Para participar de uma prova é preciso conhecer todo o regulamento da mesma para não cometer nenhum erro e acabar sendo desclassificado.
Para os iniciantes que vão começar a participar de campeonatos ou mesmo os mais experientes, para não cometer deslize, conversamos com o Juiz e Inspetor de Provas Oficial da ABQM, o médico veterinário Thiago Nitta.
De acordo com o juiz, o primeiro ponto que devemos levar em consideração é a organização do evento. Mais que treinar para participar, o competidor precisa conhecer todo o regulamento da prova. “Precisamos estar atentos a quem está organizando o evento, pois os eventos oficializados, realizados pela ABQM, seguem o regulamento da instituição. Já as provas que são promovidas pelas demais organizações, além do regulamento da ABQM – que deve ser seguido para que a prova seja chancelada -, seus regulamentos podem ter algumas adições ou alterações específicas. Por exemplo, nas provas promovidas pela ANTT, os competidores realizam a primeira passada que é a oficial e segunda passada que não é oficial”, explica Nitta.
Existe ainda o regulamento de bem-estar animal, que também deve ser observado. “Hoje em dia, um animal que não está bem psicologicamente e fisicamente, não terá uma boa performance. É um tema em alta e necessita de muita conscientização”, ressalta Nitta.
Primeira competição de um cavalo
Para os proprietários iniciantes em competições, o juiz faz um alerta quanto à documentação do animal. Segundo Nitta, os exames obrigatórios, registros, chipagem, entre outros, devem estar de acordo com o regulamento da prova. “Por isso ressalto a importância de conhecer todos os detalhes do regulamento”, alerta o juiz.
Outro ponto importante, afirma Nitta, é observar se o animal se enquadra em todos os requisitos do regulamento para participar da competição. “O principal é você ter conhecimento das regras para se enquadrar nelas, pois todas são importantes e passíveis de desclassificação” explica.
Principais erros
O juiz faz um alerta quanto aos principais erros cometidos por participantes iniciantes e também os profissionais. “Muitos competidores não se informam no regulamento sobre as vestimentas corretas para participar das provas, o que causa a desclassificação do atleta”, afirma.
Outro erro comum entre os participantes nas categorias profissionais é a inscrição do animal em uma categoria inadequada.
“São erros comuns que poderiam ser evitados se o competidor se informar com antecedência nos regulamentos das competições. Os regulamentos completos da ABQM podem ser acessados pelo site: www.abqm.com.br.
Por: Camila Pedroso
Fotos: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus