Quarto de Milha

Jazzy Jay, outro nome que deixou gerações de sucesso no Trabalho

O jornalista Abdalla Jorge Abib escreve em sua coluna dessa semana sobre o garanhão Jazzy Jay, suceso na linhagem de Trabalho

Publicado

⠀em

Além de atleta de destaque na Apartação, é até hoje o 2º colocado no Ranking Geral como pai e avô na modalidade

Iniciamos mais um ano e cheio de esperanças para que tudo volte ao eixo normal, onde as famílias e amigos possam desfrutar novamente de seus encontros, sem restrições.

E um dos bons motivos para que essas reuniões voltem novamente a ocorrer tem um nome: Quarto de Milha, pois ele estará sempre em meus pensamentos e de tantos outros aficionados pela raça.

Dando continuidade às histórias de reprodutores que contribuíram para o seu desenvolvimento no Brasil, destaco hoje em meu texto o castanho Jazzy Jay.

Sua história começa em dezembro de 1988, praticamente dois anos antes de seu nascimento, quando o mineiro, de Uberaba, Luciano Borges Ribeiro foi a Aubrey (Texas) assistir uma das tradicionais provas de Apartação de final de semana.

“O domingo estava muito frio e chuvoso e a prova foi vencida por uma égua castanha, forte, grossa, com movimentos precisos e de muito vigor que chamou sua atenção.

O nome desse animal era Les Glo Bay, uma filha de Son Ofa Doc, que estava sendo apresentada por seu proprietário”, contou Luciano que informou que a tendência da época, era por animais finalistas de grandes eventos.

“Eu fiquei impressionado pela beleza de seus movimentos e pelo total arrecado em pequenas competições. Então, no mesmo domingo, a adquiri, juntando-se com outras três que já havia comprado: Little Topi, Clarks Hugger e Ginger Tari, as quais seguiram para o rancho de Art Faux, em Orlando (Flórida)”, pontuou Luciano.

Leia mais em:

Ele disse que em uma de suas viagens ao Texas, teve a oportunidade de conhecer Mr. Shorty Freeman, que o considera o melhor criador de cavalos de Apartação de todos os tempos. “Procurei sempre ouvir com muita atenção seus ensinamentos sobre cruzamentos, criação e trabalho com as melhores linhagens.

E como às éguas já estavam na Flórida, com documentação de importação sendo finalizada, percebi que o garanhão Freckles Playboy seria o cruzamento recomendado para as quatro éguas. Adquiri, então, as coberturas e enviei as éguas de volta por uma longa viagem até Oklahoma.

Destes cruzamentos nasceram Jassy Jay (Les Glo Bay); Freckles Pepita (Little Topi), campeã Potro do Futuro; Freckles Nevada (Clarks Hugger), campeão Nacional de Rédeas; e Tarita Playgirl (Ginger Tari), que se acidentou antes de competir, confirmando o acerto das recomendações do mestre Shorty Freeman.

O acasalamento que deu certo

Com o mesmo cruzamento de Freckles Playboy e Les Glo Bay, nasceu em 10/04/1990, o potro Jazzy Jay. “Desde os primeiros dias de vida ele se mostrou um animal diferenciado, sendo criado solto no pasto junto com a safra de 1989 até o início dos treinamentos”, revelou Ribeiro.

O cavalo fez sua estreia em pista em 1993 nos eventos da ABQM: o Congresso, em abril, ficando em 4º lugar; e depois em julho no Potro do Futuro, colocando-se na quinta posição, ambos apresentados pelo treinador norte-americano Charles Macderman, que estava no Brasil.

A seguir o cavalo acumulou várias premiações em 1994 e 1995, totalizando 20 pontos pelas mãos de Sergio Martins, com destaque para os títulos de campeão do Congresso Brasileiro 95, na Aberta Sênior, e reservado campeão Derby ANCA.

Destaque na reprodução

Como garanhão, Jazzy Jay produziu em nove gerações descendentes comprovados nas pistas pelo Brasil em: Apartação, Team Penning, Laço Individual (Téc. e Cron.), Rédeas, Ranch Sorting, Vaquejada, Laço Pé e Três Tambores.

Entre essas modalidades, o grande destaque fica por conta da Apartação, acumulando 628,5 pontos através de 25 filhos em campanha, pois o garanhão mantém a 2ª colocação em todos os tempos no Ranking da modalidade.

E entre as fêmeas mais pontuadas estão: Tina Play Lena, totalizando 105,5 pontos; Miss Lil O’lena, com 79,5 pontos; Mansita Playgirl (30 pontos); Scarlet Jay (26,5); Star Jay Bar AJ (24); Moonlight Jay (18,5); Freckles Mentira (18); Pepita Jazzy Doc (17,5); Blue Violet (16); e Blue Serenade (14,5).

Já em relação aos machos, aparecem: Tilly Playboy, apurando 64 pontos (+ 8 pontos em Rédeas); Colonel Peppy Pep, com 30 pontos; Play Around, com 25,5 pontos, além de 10 em Ranch Sorting; Kayak River, com 23,5; e Circle The Jazz (12,5 pontos). Como destaque também o castrado Jazzy San Badger, totalizando 88,5 pontos.                   

Além da Apartação, Jazzy produziu 71,5 pontos no Team Penning com destaque para o castrado Jazzy Lynx (38,5) e o cavalo Jiggin Jazz (25 pontos, mais 10 no Ranch Sorting). Já no Laço Individual, aparece Doctor Jazz com 46 pontos no técnico e 12 no cronômetro.

E pela Rédeas, a égua Miss Jazzy Moon, somando 16,5 pontos.

Como avô acumula mais de 7 mil pontos

Jazzy Jay se consagrou também como avô, somando o total de 7.017,25 pontos por intermédio de 364 netos, mantendo-se ainda em 17º no Ranking Geral em todos os tempos. Entre tantos netos vencedores, destaco aqueles que atingiram mais de 100 pontos e obtiveram o Registro de Mérito Superior em suas respectivas modalidades.

No Ranch Sorting ele está no 3º lugar do Ranking desta prova, em todos os tempos, somando 2.337,5 pontos. Entre os netos que se situam nesta quantidade de pontos estão: Scarlet Jazzy Girl, com 127,5 pontos; Cutter Jay To You SZ (115,5 pontos); Hippie Tina Smart (100,25 pontos); e Pepto Tilly Boy 4M (100 pontos), todos pelas classes Aberta e Amador); e Dark Out Tilly 4M, com 118 pontos, pela Aberta.

Na prova de Três Tambores destacam-se entre eles: Top Fly Jay VS, somando 307,25 pontos; e Spider Doc K, com 109 pontos; ambos nas classes Aberta e Amador.

Pelo Laço Cabeça, também está na 3ª colocação com 625 pontos e destacam os animais: Jack Jay Bee Dee, com 126,75 pontos pela Aberta e Amador; e Miss Jazzy Garnet TS, 107,75 pontos, na Aberta.

No Laço Individual é representado por One Time Jay LN, somando 103 pontos, sendo RM Superior – Cronômetro (Ab. e Am.) e pelo Técnico (Am.).

Correndo Vaquejada, como cavalo de esteira, destaca-se Top Gum Max, com 110 pontos pela classe Aberta.

E finalizando com a modalidade Apartação, o representante com 109,25 pontos é o castrado Jay Bee Tilly 4M, RM Superior (Ab. e Am.). Aliás, nesta modalidade, Jazzy Jay também mantém a 2ª colocação no Ranking como Avô, em todos os tempos, com 828,25 pontos.

Por toda contribuição à raça Quarto de Milha, ele passou a fazer parte do Hall da Fama ABQM em 2015.

Contatos: (11) 99918.6501 / [email protected] / Facebook / Instagram

Mais notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads