Quando o assunto é enduro equestre, não tem jeito: o cavalo Árabe se destaca. Afinal, trata-se de uma raça extremamente resistente e com forte aptidão para correr longas distâncias. Tais características ficaram em evidência durante a Copa Nacional de Enduro, realizada no último sábado (23), no Haras Albar, em Campinas/SP.
As disputas valeram pela 40ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, evento promovido pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA). Além disso, os resultados da Copa Nacional de Enduro do Cavalo Árabe também valeram pela VII e última Etapa do Paulistão da modalidade.
Copa Nacional de Enduro do Cavalo Árabe
Sob chancela da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Instituto Enduro Brasil (IEB), as disputas aconteceram em 12 categorias nacionais: 20 km (Adulto, Jovem e Mirim), 40 km (Adulto, Jovem e Mirim), 60 km (Adulto, Jovem e Mirim) e 80 km (Adulto, Jovem e Mirim). E, ainda, correram as categorias internacionais, de prova FEI, de 100 km (Adulto e Young) e 120 km (Adulto e Young).
Beto Rossi, diretor de Enduro da ABCCA, cita que a prova foi um sucesso. “O tempo ajudou muito, um dia muito bonito. Foi uma prova bem organizada, com mais de 90 cavaleiros e excelentes resultados. Transcorreu tudo bem, ainda mais valendo a prova pela Nacional, com a grande maioria de cavalos Árabes”.
Ainda segundo Rossi, nas trilhas prevaleceu as características do cavalo Árabe. “Ou seja, resistência e aptidão para correr longas distancias. A prova estava ótima, todo mundo gostou muito, foi reconhecido, valorizou ser uma prova credenciada como uma Nacional da raça, com uma premiação muito legal”, acrescenta.
Tirando o protagonismo do cavalo Árabe nas disputas, outro ponto alto do evento foi, sem dúvidas, a realização do Endurinho. Uma prova destinada para crianças de até 11 anos, que contou com a participação empolgante e entusiasmada da garatonada sob a sela de um exemplar Árabe. De acordo com o diretor de Enduro da ABCCA, as disputas do Endurinho contaram com 10 participantes, que abrilhantaram o evento.
Confira os campeões nacionais da raça Árabe de enduro:
- CEI2* 120: Juliana Pucheu Costa Moreira e Onix Endurance – 6:57:58;
- CEIYR2* 120: João Pedro Bornia Antocheski e Quirina do Bom Viver – S/T;
- CEI1* 100: Rafaela Moreira Barreto e Ciroc Xb – 05:50:55;
- CEIYR1* 100: Pedro Pupo Mastrorosa e Carceres Bv – 05:55:07;
- CEN 80: Rodrigo Azzari Beneplacito e Tifany Bv – 05:05:56;
- CEN MIRIM 80: Eli Peres Steinbruch e Zane Grey Endurance – 05:35:20;
- CURTA ADULTO 60: Patricia Bicudo Barbosa e Play Do Bom Viver – 03:17:12;
- CURTA MIRIM: Gustavo Machado Ulsenheimer e Rg Kisil – 04:17:16;
- GRADUADO ADULTO: Thiago Nastas Haidar e Califfa – 78.11 pontos;
- GRADUADO JOVEM: Helena Haaland e Electra Da Capita – 68.89 pontos;
- ABERTA ADULTO: Marcelo Tarasantchi e Bordeaux – 33.33 pontos;
- ABERTA JOVEM: Bruna Santos Moradei e Komanche – 29.20 pontos;
Colaboração: Cavalus Comunicação Equestre
Crédito e legenda da imagem: Copa Nacional de Enduro foi realizada em Campinas/SP/Divulgação/Gisele Tomazela