São sete características para o triunfo: paixão, crença, estratégia, clareza de valores, energia, poder de união e domínio da comunicação
Para escrever esta coluna, uso como base teórica duas obras do californiano Anthony Robbins, escritor, palestrante, responsável pela popularização da Programação Neurolinguística pelo mundo. Os livros em questão são: “Desperte o seu gigante interior” (Ed. Best Selller/2009) e “Poder sem limites” (Ed. Best Selller/2019).
“Sucesso é o processo contínuo do esforço para se tornar maior. É a oportunidade de continuar crescendo emocional, social, espiritual, fisiológica, intelectual e financeiramente, enquanto contribui de alguma forma positiva para os outros. A estrada do sucesso está sempre em construção”, define o escritor. “O poder supremo é a habilidade de produzir os resultados que você mais deseja e criar valores para outros no processo”.
Segundo o palestrante, “todo grande sucesso está relacionado com ação. E é a ação que produz resultados. O conhecimento é somente um poder potencial até que chegue às mãos de alguém que saiba transformá-lo em ação efetiva. (…) Seu nível de domínio da comunicação exterior determina o seu sucesso – pessoal, emocional, social e financeiro. Mais importante ainda: o nível de sucesso que você experimenta internamente – felicidade, alegria, prazer, amor – é o resultado de como você se comunica consigo mesmo”.
Leia mais
Robbins afirma que sucesso não é acidente. “A diferença entre pessoas que conseguem resultados positivos e aqueles que não conseguem não é nenhum tipo de acaso. Há padrões consistentes e lógicos de ação, caminhos específicos para a superioridade, que estão ao alcance de todos nós. (…) Nossas crenças sobre o que somos e o que podemos ser determinam precisamente o que seremos. Se acreditamos em magia, viveremos uma vida mágica. O que acreditamos ser verdade, o que acreditamos ser possível torna-se verdade, torna-se possível”.
O renomado coach afirma em seus escritos que paixão e crença ajudam a conseguir o estímulo, a propulsão em direção à excelência. Mas ele alerta: “só uma pequena porcentagem de pessoas vive, de fato, a vida de seus sonhos”. Por quê? “É preciso esforço. É preciso ação firme”. E continua: “o maior sucesso não é no palco do mundo. É no mais profundo recesso de nosso próprio coração. Bem no fundo, precisamos estabelecer laços duradouros e afetuosos com os outros. Sem isso, qualquer sucesso é, na verdade, vazio”.
O disseminador da Programação Neurolinguística, tema que muito me fascina e encanta, cita os atributos para o triunfo: “a Fórmula do Sucesso Definitivo tem sete características: paixão, crença, estratégia, clareza de valores, energia, poder de união e domínio da comunicação”. E vai além: “se você olhar para as mais bem sucedidas pessoas, em qualquer campo, descobrirá que não são, necessariamente, as melhores e as mais brilhantes, as mais rápidas e as mais fortes. Descobrirá que são as com maior confiança”.
Por fim, ele relata sobre o oposto do sucesso. “Todas as pessoas bem-sucedidas aprenderam que o sucesso está escondido no outro lado da frustração. Ao serem rejeitados, os melhores vendedores usam o não para conseguirem o sim que tanto querem”. E ressalta a importância de não nos deixarmos vencer pelo medo, não nos prostarmos diante dos pequenos desafios. “Não existe fracasso. Há somente resultados. Se não produziu o que queria, você pode mudar as ações e produzir novos resultados. Comprometa-se a aprender a cada nova experiência”. Ele finaliza com o conceito de autorresponsabilidade, em que devemos ter a consciência de sermos as nossas melhores versões, dando vazão ao nosso poder criativo, sobrepondo os nossos defeitos com as nossas potencialidades: “assumir responsabilidade é, em minha opinião, uma das melhores medidas do poder e da maturidade de uma pessoa. É também um exemplo de capacidade sinergética de um sistema coerente de crenças. Se você estiver no controle, terá sucesso”.
Em meus quase 40 anos de idade, tenho humildemente aprendido que é fazer o bem para colher o bem. Agir com generosidade e ter gratidão por tudo (até pelos resultados não esperados). Colocar amor em nossas palavras e, sobretudo, em nossas ações. Deixarmo-nos guiar pela Fé. Fazer caridade e ajudar o próximo. Viver de forma equilibrada e feliz, valorizando a família, os amigos, sempre respeitando a Natureza e os animais.
Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP – A voz do Agronegócio.
E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: @marcelopardinioficial
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal
Veja outras notícias no portal Cavalus