Raças

Rafael Ettori assume presidência da ABCCBretão

Aos 23 anos, criador e proprietário, grande apaixonado pela raça, tem muitos planos e está animado para ajudar o Bretão nesse próximo ciclo

Publicado

⠀em

Em meados de fevereiro, Rafael Ettori assumiu a presidência da ABCCBretão – Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Bretão. A atualização da gestão administrativa da Associação se deu através da Assembleia Geral. Com 23 anos, natural de São José dos Campos, o novo presidente mora em Caçapava/SP. Cheio de ideias e planos a fim de ajudar a raça, ele já fazia parta da diretoria anterior como segundo secretário.

Portanto, Rafael Ettori já estava por dentro de todo o processo administrativo da ABCCBretão. Apaixonado pela raça, o jovem tem como objetivo, ao lado de toda a diretoria, impulsionar ainda mais o crescimento do Bretão. Jovialidade mesclando com a experiência de criadores que estão há mais tempo. Conversamos com ele, confira!

Como começou a sua história no cavalo de forma geral?

“Quando eu era criança, meu pai era criador de Appaloosa. E através dele herdei essa mesma paixão por cavalos. Contudo, sempre fui fascinado pelas raças de tração, em particular o Bretão.

Ainda jovem, comecei a fazer aulas de Três tambores no Rancho Irmãos Coelho, do treinador André Coelho. Lá, tive a oportunidade de intensificar minha relação com o meio equestre. Também conheci pessoalmente um puro sangue bretão, que era novidades até para os dons do centro de treinamento que eu participava.

Foi paixão a primeira vista! Eu já havia pesquisado muito sobre a raça e visto muitas fotos e vídeos, mas presencialmente o Bretão era muito mais do que eu imaginava”.

Aos 23 anos, criador e proprietário, grande apaixonado pela raça, tem muitos planos e está animado para ajudar a ABCCBretão nessa fase
Cristal RDR, sua primeira égua PO

Então, logo de cara, o Bretão entrou na sua vida?

“Sim! Pouco tempo depois, após ficar semanas falando daquele mesmo cavalo, meu pai me presenteou com uma potra ½ sangue Bretão. Na época, sobretudo, os animais puros eram ainda mais difíceis de se encontrar. Essa mesma égua continua comigo até hoje, e assim permanecerá.

Com o incentivo e apoio da zootecnista e superintendente da raça, Susana Reinhardt, me tornei sócio da ABCCBretão e comecei a acompanhar o ramo. Então, a partir disso tudo se intensificou. Meu sonho se tornou conseguir um animal puro sangue. Foi então que em 2016 adquiri minha primeira égua PO.

Mais uma vez fiquei boquiaberto. A força, inteligência e gentileza do Bretão são indescritíveis. E fui me envolvendo cada vez mais com a raça, com a Associação e com alguns criadores, que hoje são grandes e verdadeiros amigos. Acredito que este seja outro grande benefício de se criar cavalos, as amizades que fazemos”.

E como surgiu a ideia de formar uma chapa para concorrer à presidente da ABCCBretão?

“Este ano decidi ir além e montar uma chapa para a diretoria administrativa da ABCCBretão. A qual fora eleita no começo do ano. Sei que se trata de uma grande responsabilidade, mas estou confiante e otimista de que será uma empreita bastante proveitosa.

Escolhi esta raça para fazer parte de quem eu sou, e espero sempre ter um Bretão ao meu lado para me lembrar de que na vida não basta apenas ser forte, é necessário ter lealdade, sabedoria e gentileza”.

Aos 23 anos, criador e proprietário, grande apaixonado pela raça, tem muitos planos e está animado para ajudar a ABCCBretão nessa fase

Quais os desafios e planos para essa sua gestão como presidente?

“Os desafios não são poucos. No que tange a ABCCBretão, embora sejamos a única associação de cavalos de tração do país, temos dificuldades semelhantes às de qualquer entidade com um número mais limitado de associados.

Com isso, a administração exige muita atenção e planejamento, principalmente se tratando de finanças. Por sua vez, os criadores também precisam ter suporte e motivação em suas respectivas criações, dados os desafios que o próprio país – e o mundo – enfrenta.

Destaco aqui um trecho que escrevi na minha primeira carta aos associados: “[…] Criar cavalos não é fácil, disso todo bom criador sabe, e é por essa razão que estamos juntos para ajudar e motivar uns aos outros. 

Contudo, criar cavalos também é uma arte, e como arte, exige aprendizado, dedicação e emoção. A emoção é inata, principalmente se tratando de Bretão. A dedicação é necessária, só com ela obtemos bons frutos no contexto que for. E o aprendizado aperfeiçoa, lapida e forma os ilustres criadores. […]”

Está animado para essa jornada?

“Sem dúvida. Mesmo com os desafios, é uma oportunidade gratificante. E tenho certeza que com dedicação e união, poderemos obter resultados incríveis! A minha visão é aliar tradição e inovação, proporcionando aos associados a oportunidade de aprenderem sobre os mais diversos aspectos da equinocultura, com foco nas raças de tração pesada, de modo a aperfeiçoar seu manejo e seus criatórios.

Além disso, a Associação deve apoiar a raça, mantendo o controle de seus registros genealógicos, orientando os criadores no que lhe couber e fomentando o cavalo Bretão no Brasil, que é o segundo maior criatório da raça no mundo. Essa é, portanto, uma grande responsabilidade.

A nova gestão buscará parcerias e oportunidades para fazer as coisas acontecerem. Através da conexão entre os criadores e de uma relação mútua com a ABCCBretão, realizaremos cursos, eventos e demonstrações, que irão estampar as tantas qualidades quase exclusivas de nossa raça.

Assim, os criadores são o grande foco, pois é nas mãos deles, com seus animais, que a raça se mantém, se fomenta e se perpetua.”

Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal

Veja outras notícias no portal Cavalus

Mangalarga Marchador

Esgrima do Agrotexas deixa legado como uma das melhores éguas do Mangalarga Marchador

Comunicado de falecimento da égua deixou todos os entusiastas da raça tristes, que lamentaram, através das redes sociais, a triste perda de Esgrima

Publicado

⠀em

Esgrima do Agrotexas deixa legado como uma das melhores éguas do Mangalarga Marchador

Na quinta-feira (25), uma notícia pegou os entusiastas da raça Mangalarga Marchador de surpresa. Através das redes sociais, o Haras Agrotexas comunicou a perca da égua Esgrima do Agrotexas.

“Família Agrotexas, não posso deixar de dizer: muito obrigado pelas alegrias proporcionadas através dela e pela resiliência nos cuidados com ela, do início ao fim! Que possamos encontrar entendimento na fé e assim evoluirmos. Para sempre será nossa estrela! Para sempre será lembrada e admirada! Para nós, um modelo de marcha a ser seguido. Obrigado ESGRIMA DA AGROTEXAS”, destacou o haras através do Instagram.

Outras pessoas, lamentaram essa perda lastimável. “A todos nós que trabalhamos com ela, ficam as lembranças de momentos inesquecíveis que ela nos proporcionou. Só tenho que agradecer a essa equipe AGROTEXAS”, destacou Breno Castro, que teve contato direto com Esgrima.

Esgrima do Agrotexas

Esgrima do Agrotexas é tida como uma das melhores éguas do Mangalarga Marchador, colecionado vários títulos dentro da raça. Sem dúvida alguma, essa é uma grande perca para a raça.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Reprodução/Instagram

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Cavalo Árabe

Raça equina mais antiga do mundo é um dos destaques da ‘Expoagro’ no interior paulista

Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe ocorre neste sábado (27/04), em Bragança Paulista; Com mais de 30 mil animais registrados, SP tem uma das maiores criações da raça no Brasil

Publicado

⠀em

Raça equina mais antiga do mundo é um dos destaques da ‘Expoagro’ no interior paulista

A riqueza histórica e a beleza incomparável do Cavalo Árabe são os grandes destaques da 57ª Expoagro e da 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Bragança Paulista, que ocorrem no interior paulista de 26 de abril a 5 de maio. Como parte da programação dos eventos, no sábado (27/04), será realizada a 25ª Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe, raça equina mais antiga do mundo, que se originou há mais de três mil anos, promete atrair entusiastas e especialistas do Brasil inteiro.

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), as apresentações da raça, reconhecida por sua resistência, inteligência e, sobretudo, pela sua aparência exuberante, ocorrerão no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa. Neste ano, 73 exemplares de linhagem nobre serão avaliados por juízes brasileiros renomados, nas competições de Halter, uma modalidade que avalia a estrutura física (conformação) do animal.

Cavalo Árabe na Expoagro

Segundo Cris Guardia, vice-presidente de Fomento da ABCCA, a inclusão do Cavalo Árabe na programação da 57ª Expoagro e da 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Bragança Paulista é de vital importância para o fortalecimento da cultura e da tradição equestre na região. A expectativa é que a presença da raça enriqueça ainda mais a festa, reforçando também a relevância da Equinocultura no cenário agropecuário e cultural do Estado de São Paulo.

Divulgação/Rogério Santos – Campeã Égua da edição 2023

Criação de Cavalos Árabes em São Paulo

À primeira vista, o Cavalo Árabe encanta. Com uma cabeça pequena e refinada, narinas e olhos expressivos, ele se distingue das demais raças equinas. De acordo com levantamento recente da ABCCA, com mais de 30 mil animais registrados, o Estado de São Paulo tem uma das maiores criações do país. “Outras características importantes da nossa raça são a resistência e a inteligência”, completa a vice-presidente da ABCCA, Cris Guardia.

Mais informações sobre o Cavalo Árabe: www.abcca.com.br

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/Alessio

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Quarto de Milha

Inscrições abertas para curso de habilitação para jurados técnicos de modalidades da ABQM

O curso será destinado para candidatos dos estados do Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins, Acre, Amazonas, Amapá e Pará

Publicado

⠀em

Inscrições abertas para curso de habilitação para jurados técnicos de modalidades da ABQM

A Coordenação de Jurados da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) divulgou nesta quarta-feira (24), o edital para o Curso de Jurados Técnicos de Modalidades de Cinco Tambores, Maneabilidade e Velocidade, Ranch Sorting, Seis Balizas, Team Penning e Três Tambores. As inscrições seguem, impreterivelmente, até às 23h59 do dia 30 de abril de 2024.

Curso de Jurados Técnicos de Modalidades

Para participar do processo de seleção, preparação e formação de novos Jurados Oficiais da ABQM, os candidatos interessados deverão passar, inicialmente, por uma análise curricular.

Quem tiver interesse em se candidatar para o curso de Jurados Técnicos de Modalidades deve estar atento aos pré-requisitos para realizar a inscrição:

  • Ser sócio pleno da ABQM e estar quites com o departamento financeiro;
  • Possuir formação de Nível Superior, nas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária ou Zootecnia, em pleno exercício da profissão, atendendo desta forma a Instrução Normativa nº 36 de 09 de outubro de 2014 – Art. 25;
  • Enviar Currículo com foto para pré-análise;
  • Apresentar atestado de antecedentes criminais;
  • Ter idade mínima de 25 anos e máxima de 75 anos completos na data do curso e;
  • Não ter pendências jurídicas com a ABQM.

Os candidatos deverão encaminhar toda a documentação necessária prevista no EDITAL para o e-mail: [email protected], até às 23h59 do dia 30/04/2024.

Quem passar pela análise curricular, deverá pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 1.500,00, através de boleto bancário que será emitido e enviado ao e-mail do candidato.

O Curso Preparatório terá duração de três dias e acontecerá na cidade de Cuiabá (MT), no período de 09 a 11 de maio de 2024.

Para ter acesso ao edital completo, clique aqui.

Por Assessoria de Imprensa/ABQM
Foto: Divulgação/ABQM

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Crioulo

Rio Grande sedia etapa de seleção morfológica do Cavalo Crioulo

Evento do Núcleo de Criadores do município ocorrerá de 25 a 28 de abril no parque do Sindicato Rural

Publicado

⠀em

Rio Grande sedia etapa de seleção morfológica do Cavalo Crioulo

O município de Rio Grande será sede de uma das seletivas à final da morfologia da raça crioula no ciclo denominado Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo. O evento ocorrerá entre os dias 25 e 28 de abril no parque Filinto Eladio da Silveira, do Sindicato Rural de Rio Grande, com uma ampla programação de atividades oficiais. A promoção é do Núcleo de Rio Grande dos Criadores de Cavalo Crioulo, entidade filiada à Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC). A final da Exposição Morfológica ocorrerá na Expointer, em agosto.

De acordo com o 1º Secretário do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Rio Grande, Luis Camargo Júnior, o evento é de extrema importância ao considerar que a morfologia é o pilar de seleção da raça crioula. “Já na tarde do dia 25 haverá concentração de exemplares machos. Nos dias 26 e 27, Exposição Morfológica Passaporte e nos dias 27 e 28 etapas credenciadoras das provas funcionais Freio do Proprietário e Freio Jovem,” revelou. Além disso, Camargo ressaltou que o núcleo promoverá um leilão de cobertura dos principais reprodutores da raça, que ocorrerá no dia 27, após o coquetel de entrega da exposição morfológica passaporte. “O evento contará ainda com shows, praça de alimentação, expositores, restaurante na sede do núcleo e espaço de recepção e descanso para os frequentadores”, completou.

As atividades oficiais serão de responsabilidade do inspetor técnico da ABCCC Frederico Araújo. Já a concentração de exemplares machos será conduzida pelo inspetor técnico Alexandre Pons Suñe. A exposição morfológica Passaporte, que é a principal atividade, terá julgamento de Vinícius Guedes Freitas como jurado principal e Ricardo Labrea como jurado auxiliar. Já Freio do Proprietário e Freio Jovem serão julgados pelos jurados Pedro Farias e Júlio Neto Danielski. A expectativa dos organizadores é de participação de pelo menos 100 exemplares da raça crioula, sendo que 70% dessa estimativa já está garantida, segundo inscrições já realizadas. A exposição morfológica passaporte e o leilão de coberturas terão transmissão ao vivo pelo canal da ABCCC no YouTube.

Confira a programação da seleção morfológica do Cavalo Crioulo

26 de Abril de 2024 (Sexta-feira)
08h – Admissão
10h – Início do julgamento
14h – Continuação do julgamento

27 de Abril de 2024 (Sábado)
14h – Campeonatos e Grandes Campeonatos

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Fagner Almeida

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Crioulo

Bocal de Ouro ocorre pela primeira vez na Arena Coberta do Cavalo Crioulo

Classificatória de animais inéditos para o Freio de Ouro, promovido pela ABCCC, vai contar com 48 machos e 48 fêmeas

Publicado

⠀em

Bocal de Ouro ocorre pela primeira vez na Arena Coberta do Cavalo Crioulo

Em busca de uma vaga na grande seletiva funcional da raça Crioula, a Final do Freio de Ouro, 48 machos e 48 fêmeas já garantiram presença no Bocal de Ouro, após o encerramento das Credenciadoras de Inéditos do Ciclo 2024. A prova acontece pela primeira vez na Arena Coberta do Cavalo Crioulo, da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A classificatória vai se realizar entre os dias 15 e 21 de abril.

O vice-presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas da ABCCC, André Luiz Narciso Rosa, ressalta que, neste ano, o objetivo é fazer a competição integrada com a Exposição Outonal, que está com um novo regulamento. Segundo ele, a expectativa é grande para que saiam desta classificatória médias muito altas como têm sido em todas as finais do Bocal. “Será bem concorrido. Temos bastante cavalos machos, são animais de morfologia alta”, destaca, lembrando que esta é a primeira classificatória do ciclo nacional, pois já ocorreu uma na Argentina.

Os responsáveis pela avaliação dos exemplares serão Carlos Marques Gonçalves Neto, Fernando Harger e Eduardo Móglia Suñe na categoria fêmeas. Já nos machos, os jurados selecionados foram Júlio Cesar Hax, Leonardo Rodrigues Teixeira e Vinicius Guedes Freitas.

Confira a programação do Bocal de Ouro

15 de Abril de 2024 (segunda-feira)
8h às 20h – Início da entrada dos animais

16 de Abril de 2024 (terça-feira)
8h às 15h – Fim da entrada dos animais do Bocal de Ouro
10h – Concentração de Machos
15h às 16h30min – Admissão Categoria Fêmeas por ordem de catálogo – Bocal de Ouro
16h30min às 18h – Admissão Categoria Machos por ordem de catálogo – Bocal de Ouro

17 de Abril de 2024 (quarta-feira)
9h – Etapa morfológica – Categoria Fêmeas – Bocal de Ouro
15h – Etapa morfológica – Categoria Machos – Bocal de Ouro

18 de Abril de 2024 (Quinta-feira)
9h – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Fêmeas (Box 01 ao 24)
Sequência – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Fêmeas (Box 25 ao 48)

19 de Abril de 2024 (Sexta-feira)
9h – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Machos (Box 49 ao 72)
Sequência – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Machos (Box 73 ao 96)
Sequência – A Peleia: Concurso de Assado Carne Hereford e Braford / Entrega de Prêmios Campeões de 2023

20 de Abril de 2024 (Sábado)
9h – Mangueira I – Categorias Fêmeas/Machos – Bocal de Ouro
15h – Campo I – Categorias Fêmeas/Machos – Bocal de Ouro

21 de Abril (Domingo)
9h – Início da Fase Final – Categorias Fêmeas/Machos – Bocal de Ouro

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Maurício Vinhas

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Quarto de Milha

33º Congresso Brasileiro da ABQM recebe a visita da Diretoria da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba

Provas oficiais da raça acontecem até o próximo domingo (21), no Recinto Clibas de Almeida Prado em Araçatuba (SP)

Publicado

⠀em

33º Congresso Brasileiro da ABQM recebe a visita da Diretoria da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba

A Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM recebeu, durante o 33º Congresso Brasileiro, membros da Diretoria da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba.

Na ocasião, estiverem presentes o Diretor Prof. Cecílio Viega Soares Filho, o Vice-Diretor Prof. Luiz Cláudio Nogueira Mendes, a Supervisora do Hospital Veterinário, Flávia de Almeida Lucas, e a professora colaboradora Eliane Cristina Barbosa Teixeira Tunes.

Os visitantes foram recepcionados pela presidente da ABQM, Mônica Ribeiro, o vice-presidente Jamil Buchalla, o superintendente Gabriel Bernardi e pelo superintendente técnico do Stud Book, Daniel Fechio.

Durante a visita, os representantes da Unesp conheceram as instalações da ABQM no Recinto Clibas de Almeida Prado, assim como as provas equestres e o plantão veterinário, disponibilizado pela associação que atende sob a supervisão do médico veterinário dr. Reinaldo de Campos.

“É muito importante estreitarmos laços com instituições como a da Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba. A cidade recebe os três principais eventos da associação e é muito relevante criarmos esse tipo de parcerias que contribuem para o bem-estar da nossa raça”, reforça Mônica Ribeiro, presidente da ABQM.

33º Congresso Brasileiro da ABQM

Distribuindo mais de R$ 3 milhões em premiação garantida, além de fivelas e troféus, o 33º Congresso Brasileiro da ABQM, que começou no dia 10, segue até o domingo (21), no Recinto Clibas de Almeida Prado em Araçatuba (SP).

Neste ano, o evento recebeu 10.138 inscrições, tendo a participação de 1.534 competidores e 2.808 cavalos, na disputa de 18 modalidades esportivas. As provas estão sendo transmitidas ao vivo através do canal da associação no Youtube.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/ABQM

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Crioulo

São Ludgero revela novos classificados para a Morfologia Expointer

Destaque da Exposição Passaporte ficou com égua de criatório de Balsa Nova, no Paraná, com o título de Melhor Exemplar da Raça

Publicado

⠀em

São Ludgero revela novos classificados para a Morfologia Expointer

A Exposição Passaporte para a Nacional da Morfologia desembarcou em Santa Catarina nesta última semana, onde a cidade de São Ludgero estreou como sede da seletiva Morfológica. O evento, realizado no CTG Beira Rio, selecionou quatro machos e quatro Fêmeas para a tão aguardada Final da Morfologia Expointer, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) programada para agosto na Arena do Cavalo Crioulo, durante a Expointer, em Esteio (RS).

Esta foi a nona exposição Passaporte do ciclo de 2024 e a segunda no Estado catarinense. O evento ocorreu nos dias 12 e 13 de abril e foi organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Anita Garibaldi. Na sexta-feira o Inspetor Técnico da ABCCC, Adolfo José Martins Neto, admitiu 49 exemplares, que foram julgados pelo jurado Rodrigo Albuquerque Py que contou com o suporte do jurado Santiago Duglio Schiavo.

O maior destaque da Exposição foi a égua Belle Reserva, que foi consagrada a grande campeã e ainda levou o título de Melhor Exemplar da raça. Ela foi criada e exposta por Elizabeth Lemanski, da Fazenda Paraíso, de Balsa Nova, no Paraná. Já entre os machos, quem levou o título de grande campeão da exposição de São Ludgero foi o cavalo Guazubirá 1550 da Escondida, criado e exposto por José Inácio e Vinícius Freitas, da Estância Escondida, de Alegrete, Rio Grande do Sul.

Confira os Classificados para a Morfologia Expointer

FÊMEAS

MELHOR EXEMPLAR DA RAÇA E GRANDE CAMPEÃ
BELLE RESERVA
CRIADOR ELIZABETH LEMANSKI, EXPOSITOR: ELIZABETH LEMANSKI, ESTABELECIMENTO: FAZENDA PARAÍSO, BALSA NOVA (PR)

RESERVADA GRANDE CAMPEÃ
MARCONI UTOPIA
CRIADOR ALEXANDRE ESPINDOLA ARAÚJO, EXPOSITOR JOSÉ RICARDO VICENTE, ESTABELECIMENTO CABANHA TRV/ZERMIANI, ITAJAÍ (SC)

TERCEIRA MELHOR FÊMEA
RAMON 291 DA FLORÊNCIA
CRIADOR GER ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S/A, EXPOSITOR GER ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S/A, ESTABELECIMENTO: CABANHA VALENTE, PORTO AMAZONAS (PR)

QUARTA MELHOR FÊMEA
ODALISCA DO ROSAL
CRIADOR SADY MARCONDES LOUREIRO NETO, EXPOSITOR SADY MARCONDES LOUREIRO NETO, ESTABELECIMENTO FAZENDA ROSAL DO CRUZEIRO, PALMAS (PR)

MACHOS

GRANDE CAMPEÃO
GUAZUBIRÁ 1550 DA ESCONDIDA
CRIADOR JOSÉ INÁCIO E VINÍCIUS FREITAS, EXPOSITOR: JOSÉ INÁCIO E VINÍCIUS FREITAS, ESTABELECIMENTO: EST NCIA ESCONDIDA, ALEGRETE (RS)

RESERVADO GRANDE CAMPEÃO
SINCERRO DA CABANHA SANTA FÉ
CRIADOR GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS, EXPOSITOR RENATO ROSA DA SILVA, ESTABELECIMENTO CABANHA 2 R, ITAJAÍ (SC)

TERCEIRO MELHOR MACHO
FAMOSO DE QUARACI
CRIADOR ROSALIE TAVARES NEGRINI JONES, EXPOSITOR: ROSALIE TAVARES NEGRINI JONES, ESTABELECIMENTO: CABANHA QUARACI, SANTA CRUZ DO SUL (RS)

QUARTO MELHOR MACHO
CAMPANA JALISCO
CRIADOR MÁRIO MOGLIA SUÑE, EXPOSITOR: VILMAR ALVES E CLEVERSON ALVES, ESTABELECIMENTO CABANHA ALVES, GASPAR (SC)

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Felipe Ulbrich

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Quarto de Milha

Começam a sair os primeiros campeões do Congresso da ABQM em Araçatuba

Disputas das modalidades do Quarto de Milha ocorrem até o domingo (21), no Recinto Clibas de Almeida Prado

Publicado

⠀em

Começam a sair os primeiros campeões do Congresso da ABQM em Araçatuba

Na última quarta-feira (10), Araçatuba (SP), voltou a receber um dos principais eventos do Quarto de Milha. Trata-se do 33º Congresso Brasileiro da ABQM, que acontece até o dia 21 de abril, no Recinto Clibas de Almeida Prado.

Com uma premiação garantida de R$ 3 milhões, o evento recebeu 0.138 inscrições entre participantes de disputas pela ABQM e pela AQHA, que estarão em pista na disputa de 18 modalidades.

Campeões

Dentre as modalidades disputas, o Laço Individual Técnico já conheceu os seus campeões. Um deles é Ícaro Dellai, que subiu ao pódio pela categoria Amador Principiante. Na sela do tordilho VPJ Pop A Top, Ícaro conseguiu 217,5 de nota, consagrando-se campeão da categoria.

Ícaro conta que começou no Laço em 1997, após uns anos, em 2004, deu uma parada, retornando à modalidade em 2013. “Fazem três anos que contratei o Fábio e viemos trabalhando para chegar ao nosso objetivo, que era vencer no Laço Técnico com o Pop”.

Western Pleasure

Outra modalidade que já teve os seus campeões apresentados em Araçatuba foi o Western Pleasure. De acordo com dados da ABQM, a modalidade apresentou um crescimento expressivo de 118% em comparação com a edição de 2023.

E, um dos destaques do Western Pleasure foi Gilson Paulo Vendrame, que levou o primeiro lugar na categoria Aberta Junior com Spooks Gotta Coffe e na Aberta Senior com Woodstock Top Gun.

Gilson destaca que o seu começo no Western foi para melhorar a sua equitação, já que não tinha essa habilidade. “Eu precisava refinar a minha equitação, encontrei parte disso na Rédeas, mas não era o bastante ainda, foi quando entrei no Pleasure”.

Para Gilson, Western Pleasure é uma modalidade gostosa de se competir. “Estou muito feliz por ter ganho mais esse título. Para quem quer começar no meio, acho muito importante buscar por orientações, por treinadores capazes e bons cavalos”, finaliza.

Por fim, vale lembrar que o 33º Congresso Brasileiro da ABQM está sendo transmitido ao vivo pelo canal da associação no Youtube. Todos os resultados podem ser conferidos no Seqm.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus 
Fotos: Matheus Oliveira/Agência Cavalus

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Quarto de Milha

Liga da Baliza promove clínica sobre a modalidade durante o 33º Congresso da ABQM

Maneabilidade e Velocidade e Cinco Tambores terão também um bate-papo especial para falar um pouco mais sobre as regras e como deve ser feito as provas

Publicado

⠀em

Liga da Baliza promove clínica sobre a modalidade durante o 33º Congresso da ABQM

O 33º Congresso Brasileiro da ABQM já começou em Araçatuba (SP) e, além das provas equestres, o evento terá uma programação voltada para o conhecimento de algumas modalidades esportivas.

Dentre a programação, no sábado (13), a Liga da Baliza, como o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, irá promover um workshop sobre Seis Balizas. O encontro será ministrado pelo competidor e treinador Vagner Simionato.

Workshop Liga da Baliza

Segundo Vaguinho, como é conhecido, esse é um momento para todos, treinadores, criadores, competidores, médicos veterinários, que queiram saber mais sobre a modalidade, aproveitarem e tirarem suas dúvidas e adentrarem dentro desse esporte que vem crescendo a cada evento.

Caio Trevisan Aidar, presidente da Liga da Baliza, reforça a importância em ações como essa para contribuir no fomento da modalidade. “A Liga da Baliza foi criada por um grupo de proprietários e criadores que visam o fomento do esporte, por isso estamos promovendo ações para buscar esse crescimento”.

Para os interessados, o bate-papo sobre Seis Balizas ocorre no sábado, na Arena Vetnil, logo após o término da prova da modalidade. Ainda no sábado (13), haverá também um workshop sobre Maneabilidade e Velocidade, logo após a prova que tem início previsto para às 8h.

Ainda nas modalidades de velocidade, Vaguinho irá bater um papo sobre os Cinco Tambores. Nesse caso, a conversa será no domingo (14), ao término da prova na Arena Vetnil.

Performance Halter e Conformação

Já com a organização da própria ABQM, sob os cuidados da coordenação de jurados, será promovido um bate-papo sobre Conformação e Perfomance Halter. Para Fernanda Costa, com Fernanda Costa, coordenadora de Jurados da ABQM, este é um momento para os entusiastas e participantes de ambas modalidades tirarem suas dúvidas e adquirirem ainda mais conhecimento sobre as modalidades.

O encontro sobre Conformação e Performance Halter será realizado no sábado (13), a partir das 9h no ‘Espaço de Relacionamento da ABQM’, em frente à Arena Guabi. O encontro é aberto a todos, sem necessidade de inscrições.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/Hugo Lemes

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Mangalarga Marchador

12ª Cavalgada Temática na Serra Canastra reuniu exemplares de Mangalarga Marchador

Além de criadores e proprietários, passeio contou com a presença de autoridades do estado de Minas Gerais e fãs da raça

Publicado

⠀em

12ª Cavalgada Temática na Serra Canastra reuniu exemplares de Mangalarga Marchador

No último sábado (06), foi concluída a 12ª edição da Cavalgada Temática do Mangalarga Marchador. O passeio, que foi feito no Roteiro do Queijo da Serra Canastra reuniu, em São Roque de Minas, criadores, autoridades de Minas Gerais e fãs do Cavalo Mangalarga Marchador em um percurso que privilegiou, além das belezas naturais, com parada na Cachoeira do Nego, o produto mais famoso da região, o tradicional queijo da Serra da Canastra, com visita à Queijaria do Otinho.

12ª Cavalgada Temática

Na abertura da Cavalgada Temática, que ocorreu no Sindicato Rural de São Roque de Minas, estiveram presentes, além dos cavaleiros e amazonas, o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes e o Presidente da Faemg/Senar, Antônio de Salvo.

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), a 12ª Cavalgada Temática contou com 182 participantes no total, sendo 135 montados e 47 acompanhantes.

No encerramento, a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, o Diretor de Esportes e Provas Funcionais, Mauricio Pierrotti e o presidente do Núcleo MM do Alto São Francisco, Diego Arlei, encerram o evento, agradecendo os participantes que realizaram todo o trajeto do evento, bem como aos parceiros e apoiadores que colaboraram com esta iniciativa.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus (Com informações da ABCCMM)
Fotos: Divulgação/ABCCMM

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo
WordPress Ads
WordPress Ads