Saúde & Bem-estar

IBEqui e Mapa discutem alterações na política do mormo para ‘teste complementar’ no exterior

Entidades discutem possibilidade da realização de um teste complementar do mormo no exterior. Rodrigo Forte, presidente da ABCCA comemora iniciativa

Publicado

⠀em

IBEqui e Mapa discutem alterações na política do mormo para ‘teste complementar’ no exterior

O presidente do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), Manuel Rossito, e o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Guilherme Tollstadius Leal, se reuniram, na quinta-feira (14/04), em Brasília (DF), para discutir a liberação do Teste Complementar (Reteste) de Mormo no exterior.

Atendendo à demanda de diversas entidades, o IBEqui enviou, no dia 21 de dezembro de 2021, ofício à Câmara Setorial, sobre o Teste Complementar. Atualmente, apenas um laboratório tem autorização para realizar esse tipo de teste no país. 

Normas relacionadas ao Mormo

A instrução normativa nº 6 do Mapa, estabelece que, na realização do teste de triagem, em casos que o animal testar positivo para Mormo, deverá ser realizado um novo teste. O ofício da entidade propõe alteração no procedimento, com a inclusão de outros laboratórios para a realização da contra-prova, uma vez que o protocolo de diagnóstico do Mormo, no Brasil, está alinhado com as tendências das pesquisas de ponta dos laboratórios de referência internacional. 

O Mapa informou que o documento ainda tramita em diversas áreas do órgão para análise de viabilidade nas alterações da política do Mormo. A equipe técnica do Ministério deve divulgar a resposta oficial nos próximos dias. O IBEqui aguarda a decisão para convocar reunião da Diretoria Executiva e definir os próximos passos.

“A melhor coisa que aconteceu nos últimos anos para a Indústria do Cavalo no Brasil foi a fundação do IBEqui, pois agora as Associações têm uma única e potente voz, especialmente junto ao MAPA. ABCCA é fundadora do IBEqui e agora temos realmente uma chance de resolver essa questão do Mormo”, afirma Rodrigo Forte, presidente da ABCCA.

Por Assessoria de Imprensa IBEqui
Crédito da foto em destaque: Divulgação/
IBEqui

Mais notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads