Geral

Forças Armadas e veterinários se mobilizaram para resgatar cavalo ilhado no RS

Imagem do cavalo ‘Caramelo’ em cima de um telhado, ilhado, foi flagrada por um helicóptero da TV Globo, que logo causou comoção no Brasil inteiro

Publicado

⠀em

Imagem do cavalo ‘Caramelo’ em cima de um telhado, ilhado, foi flagrada por um helicóptero da TV Globo, que logo causou comoção no Brasil inteiro

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul seguem deixando um rastro de destruição e de preocupação. Além das pessoas, os animais também foram fortemente afetados, incluindo os cavalos. Na quarta-feira (08), uma equipe da TV Globo, que sobrevoava a cidade de Canoas, flagrou um cavalo ilhado em cima de um telhado.

Logo após o flagrante, a imagem viralizou nas redes sociais, causando uma forte comoção, tornando a imagem um símbolo da tragédia que atinge o estado gaúcho. Batizado de ‘Caramelo’, o cavalo recebeu atenção de todos os lados, uma das pessoas preocupadas com a situação foi o influenciador Felipe Neto, que montou uma força tarefa para salvar a vida do animal.

A primeira-dama Janja da Silva anunciou que o Comandante dos Operações do Rio Grande do Sul se mobilizou para resgatar o animal. “Vamos torcer para que o “Caramelo” tenha resistido essa noite”, publicou. Os veterinários do Exército devem acompanhar. Posteriormente, por volta das 9h30, Janja mostrou uma equipe com veterinários decolando para a área em que o animal estava ilhado.

Ainda na manhã desta quinta-feira (09), a primeira-dama publicou no X, antigo Twitter, uma foto do ‘Caramelo’ ainda no telhado. “Equipe já está pertinho do Caramelo. Vai dar certo. E já temos um haras para onde ele vai”.

Pouco antes das 12h dessa quinta-feira (09), foi feito o resgate da égua através de botes do Corpo de Bombeiros. O resgate, que foi feito com sucesso, foi comemorado nas redes sociais e televisionado por todas as redes de TV brasileiras. 

Cavalos perdidos

Apesar da cena triste do cavalo ‘Caramelo’, ele não foi o único que chamou atenção nas redes sociais. A égua Jasmine 1733 Maufer também precisou de ajuda para ser resgatada, devido ao susto, Jasmine que também estava em cima de um telhado, estava nervosa o que não permitiu o resgate por meio de helicóptero.

Mesmo assim, a equipe da Cabanha Maufer não desistiu, foi feito uma rampa e com muita paciência, conseguiram resgatar a égua. O vídeo do resgate foi amplamente divulgado como um breve acalento em meio a essa grande tragédia.

Além de Jasmine, um cavalo que estava submerso em Canoas, foi resgatado pelo vice-prefeito do município gaúcho Santo Antônio da Patrulha, Marcelo Santos da Silva. O resgate do animal foi feito na segunda-feira (6/5). Marcelo já atuou como domador de cavalos. “A gente estava resgatando pessoas, mas quando vimos o cavalo, jamais deixaríamos ele morrer”, disse o vice-prefeito, ao g1.

Assim que a situação das chuvas se intensificaram, foi criado um perfil no Instagram para divulgar cavalos perdidos e encontrados. Para quem estiver na busca do seu cavalo, ou que tenha encontrado, basta entrar em contato através do @cavalos_perdidos_rs.

O Portal Cavalus segue acompanhando a situação do Rio Grande do Sul e reforça que deixa o espaço aberto para divulgações de ações que visam a reconstrução do estado e ajuda às pessoas e aos animais.

*Matéria atualizada às 16h05 para correção do sexo do cavalo resgatado.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (Com informações do G1 e O Globo)
Foto de chamada: Reprodução/Globo News

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads