Congresso Brasileiro – Provas de Laço Cabeça trazem emoção a Arena RAM

Categorias de Laço Cabeça foram decididas por desempate, mostrando a qualidade técnica dos conjuntos

O 31º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha – Trabalho & Conformação, realizado no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba/SP está chegando as suas etapas finais.

Nesta quarta-feira (27) a Arena RAM recebeu as provas da modalidade de Laço Cabeça, nas categorias Aberta Júnior, Aberta Castrado, Profissional Light e Aberta Sênior.

Foi um dia muito competitivo, com categorias sendo decididas no desemparte.

Na categoria Aberta Júnior, o conjunto Marcelo Rizzi da Silva, o Marcelo Pepa, e Snow Wood, de propriedade de Gilmar Mandotti Garcia e Lincon M. J. Figueiredo cravaram uma disputa acirrada com o conjunto Wesley Fonseca Caldeira e Dodge Gray PBA, de propriedade de Paula Botelho Prado de Alencar.

Eles empataram suas pontuações e voltaram a pista para a disputa final, quando Marcello Peppa e Snow Wood levaram a melhor.

“Foi uma prova muito dura. A categoria Aberta Júnior de Laço Cabeça sempre é uma prova muito disputada, são animais que vem do Potro do Futuro, treinados, e quando vem para o ano seguinte, para a Aberta Júnior, os animais estão bem treinados, mais maduros na corrida. A prova de Laço Cabeça do Congresso possui um nível alto, consegui empatar, fizemos uma nova corrida e eu sai campeão”, comemorou Pepa.

Marcelo Rizzi da Silva

Na categoria Aberta Sênior de Laço Cabeça, pai e filho brigaram pelo primeiro lugar. Na sela de Rafael Correa Paoliello, Shinning Candy MA, de propriedade de NSA Farm Agro Pecuária e Shinning Beaver MA, pai de Shinning Candy MA, de propriedade de Marcelo Carlos André Gross lutaram até o último segundo, mas dessa vez, com apenas um ponto de diferença, o filho levou a melhor.

 “Ele é um cavalo que a gente treinou, na Copa dos Campeões, no laço pé eles também empataram, ficando em primeiro e segundo lugar no pódio, o pai sempre deixando o filho na frente. É muito gratificante. Ele está se comprovando mais uma vez tanto na no laço cabeça quanto no laço pé”, comemorou Paoliello.

Arena Vetnil

Já na Arena Vetnil, continuaram as provas de Três Tambores, com as categorias Aberta Junior e Aberta Sênior, além do Teste Horse.

Na categoria Aberta Junior, Décio Talon e ST Oxford Leo (Dash Ta Fame x ST Analeo), de propriedade de Marcio Matheus Tolentino completaram a passada com o tempo de 16s465, conquistando o título de campeões.

A lista completa dos campeões pode ser acessada no site SEQM.

Atendimento veterinário

E não são só as provas que agitam o Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba/SP.

Durante o Congresso, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), com foco no bem-estar animal, disponibiliza uma clínica médica veterinária com atendimento aos animais participantes, durante todo o período das provas, desde a entrada no recinto do primeiro animal, até a saída do último.

A estimativa, segundo dados da ABQM, é que mais de 2,5 mil cavalos participam das competições, que vão até o próximo domingo (01).

Todos os anos, a ABQM disponibiliza plantão veterinário 24h, com atendimento clínico geral aos animais, além da possibilidade de realização de exames complementares como radiografia, ultrassonografia, endoscopia e laboratoriais.

“Tudo é feito aqui mesmo. Nós temos os mais modernos aparelhos para diagnóstico e tratamento dos cavalos. Nossa equipe de estagiários é formada por médicos veterinários e estudantes de todo país. É um serviço de extensão, para que vivenciem a prática”, destaca Reinaldo de Campos, médico veterinário da clínica da ABQM, sendo isto possível através de parceria entre a Associação e universidades de medicina veterinária.

Juiz de Bem-Estar Animal e Anti-doping

No Congresso, além do plantão 24h, a ABQM implementou a presença de um juiz de bem-estar animal, médico veterinário, que tem como função assegurar as boas práticas de manejo e garantir o tratamento adequado aos animais antes, durante e depois das provas. Nessa edição, a função é desempenhada pelo médico veterinário e professor universitário Thiago Nitta.

A Associação adota ainda todas as normas sanitárias definidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Serviço de Defesa Agropecuária Estadual, garantindo a sanidade e o bem-estar animal nas competições.

Por: Camila Pedroso

Colaboração: Assessoria ABQM

Fotos: Verônica Formigoni

Mais notícias no portal Cavalus