Ambientado na década de 30, durante a Grande Depressão, com a queda da Bolsa de Nova York, que levou milhares de pessoas ao desemprego, Seabiscuit – Alma de Herói conta a história de Howard (Jeff Bridges), que depois de perder a sua família, redescobre o amor e passa a investir em cavalos de corrida.
A partir deste momento, Howard, contrata como treinador Tom Smith (Chris Cooper), um vaqueiro calado e excêntrico, que não conseguia emprego fixo, mas que possuía uma empatia com os animais.
Começa então a busca de Smith por um animal diferente, com potencial adormecido, para conseguir pagar barato e treiná-lo para tentar vitórias em páreos menores. Nesse meio tempo, surge Seabiscuit, que era visto com um animal preguiçoso, de pernas tortas, maltratado e rebelde.
Da mesma forma é feita a escolha do jóquei, quando Tom Smith esbarra em Red Pollard (Tobey Maguire) por acaso e identifica no rapaz as mesmas qualidades e problemas que tem o seu cavalo. Abandonado quando adolescente, o fracassado Red passa a vida fazendo bicos e montando por um teto e um pouco de comida. Juntos, Howard, Smith, Pollard e Seabiscuit começam um trabalho que entrará para a história.
Dirigido por Gary Ross, o filme cruza a história dos três cavalheiros, com a de Seabiscuit, que atraiu a população americana para a sua história de sucesso no Turfe.
Curiosidades
O filme, lançado em 2003, contou com cerca de 40 cavalos durante as filmagens, sendo dez reservados exclusivamente para serem Seabiscuit nas telas.
Por fim, vale destacar que a produção foi indicada ao Óscar e ao Globo de Ouro em 2004, na categoria de melhor filme. Além disso, também foi indicado ao Grammy na categoria melhor trilha sonora.
Por Equipe Cavalus
Fonte: Omelete
Foto: Seabiscuit Heritage Foundation