Raças

Rafael Ettori assume presidência da ABCCBretão

Aos 23 anos, criador e proprietário, grande apaixonado pela raça, tem muitos planos e está animado para ajudar o Bretão nesse próximo ciclo

Publicado

⠀em

Em meados de fevereiro, Rafael Ettori assumiu a presidência da ABCCBretão – Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Bretão. A atualização da gestão administrativa da Associação se deu através da Assembleia Geral. Com 23 anos, natural de São José dos Campos, o novo presidente mora em Caçapava/SP. Cheio de ideias e planos a fim de ajudar a raça, ele já fazia parta da diretoria anterior como segundo secretário.

Portanto, Rafael Ettori já estava por dentro de todo o processo administrativo da ABCCBretão. Apaixonado pela raça, o jovem tem como objetivo, ao lado de toda a diretoria, impulsionar ainda mais o crescimento do Bretão. Jovialidade mesclando com a experiência de criadores que estão há mais tempo. Conversamos com ele, confira!

Como começou a sua história no cavalo de forma geral?

“Quando eu era criança, meu pai era criador de Appaloosa. E através dele herdei essa mesma paixão por cavalos. Contudo, sempre fui fascinado pelas raças de tração, em particular o Bretão.

Ainda jovem, comecei a fazer aulas de Três tambores no Rancho Irmãos Coelho, do treinador André Coelho. Lá, tive a oportunidade de intensificar minha relação com o meio equestre. Também conheci pessoalmente um puro sangue bretão, que era novidades até para os dons do centro de treinamento que eu participava.

Foi paixão a primeira vista! Eu já havia pesquisado muito sobre a raça e visto muitas fotos e vídeos, mas presencialmente o Bretão era muito mais do que eu imaginava”.

Aos 23 anos, criador e proprietário, grande apaixonado pela raça, tem muitos planos e está animado para ajudar a ABCCBretão nessa fase
Cristal RDR, sua primeira égua PO

Então, logo de cara, o Bretão entrou na sua vida?

“Sim! Pouco tempo depois, após ficar semanas falando daquele mesmo cavalo, meu pai me presenteou com uma potra ½ sangue Bretão. Na época, sobretudo, os animais puros eram ainda mais difíceis de se encontrar. Essa mesma égua continua comigo até hoje, e assim permanecerá.

Com o incentivo e apoio da zootecnista e superintendente da raça, Susana Reinhardt, me tornei sócio da ABCCBretão e comecei a acompanhar o ramo. Então, a partir disso tudo se intensificou. Meu sonho se tornou conseguir um animal puro sangue. Foi então que em 2016 adquiri minha primeira égua PO.

Mais uma vez fiquei boquiaberto. A força, inteligência e gentileza do Bretão são indescritíveis. E fui me envolvendo cada vez mais com a raça, com a Associação e com alguns criadores, que hoje são grandes e verdadeiros amigos. Acredito que este seja outro grande benefício de se criar cavalos, as amizades que fazemos”.

E como surgiu a ideia de formar uma chapa para concorrer à presidente da ABCCBretão?

“Este ano decidi ir além e montar uma chapa para a diretoria administrativa da ABCCBretão. A qual fora eleita no começo do ano. Sei que se trata de uma grande responsabilidade, mas estou confiante e otimista de que será uma empreita bastante proveitosa.

Escolhi esta raça para fazer parte de quem eu sou, e espero sempre ter um Bretão ao meu lado para me lembrar de que na vida não basta apenas ser forte, é necessário ter lealdade, sabedoria e gentileza”.

Aos 23 anos, criador e proprietário, grande apaixonado pela raça, tem muitos planos e está animado para ajudar a ABCCBretão nessa fase

Quais os desafios e planos para essa sua gestão como presidente?

“Os desafios não são poucos. No que tange a ABCCBretão, embora sejamos a única associação de cavalos de tração do país, temos dificuldades semelhantes às de qualquer entidade com um número mais limitado de associados.

Com isso, a administração exige muita atenção e planejamento, principalmente se tratando de finanças. Por sua vez, os criadores também precisam ter suporte e motivação em suas respectivas criações, dados os desafios que o próprio país – e o mundo – enfrenta.

Destaco aqui um trecho que escrevi na minha primeira carta aos associados: “[…] Criar cavalos não é fácil, disso todo bom criador sabe, e é por essa razão que estamos juntos para ajudar e motivar uns aos outros. 

Contudo, criar cavalos também é uma arte, e como arte, exige aprendizado, dedicação e emoção. A emoção é inata, principalmente se tratando de Bretão. A dedicação é necessária, só com ela obtemos bons frutos no contexto que for. E o aprendizado aperfeiçoa, lapida e forma os ilustres criadores. […]”

Está animado para essa jornada?

“Sem dúvida. Mesmo com os desafios, é uma oportunidade gratificante. E tenho certeza que com dedicação e união, poderemos obter resultados incríveis! A minha visão é aliar tradição e inovação, proporcionando aos associados a oportunidade de aprenderem sobre os mais diversos aspectos da equinocultura, com foco nas raças de tração pesada, de modo a aperfeiçoar seu manejo e seus criatórios.

Além disso, a Associação deve apoiar a raça, mantendo o controle de seus registros genealógicos, orientando os criadores no que lhe couber e fomentando o cavalo Bretão no Brasil, que é o segundo maior criatório da raça no mundo. Essa é, portanto, uma grande responsabilidade.

A nova gestão buscará parcerias e oportunidades para fazer as coisas acontecerem. Através da conexão entre os criadores e de uma relação mútua com a ABCCBretão, realizaremos cursos, eventos e demonstrações, que irão estampar as tantas qualidades quase exclusivas de nossa raça.

Assim, os criadores são o grande foco, pois é nas mãos deles, com seus animais, que a raça se mantém, se fomenta e se perpetua.”

Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal

Veja outras notícias no portal Cavalus

Puro Sangue Lusitano

Exposição Internacional do Cavalo Lusitano de volta ao Parque da Água Branca

Principal evento da raça no Brasil, em 42ª edição, acontece entre 30/05 a 02/06 com programação variada que revela toda a beleza e funcionalidade do milenar Puro Sangue Lusitano

Publicado

⠀em

Exposição Internacional do Cavalo Lusitano de volta ao Parque da Água Branca

Palco das primeiras mostras da raça no Brasil no início da década de 1980, o Parque Dr. Fernando Costa, mais conhecido como Parque da Água Branca, na zona oeste da capital paulista, volta a receber a maior mostra anual promovida pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).

Exposição Internacional do Cavalo Lusitano

Em sua 42ª edição, a Exposição Internacional do Cavalo Lusitano chega com uma programação que revela toda a beleza e funcionalidade da raça através de competições esportivas, concurso morfológico e demonstrações de arte equestre, reunindo os maiores criadores do país e convidados internacionais, além do público amante de cavalos. “Precisamos sair um pouco da bolha (hípicas, haras) e voltar a mostrar o nosso cavalo para o público em geral que vai ao evento para apreciar os animais. O Parque da Água Branca, que já abrigou vários dos nossos eventos, passou por uma grande melhoria, está maravilhoso e totalmente adequado para receber nossa Expo Internacional”, observa Ismael Gonçalves da Silva, presidente da ABPSL.

As atrações da Exposição Internacional do Lusitano estarão concentradas na arena em frente à arquibancada do Parque da Água Branca que será dividida em três pistas, além de um espaço reservado para uma área VIP para expositores (criadores e empresas patrocinadoras).

As atrações

Concurso de Modelo e Andamentos: É o julgamento morfológico, quando um juiz internacional avalia a qualidade genética em um comparativo entre animais da mesma faixa etária e gênero. Julgados em dias diferentes (sexta-feira, 31/5, as fêmeas, e sábado, 01/06, os machos), os campeões de cada categoria que conquistarem medalha de ouro se habilitam a concorrer aos grandes campeonatos “Jovens e Adultos”. Em 2024 estes títulos serão decididos no mesmo dia do julgamento das categorias e gênero. Depois, os grandes campeões jovens e adultos disputam entre si os títulos de grande campeão macho e grande campeã fêmea. Fechando o concurso, os dois vencedores disputam o mais cobiçado dos títulos da Exposição: de Campeão dos Campeões.

Concurso de Dressage Internacional (CDI): Promovido pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e denominado “CDI3* Parque da Água Branca” (que inclui as categorias 3*, 2* e 1* e CDI Young Horse) acontece pela primeira vez no Brasil em um parque público. Conhecida no país como Adestramento, a Dressage – a mais clássica das modalidades hípicas olímpicas – a competição reúne os atletas top em atividade no país, entre eles olímpicos e medalhistas pan-americanos e sul-americanos. O CDI3* será válido como observatória para formação das próximas equipes para desafios internacionais, enquanto o CDIYH (Young Horses) servirá como qualificativa para o Longines FEI WBFSH – Dressage Word Breeding Championship, o Campeonato Mundial de Dressage de Cavalos Novos que acontece na Holanda, em setembro.

“Para a CBH, é fundamental apresentar nossa modalidade a um número maior de pessoas. A parceria com a ABPSL nos dá a oportunidade de fazer isso em um parque, o Parque da Água Branca, um espaço muito bonito e tradicional de São Paulo, que contará com boa estrutura e segurança para os animais”, observa Sérgio de Fiori, cavaleiro e diretor de Adestramento da CBH.

Concurso de Adestramento Nacional e Copa ABPSL de Adestramento: As disputas reúnem atletas que competem a nível nacional, das categorias de base às de alto rendimento, e são realização conjunta da ABPSL, CBH e Federação Paulista de Hipismo (FPH).

Desde a década de 2000, o cavalo Lusitano vem promovendo no Brasil uma revolução no Adestramento. Maioria nas competições nacionais e na formação das equipes internacionais, conjuntos (cavalo/cavaleiro) da raça somam participação em cinco Olimpíadas, seis Jogos Pan-americanos (contribuindo para a conquista de cinco medalhas: duas pratas e três bronzes), quatro Jogos Equestres Mundiais, duas Finais da Taça do Mundo, e em Jogos Sul-americanos foi maioria nas equipes que conquistaram nas três ultimas edições medalhas de ouro por equipe e individual. O Puro Sangue Lusitano também garantiu a melhor colocação d a história do país no ranking mundial.

Aprovação de Garanhões: Será a primeira de duas oportunidades da temporada para os machos das novas gerações serem avaliados por juízes em busca da chancela de “reprodutor” para passar a servir na reprodução do plantel.

Outras atrações: A beleza, funcionalidade e montabilidade do cavalo Lusitano poderão ser conferidas em outras atrações como as apresentações de Arte Equestre

Palco do Evento: O Parque Dr. Fernando Costa, o “Parque da Água Branca” nasceu com a vocação para o agro. Idealizado pela Sociedade Rural Brasileira no início do século passado e inaugurado em junho de 1929 pelo secretário de agricultura de SP, Dr. Fernando de Sousa Costa, o parque é um dos mais conhecidos e frequentados parques públicos da capítal paulista. Em 1996 foi tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico e em 2004 pelo Conpresp – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambien tal da Cidade de São Paulo.

Por anos se tornou endereço de várias associações de raças bovinas e equinas, entre elas e por décadas também da ABPSL. O parque da Água Branca também é referência como palco de grandes eventos equestres, inclusive das primeiras exposições do cavalo Lusitano no país. Em 2022, a gestão passou para a iniciativa privada, e os novos administradores, o Grupo Reserva Parques tem priorizado “resgatar e fortalecer o DNA agro do Parque da Água Branca, valorizando sua origem e histórico ligado ao setor”, diz Eduardo Rigotto, sócio gestor da empresa. Em processo de melhorias, o lugar retomou sua agenda de eventos equestres desde o final de 2023, e o mês de maio foi reservado para três mostras de cavalos das raças Mangalarga, Árabe e Lusitano.

Conhecido como uma “fazenda” dentro da capital paulista, o Parque da Água Branca está localizado na Av. Francisco Matarazzo 455, distrito da Barra Funda, se distribuindo por um espaço verde que ocupa 137 mil metros quadrados, oferecendo áreas de lazer, trilhas, viveiros, horto florestal, o Museu Geológico de São Paulo (MUGEO), a “Casa do Caboclo” – uma réplica de residências da zona rural -, Aquário, o “relógio do sol” e o Centro de Referência em Educação Ambiental. O Parque também é palco de eventos culturais e feiras orgânicas.

Por Assessoria de Imprensa/ABPSL
Fotos: Divulgação/Ney Messi

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Crioulo

ABCCC auxilia na busca de cavalos perdidos nas enchentes no Rio Grande do Sul

Entidade reforça que quem achar animais procure identificar a marca na pelagem e que tome cuidados na abordagem aos equinos

Publicado

⠀em

ABCCC auxilia na busca de cavalos perdidos nas enchentes no Rio Grande do Sul

Com a situação das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana e que continuam causando estragos em diversas regiões do Estado, há relatos de muitos animais que foram perdidos e levados por enxurradas. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) está auxiliando criadores no sentido de encontrar estes animais perdidos, abrindo inclusive uma central para receber informações.

Busca de cavalos perdidos no Rio Grande do Sul

Conforme o superintendente de Registro Genealógico da entidade, Frederico Araújo, os equinos da raça Crioula têm uma identificação, que é a marca do seu criador, sempre localizada no lado esquerdo do animal na região posterior. “Também estão marcados esses animais com uma numeração. A marca associada a essa numeração pode nos auxiliar muito e, além disso, com a pelagem que, se puder ser identificada, para que possamos buscar o reconhecimento desses animais. Muitos deles têm a marca da Associação, esta marca está localizada no lado direito do animal, no quarto direito”, reforça.

Araújo também enfatiza que, além dessa situação de identificação, outra questão importante de ressaltar é a abordagem desses animais. “Todos eles, com certeza, com isso tudo estão muito assustados e de alguma maneira podem buscar se defender. Então é importante alertar as pessoas que encontrarem esses cavalos, que cheguem com calma, com tranquilidade, falando com esses animais para que eles possam identificar que não estão sendo ameaçados e, assim, serem contidos e levados para um lugar seguro. Estamos auxiliando na questão da identificação e ao mesmo tempo sugerindo essa abordagem tranquila para que esses animais possam ser removidos de uma maneira segura”, ressalta.

Quem encontrar cavalos perdidos pode enviar foto e localização para o WhatsApp (53) 98419.0397 com a identificação recomendada para que autoridades e criadores responsáveis possam realizar o resgate destes animais. A Vetnil, parceira da ABCCC, está enviando suprimentos e medicamentos para o Rio Grande do Sul, além de convocar médicos veterinários, para auxiliar no tratamento destes animais.

Por: Assessoria de Imprensa/ABCCC
Foto de chamada: Divulgação/ABCCC

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Crioulo

ABCCC publica nota de adiamento da Classificatória Gaúcha Sul e situação dos eventos no Rio Grande do Sul

Governador do Estado declarou estado de calamidade pública pelos “eventos climáticos de chuvas intensas”, medida válida por 180 dias

Publicado

⠀em

ABCCC publica nota de adiamento da Classificatória Gaúcha Sul e situação dos eventos no Rio Grande do Sul

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) comunica o adiamento da realização da Classificatória Gaúcha Sul ao Freio de Ouro 2024, antes marcada para o período entre 15 e 19 de maio, em Esteio, no Rio Grande do Sul, assim como também suspende a realização de quaisquer eventos de organização da Associação dentro do estado do RS no período de 6 a 19 de maio (com exceção da Concentração Prévia da Marcha, que até momento segue confirmada no dia 9 de maio, em Santa Vitória do Palmar). Uma nova data para a Classificatória Gaúcha Sul será divulgada em breve, buscando a melhor solução para uma segura realização do nosso calendário de provas.

A decisão foi tomada devido à situação das intensas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, o que já causa bloqueios em mais de 120 rodovias, enchentes registradas em inúmeros municípios e que deixa o todo o estado atualmente em alerta de calamidade pública, conforme decreto emitido pelo Governo no Estado na quinta-feira, 2 de maio, quando após dias seguidos com grandes volumes de chuva o reflexo das cheias já atinge diversas regiões do Rio Grande do Sul e, inclusive, também a área do Cavalo Crioulo dentro do Parque de Exposições Assis Brasil.

Eventos de Núcleos: é importante ressaltar que a decisão diz respeito aos eventos diretamente organizados pela ABCCC. Dessa forma, nas provas organizadas pelos Núcleos de Criadores de cada município, a responsabilidade e opção da realização ou cancelamento dos eventos agendados fica a cargo de cada núcleo promotor.

A Associação estende a sua total solidariedade com a situação das regiões e da população novamente afetadas pelas enchentes no Estado do Rio Grande do Sul, desejando a melhoria das condições climáticas e a recuperação dos locais e das famílias atingidas, também se colocando à disposição como entidade para auxiliar nesta época onde a união de todos é importante para passarmos por esse difícil momento no estado gaúcho.

Chuvas no Rio Grande do Sul

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a última sexta-feira (26) continuam causando mortes, prejuízos materiais e transtornos à população. A cada novo balanço que a Defesa Civil estadual divulga, o número de pessoas afetadas pelas consequências dos eventos climáticos, como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas dá um salto.

Diego Vara/Agência Brasil

Os meteorologistas afirmam que os temporais que ocorrem no Rio Grande do Sul são reflexo de, ao menos, três fenômenos que ocorrem na região, agravados pelas mudanças climáticas. Nas próximas 24 horas, há previsão de mais chuva.

A tragédia no estado está associada a correntes intensa de vento, a um corredor de umidade vindo da Amazônia, aumentando a força da chuva, e a um bloqueio atmosférico, devido às ondas de calor.

Fontes: Assessoria de Imprensa ABCCC/G1 e Agência Brasil
Foto de chamada: Divulgação/Felipe Ulbrich

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Provas esportivas do Mangalarga Marchador marcam presença na Exposição Macapê

Exemplares da raça estarão presentes no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, com disputas e clínicas

Publicado

⠀em

Provas esportivas do Mangalarga Marchador marcam presença na Exposição Macapê

No domingo (05) será dada a largada para a tradicional Exposição Macapê, que reúne as raças Mangalarga Marchador, Campolina e Jumento Pêga. O evento acontece até o dia 12 de maio, no Parque de Exposição Bolivar de Andrade (Gameleira), em Belo Horizonte.

No último dia 18, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), divulgou a programação da raça que fará parte da Exposição Macapê. Além de clínicas, serão realizadas provas esportivas de Maneabilidade, Três Tambores, Seis Balizas e Ranch Sorting.

De acordo com a associação, para o Ranch Sorting, a premiação será de R$ 5.000,00 por categoria: Iniciantes e Aberta/Profissionais, além disso, para os menores tempos, 1ª a 5ª colocação, R$ 1.000,00 para cada dupla.

As inscrições, tanto para provas, quanto para as clínicas, são gratuitas e terminam nesta sexta-feira (03), já as acomodações dos animais e baias são de responsabilidades do competidor. O curral de gado é sem custo (sem cama e sem cobertura).

Confira a programação do Mangalarga Marchador na Exposição Macapê

  • 08/05 – Quarta-feira: Clínica e Prova de Maneabilidade;
  • 09/05 – Quinta-feira: Clínica e Prova de Três Tambores;
  • 10/05 – Sexta-feira: Clínica e Prova de Seis Balizas;
  • 11/05 – Sábado: Clínica e Prova de Ranch Sorting;

Clínicas com instrutor Rodrigo Mão.

Todas as informações podem ser conferidas no site da ABCCMM.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (Com informações da ABCCMM)
Fotos: Divulgação/Tiago Stoco

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Crioulo

Cavalo Crioulo divide pista com Zebuínos em Passaporte na ExpoZebu

Pela oitava vez, raça mostrará seu trabalho de expansão durante o tradicional evento na cidade mineira de Uberaba

Publicado

⠀em

Cavalo Crioulo divide pista com Zebuínos em Passaporte na ExpoZebu

A cidade mineira de Uberaba mais uma vez será palco da potencialidade e da expansão do Cavalo Crioulo pelo país. O município, que é sede da ExpoZebu, receberá de 1º a 3 de maio mais uma edição da Exposição Passaporte da raça, a oitava edição em sua história. Durante o tradicional evento da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos organiza a seletiva, que vai qualificar mais oito exemplares para a Nacional da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), e que ocorrerá durante a Expointer, em Esteio (RS).

Conforme o presidente do Núcleo, Adolpho Julio Carvalho, a expectativa é de receber mais de 50 exemplares na exposição, na ExpoZebu, onde o Cavalo Crioulo se junta aos zebuínos na pista principal para julgamento. “Teremos na sexta-feira o campeonato julgado na pista principal de Uberaba, uma pista linda e maravilhosa, o palco maior do Zebu, onde entram os animais Crioulos e dividem o espaço com o gado. Isso torna um evento único”, reforça.

Além disso, Carvalho salienta que o momento será de confraternização e integração entre criadores, com promoção de encontros às noites na sede do Núcleo no Parque Fernando Costa. O dirigente reforça também que um leilão de cinco coberturas de garanhões da raça será realizado. “Para a raça, Uberaba é um centro importantíssimo para que o Cavalo Crioulo mostre toda a sua grandeza, beleza e suas qualidades para essa área de expansão”, destaca.

O julgamento ficará a cargo do técnico e jurado Rodrigo Teixeira, enquanto os trabalhos técnicos ficarão sob supervisão de Heitor Coelho.

Confira a programação Cavalo Crioulo na ExpoZebu:

1º de Maio de 2024 (Quarta-feira)

15h – Concentração de Machos
16h30min – Admissão dos Animais para a Passaporte

2 de Maio de 2024 (Quinta-feira)

8h30min – Início do Julgamento Morfológico

3 de Maio de 2024 (Sexta-feira)

14h – Julgamento dos Grandes Campeonatos
18h – Entrega de Prêmios e Confraternização

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Felipe Ulbrich

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Paint Horse

Vitória histórica do Paint Horse na 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Western Pleasure

Com uma apresentação perfeita, HARD BARS OLENA SCM foi o grande campeão da disputa que acontecer na Fazenda Barrinha

Publicado

⠀em

Vitória Histórica do Paint Horse na 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Western Pleasure

No emocionante cenário da Fazenda Barrinha, em Espírito Santo do Pinhal, o Paint Horse mostrou sua qualidade e força na 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro da Associação Nacional de Western Pleasure, na sexta-feira (26).

Em uma exibição de habilidade e apresentação perfeita, o animal vencedor, HARD BARS OLENA SCM, montado pelo talentoso cavaleiro Gabriel Ugattis, conquistou o título de Campeão da categoria Aberta Light da entidade nacional que dirige os destinos do Western Pleasure.

Campeão Paint Horse

HARD BARS OLENA SCM, filho de Gay Bars Choice e Born To Impress HE, brilhou na pista, demonstrando a excelência genética e o treinamento meticuloso que caracterizam os cavalos Paint Horse.

A vitória não apenas coroa o trabalho árduo de Ugattis e da equipe, mas também destaca a qualidade dos animais Paint Horse em várias modalidades, reiterando seu lugar de destaque no cenário competitivo.

O animal, criado por Silva Cordeiro Mendanha e sob a propriedade de Gisele Saito, é um testemunho do compromisso com a excelência e a paixão pelo esporte e pelos cavalos.

“A vitória de HARD BARS OLENA SCM nesta etapa do Campeonato Brasileiro é uma prova do talento excepcional dos cavalos Paint Horse e de seus cavaleiros”, comentou um membro da diretoria da ABCPaint. “Estamos encantados em ver os resultados retornarem às pistas e em testemunhar a crescente popularidade e reconhecimento desta raça tão especial.”

A diretoria da ABCPaint estende seus parabéns calorosos a Gabriel Ugattis, Gisele Saito, e a toda a equipe envolvida nesta conquista notável. Este evento, que acontece em um fim de semana repleto de provas de Conformação, Rédeas e Western Pleasure com o apoio da entidade, destaca a diversidade e a paixão presente na comunidade equestre brasileira.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/Ysa Mottola

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

Esgrima do Agrotexas deixa legado como uma das melhores éguas do Mangalarga Marchador

Comunicado de falecimento da égua deixou todos os entusiastas da raça tristes, que lamentaram, através das redes sociais, a triste perda de Esgrima

Publicado

⠀em

Esgrima do Agrotexas deixa legado como uma das melhores éguas do Mangalarga Marchador

Na quinta-feira (25), uma notícia pegou os entusiastas da raça Mangalarga Marchador de surpresa. Através das redes sociais, o Haras Agrotexas comunicou a perca da égua Esgrima do Agrotexas.

“Família Agrotexas, não posso deixar de dizer: muito obrigado pelas alegrias proporcionadas através dela e pela resiliência nos cuidados com ela, do início ao fim! Que possamos encontrar entendimento na fé e assim evoluirmos. Para sempre será nossa estrela! Para sempre será lembrada e admirada! Para nós, um modelo de marcha a ser seguido. Obrigado ESGRIMA DA AGROTEXAS”, destacou o haras através do Instagram.

Outras pessoas, lamentaram essa perda lastimável. “A todos nós que trabalhamos com ela, ficam as lembranças de momentos inesquecíveis que ela nos proporcionou. Só tenho que agradecer a essa equipe AGROTEXAS”, destacou Breno Castro, que teve contato direto com Esgrima.

Esgrima do Agrotexas

Esgrima do Agrotexas é tida como uma das melhores éguas do Mangalarga Marchador, colecionado vários títulos dentro da raça. Sem dúvida alguma, essa é uma grande perca para a raça.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Reprodução/Instagram

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Cavalo Árabe

Raça equina mais antiga do mundo é um dos destaques da ‘Expoagro’ no interior paulista

Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe ocorre neste sábado (27/04), em Bragança Paulista; Com mais de 30 mil animais registrados, SP tem uma das maiores criações da raça no Brasil

Publicado

⠀em

Raça equina mais antiga do mundo é um dos destaques da ‘Expoagro’ no interior paulista

A riqueza histórica e a beleza incomparável do Cavalo Árabe são os grandes destaques da 57ª Expoagro e da 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Bragança Paulista, que ocorrem no interior paulista de 26 de abril a 5 de maio. Como parte da programação dos eventos, no sábado (27/04), será realizada a 25ª Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe, raça equina mais antiga do mundo, que se originou há mais de três mil anos, promete atrair entusiastas e especialistas do Brasil inteiro.

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), as apresentações da raça, reconhecida por sua resistência, inteligência e, sobretudo, pela sua aparência exuberante, ocorrerão no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa. Neste ano, 73 exemplares de linhagem nobre serão avaliados por juízes brasileiros renomados, nas competições de Halter, uma modalidade que avalia a estrutura física (conformação) do animal.

Cavalo Árabe na Expoagro

Segundo Cris Guardia, vice-presidente de Fomento da ABCCA, a inclusão do Cavalo Árabe na programação da 57ª Expoagro e da 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Bragança Paulista é de vital importância para o fortalecimento da cultura e da tradição equestre na região. A expectativa é que a presença da raça enriqueça ainda mais a festa, reforçando também a relevância da Equinocultura no cenário agropecuário e cultural do Estado de São Paulo.

Divulgação/Rogério Santos – Campeã Égua da edição 2023

Criação de Cavalos Árabes em São Paulo

À primeira vista, o Cavalo Árabe encanta. Com uma cabeça pequena e refinada, narinas e olhos expressivos, ele se distingue das demais raças equinas. De acordo com levantamento recente da ABCCA, com mais de 30 mil animais registrados, o Estado de São Paulo tem uma das maiores criações do país. “Outras características importantes da nossa raça são a resistência e a inteligência”, completa a vice-presidente da ABCCA, Cris Guardia.

Mais informações sobre o Cavalo Árabe: www.abcca.com.br

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/Alessio

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Quarto de Milha

Inscrições abertas para curso de habilitação para jurados técnicos de modalidades da ABQM

O curso será destinado para candidatos dos estados do Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins, Acre, Amazonas, Amapá e Pará

Publicado

⠀em

Inscrições abertas para curso de habilitação para jurados técnicos de modalidades da ABQM

A Coordenação de Jurados da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) divulgou nesta quarta-feira (24), o edital para o Curso de Jurados Técnicos de Modalidades de Cinco Tambores, Maneabilidade e Velocidade, Ranch Sorting, Seis Balizas, Team Penning e Três Tambores. As inscrições seguem, impreterivelmente, até às 23h59 do dia 30 de abril de 2024.

Curso de Jurados Técnicos de Modalidades

Para participar do processo de seleção, preparação e formação de novos Jurados Oficiais da ABQM, os candidatos interessados deverão passar, inicialmente, por uma análise curricular.

Quem tiver interesse em se candidatar para o curso de Jurados Técnicos de Modalidades deve estar atento aos pré-requisitos para realizar a inscrição:

  • Ser sócio pleno da ABQM e estar quites com o departamento financeiro;
  • Possuir formação de Nível Superior, nas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária ou Zootecnia, em pleno exercício da profissão, atendendo desta forma a Instrução Normativa nº 36 de 09 de outubro de 2014 – Art. 25;
  • Enviar Currículo com foto para pré-análise;
  • Apresentar atestado de antecedentes criminais;
  • Ter idade mínima de 25 anos e máxima de 75 anos completos na data do curso e;
  • Não ter pendências jurídicas com a ABQM.

Os candidatos deverão encaminhar toda a documentação necessária prevista no EDITAL para o e-mail: [email protected], até às 23h59 do dia 30/04/2024.

Quem passar pela análise curricular, deverá pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 1.500,00, através de boleto bancário que será emitido e enviado ao e-mail do candidato.

O Curso Preparatório terá duração de três dias e acontecerá na cidade de Cuiabá (MT), no período de 09 a 11 de maio de 2024.

Para ter acesso ao edital completo, clique aqui.

Por Assessoria de Imprensa/ABQM
Foto: Divulgação/ABQM

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Crioulo

Rio Grande sedia etapa de seleção morfológica do Cavalo Crioulo

Evento do Núcleo de Criadores do município ocorrerá de 25 a 28 de abril no parque do Sindicato Rural

Publicado

⠀em

Rio Grande sedia etapa de seleção morfológica do Cavalo Crioulo

O município de Rio Grande será sede de uma das seletivas à final da morfologia da raça crioula no ciclo denominado Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo. O evento ocorrerá entre os dias 25 e 28 de abril no parque Filinto Eladio da Silveira, do Sindicato Rural de Rio Grande, com uma ampla programação de atividades oficiais. A promoção é do Núcleo de Rio Grande dos Criadores de Cavalo Crioulo, entidade filiada à Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC). A final da Exposição Morfológica ocorrerá na Expointer, em agosto.

De acordo com o 1º Secretário do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Rio Grande, Luis Camargo Júnior, o evento é de extrema importância ao considerar que a morfologia é o pilar de seleção da raça crioula. “Já na tarde do dia 25 haverá concentração de exemplares machos. Nos dias 26 e 27, Exposição Morfológica Passaporte e nos dias 27 e 28 etapas credenciadoras das provas funcionais Freio do Proprietário e Freio Jovem,” revelou. Além disso, Camargo ressaltou que o núcleo promoverá um leilão de cobertura dos principais reprodutores da raça, que ocorrerá no dia 27, após o coquetel de entrega da exposição morfológica passaporte. “O evento contará ainda com shows, praça de alimentação, expositores, restaurante na sede do núcleo e espaço de recepção e descanso para os frequentadores”, completou.

As atividades oficiais serão de responsabilidade do inspetor técnico da ABCCC Frederico Araújo. Já a concentração de exemplares machos será conduzida pelo inspetor técnico Alexandre Pons Suñe. A exposição morfológica Passaporte, que é a principal atividade, terá julgamento de Vinícius Guedes Freitas como jurado principal e Ricardo Labrea como jurado auxiliar. Já Freio do Proprietário e Freio Jovem serão julgados pelos jurados Pedro Farias e Júlio Neto Danielski. A expectativa dos organizadores é de participação de pelo menos 100 exemplares da raça crioula, sendo que 70% dessa estimativa já está garantida, segundo inscrições já realizadas. A exposição morfológica passaporte e o leilão de coberturas terão transmissão ao vivo pelo canal da ABCCC no YouTube.

Confira a programação da seleção morfológica do Cavalo Crioulo

26 de Abril de 2024 (Sexta-feira)
08h – Admissão
10h – Início do julgamento
14h – Continuação do julgamento

27 de Abril de 2024 (Sábado)
14h – Campeonatos e Grandes Campeonatos

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Fagner Almeida

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo
WordPress Ads
WordPress Ads