Evento trágico pode ter mudado o rumo das mulheres nas competições de rodeio

Em 1929, Bonnie McCarroll era uma cowgirl superstar que morreu após um acidente durante uma montaria na arena de Pendleton

Antes de mais nada, a participação das mulheres no berço do rodeio tinha um caminho totalmente diferente do que é hoje. Elas montavam em cavalos xucros e eram parte da atração dos principais eventos. Contudo, acredita-se que o trágico acidente de Bonnie McCarroll mudou o rumo das mulheres nas competições.

Em 1929, a cowgirl Bonnie McCarroll morreu como resultado de um acidente de montaria em Pendleton, Oregon. Logo após sua morte, muitos rodeios da época abandonaram as competições femininas. Alguns especialistas do segmento acreditam, sobretudo, que se não fosse por essa tragédia, a história seria bem diferente.

Segundo eles, a necessidade de criação da WPRA – Womens Professional Rodeo Association, uma associação feminina, é improvável. Por outro lado, até as provas de Três Tambores talvez não existissem. De fato, muita gente acredita que esse acontecimento com McCarrol realmente fortaleceu a criação da nova modalidade feminina.

Em 1929, Bonnie McCarroll era uma cowgirl superstar que morreu após um acidente durante uma montaria na arena de Pendleton; isso mudou tudo

Em grande parte como resultado da morte dela, a organização da RAA – Rodeo Association of America não contou com as mulheres nas competições de rodeio que organizaram. Era, antes de tudo, uma entidade exclusivamente masculina. Criada nesse mesmo ano, 1929, com o intuito de regulamentar o esporte.

E, apesar dos apelos para fazê-lo, a RAA se recusou a incluir as mulheres nas competições em qualquer concurso que fosse. Era o foco dessa associação padronizar regras e eventos, bem como eliminar do negócio os promotores inescrupulosos que ameaçavam a integridade do esporte.

Inclusive, partiu da RAA a ideia de um campeonato que elegesse os ‘verdadeiros cowboys campeões do mundo’. A base era um sistema de pontos derivados do dinheiro ganho em seus rodeios sancionados. Sabemos que isso evoluiu até chegar às fortunas que a PRCA distribui hoje.

Em 1929, Bonnie McCarroll era uma cowgirl superstar que morreu após um acidente durante uma montaria na arena de Pendleton; isso mudou tudo

Bonnie McCarroll

A superstar Bonnie McCarroll, nascida Mary Ellen ‘Dot’ Treadwell, em 1897, atuava no rodeio como performer, praxe na época. Mas também montava em cavalos xucros e era excelente no bulldog e laço. Ao lado de outras mulheres que faziam o mesmo, como Tad Lucas, Mabel Strickland, Fox Hastings, Dorothy Morrell (Robbins) e Florence Hughes.

Nasceu destinada ao meio western. Cresceu em uma fazenda de gado em High Valley, perto de Boise, Idaho. Logo se destacou no rodeio. No início de sua carreira, ganhou dois campeonatos de Bronc Riding no Cheyenne Frontier Days, em Cheyenne, Wyoming. Assim como também foi campeã do primeiro rodeio realizado no Madison Square Garden, em Nova York.

Planejava se aposentar depois do Pendleton Roun-Up daquele fatídico setembro de 1929. Ao lado do marido, Frank Leo McCarroll, bulldogueiro, curtiria aposentadoria em Boise, Idaho. Enquanto fazia uma exibição em um cavalo xucro, foi repentinamente jogada de sua montaria, ‘Black Cat’. O animal deu uma cambalhota sobre ela. Levaram McCarroll às pressas para um hospital, mas ela morreu logo depois em decorrência dos machucados na coluna e uma pneumonia.

Fonte: Wikipedia
Crédito das fotos: Divulgação/Idaho Experience

Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus