helíaco, bicampeão do GP Brasil será homenageado no Jockey Club Brasileiro

Um dos mais fantásticos animais que a família Paula Machado criou em seus campos, Helíaco será homenageado, mais uma vez, no domingo (28), no Hipódromo da Gávea.

Helíaco

Filho de Formasterus e Saphinha, por Trinidad, o alazão Helíaco nasceu em 1943, era treinado por Ernani de Freitas e teve o chileno Oswaldo Ulloa em seu dorso nas suas maiores conquistas.

O fabuloso animal, com certeza um dos maiores expoentes da criação nacional, correu 13 vezes para conquistar doze vitórias – somente foi derrotado no GP São Paulo de 1948, batido por Garbosa Bruleur, em marca recorde à época.

Helíaco, bicampeão do GP Brasil será homenageado no Jockey Club Brasileiro

As suas principais conquistas foram: em 46 os GGPP Derby Paulista e Ipiranga. No ano seguinte o 1º GP Brasil e os GGPP Cruzeiro do Sul – Derby e Dezesseis de Julho e em 1948 conseguiu o bicampeonato do GP Brasil.

Na reprodução, os principais filhos de Helíaco foram: Gomil (Cligeuse), campeão do GP Cruzeiro do Sul (1967); Valence (So Near), vencedora do GP Diana (1960); e Paquita (Ellipse), primeira colocada no GP Comparação (1953).

A Prova Especial Heliaco é a sexta carreira da programação de domingo (28) na Gávea e reunirá produtos de 3 anos e mais idade, em 1.500 metros, pista de areia.

Por Jockey Club Brasileiro/Fernando Lopes
Fotos: Divulgação/Gerson Martins e Internet

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads