O treinador, sem dúvida, é a peça central de um centro de treinamento. Porém, para que o trabalho flua de forma natural e tranquila ele precisa de outros personagens fundamentais. Já falamos bastante aqui sobre as esposas e mães que dão aquele suporte essencial. Mas, você sabe quem mais está por trás do sucesso desse negócio?
Cavalariço
Ao pé da letra, aquele que cuida dos animais em um estábulo. Esse é aquele que está ali todos os dias. Trata, limpa baia, os cochos de água e o entorno das instalações. Também conhece o temperamento de cada cavalo e observa qualquer alteração de comportamento. Sabe o quanto comem de feno, onde estercam, e por aí vai. É a pessoa que cuida do que é básico e essencial. Um bom cavalariço, acima de tudo, tem a sensibilidade para notar algo fora de comum sobre a saúde do cavalo.
Groom
Nos apropriamos da palavra em inglês mesmo. Então, é tarefa do groom executar todas as funções do cavalariço. Mesmo não fazendo no dia a dia, mas provavelmente nas provas. E, além disso, o groom executa outras tarefas adjacentes ao treinamento. Isso inclui, mas não se limita, escovar, selar, ligar, dar banho, limpar e organizar tralha, fazer curativos, bandagens. Eventualmente, esse profissional também aquece e esfria cavalos para os treinadores. Organizam e cuidam de tudo que é necessário para a prova (antes, durante e depois).
Assistente
Embora ambos, cavalariço e groom, prestem ‘assistência’ ao treinador no sentido amplo da palavra, o assistente em si é aquele que treina. Não que simplesmente monta, que esfria ou aquece um cavalo, mas que auxilia o treinador no treinamento efetivo. Seja qual for a fase do cavalo ou o nível de conhecimento e experiência do assistente. Um bom assistente, por sua vez, domina as habilidades de cavalariço e groom. E, não raramente, desempenha essas funções nas provas, sozinho ou em conjunto com os demais colegas.
Na prática, o ideal é que todos saibam fazer o máximo de tarefas possível dentro de um centro de treinamento. Em momentos de necessidade todos podem cooperar entre si, e até se revezar nos finais de semana. No dia a dia, a divisão é necessária pela eficiência, e também para que as responsabilidades possam ser cobradas.
Colaboração: Karoline Rodrigues/Plusoneandahalf
Crédito das fotos: The Spruce Pets e The Plaid Horse
Veja outras notícias no portal Cavalus