Confirmando o favoritismo, o Time Brasil de Adestramento dominou o pódio na disputa individual no Sul-americano, realizado no Club Hípico Paraguayo, em Assunção, Paraguai no último dia 05/10. O cavaleiro Victor Trielli Avila integrou o time campeão e garantiu a medalha de prata, além do ouro por equipes conquistado no dia 03/10.
Bicampeão sul-americano por equipes em 2018 e 2022, Victor Trielli Avila montou Corsário IGS. O conjunto foi o único a competir no Freestyle Big Tour e estava fazendo uma bela apresentação, quando uma queda de energia interrompeu a apresentação. Victor, fechou com 71,410% de aproveitamento conquistando a prata e foi condecorado com a premiação de melhor cavaleiro internacional.
Batemos um papo com este grande cavaleiro para conhecer de perto sua história e todos os bastidores dessas grandes conquistas. Confira!
Portal Cavalus: Gostaria de saber como foi para você conquistar o segundo lugar? Quais foram as maiores dificuldades e na sua opinião, o que te levou a conquistar o título?
Victor Trielli Avila: Então a experiência, só de estar aqui e participar, já é maravilhosa e ainda tendo a oportunidade de poder brigar por medalhas é mais gratificante ainda. Eu estou muito feliz de ter participado, foi uma jornada maravilhosa!
Na disputa do Individual, eu tive uma infelicidade muito grande, acabou a energia aqui no complexo no meio da minha prova e eu tive que recomeçar a minha apresentação da metade. Como o Freestyle Big Tour é com música, eu tive que correr atrás da música e tal, e isso me prejudicou demais, porquê ficou um pouco quebrado no final.
Como tem nota artística também, me impossibilitou talvez de, quem sabe, tentar um saltinho maior e conseguir buscar o ouro, mas estou muito feliz com o resultado, estou muito honrado e grato por ter participado.
Portal Cavalus: Me fale um pouco sobre o Corsário IGS, como ele chegou até você?
Victor Trielli Avila: O Corsário IGS já vinha muito bem das últimas seletivas, e eu vim para cá muito confiante. Uns três dias antes participamos das seletivas e a gente conseguiu fazer boas provas, e estou muito satisfeito com o desempenho dele.
Ele está comigo pelo quarto ano consecutivo, é a quarta temporada nossa. Ele chegou mais ou menos no começo de 2019, e eu tenho muito a agradecer aos proprietários dele, o Marcelo Alves e a Sandra, por confiarem em mim.
Ele chegou no começo um pouco perdido nas bases, mas graças a Deus, com o tempo, ele foi melhorando, a gente conseguiu atingir muitas coisas, fomos bicampeões Brasileiro Sênior Top 2020/2021, e agora aqui no Sul-americano, a gente conseguiu classificar o time Brasil para o Pan e ainda vamos voltar para casa com duas medalhas.
Portal Cavalus: O Brasil conquistou os primeiros lugares no pódio. Na sua opinião, qual é o diferencial da nossa equipe? O que nos fez alcançar este posto?
Victor Trielli Avila: Viemos com uma equipe muito forte, muito unida, todos muito qualificados. Foi um trabalho muito bom da CBH (Confederação Brasileira de Hipismo), temos que agradecer a todos eles pela logística e organização, a nossa chefe de equipe Pia Aragão, nosso treinador, todos os meninos daqui da equipe, os meus companheiros de equipe, os meninos que vieram aqui no suporte para tratar dos cavalos, foi muito bom, a equipe estava muito unida e deu tudo certo.
Portal Cavalus. Você vai participar das seletivas para o Pan? Quais são seus planos?
Victor Trielli Avila: A gente precisava ter conseguido Ouro ou Prata para classificar o país, a nação, para os jogos Pan-americanos, e agora vão começar as seletivas. Eu vou entrar nas seletivas, estou bem confiante e espero aí poder conseguiu uma vaguinha na equipe pra estar mais uma vez competindo pelo Brasil internacionalmente.
Portal Cavalus: Como foram seus preparativos para os Jogos Pan-americanos?
Victor Trielli Avila: A gente sempre tenta dosar o trabalho, tem dias que é mais leve, outros mais pesados, pro cavalo chegar em sua melhor forma na competição, chegar preparado, e não chegar cansado. Enfim, para chegar até aqui foi uma viagem um pouco pesada para os cavalos, foram quatro dias no caminhão, mas deu tudo certo!
Os cavalos chegaram bem, enfim, agora pra frente é manter o mesmo trabalho. O cavalo está com tudo no lugar, claro sempre existem alguns detalhes para melhorar, e agora é manter esse trabalho, manter o foco, e seguir crescendo.
Portal Cavalus: Como foi seu início no esporte?
Victor Trielli Avila: Quando eu nasci, meus pais moravam em um haras que tinha uma criação de cavalos Lusitanos. Eu nasci praticamente no meio dos cavalos, sempre tive contato.
Comecei no esporte bem novinho, fazia aulas de equitação, e depois eu comecei a competir com meus 9 anos de idade, após a minha primeira competição fiquei cada vez mais focado, comecei a gostar do esporte é deu super certo, graças a Deus. Sempre sonhei fazer o que eu faço hoje.
Portal Cavalus: Quais foram seus principais títulos?
Victor Trielli Avila: Meu primeiro título foi Campeonato Brasileiro de Júnior em 2012, depois fui Campeão Brasileiro Young Riders em 2014, passei a competir em Sênior em 2015, quando fiquei em quarto lugar, depois eu fiquei um tempo na Europa.
Quando eu voltei, fui medalha de ouro por equipes no último Sul-americano há 4 anos atrás, e depois em 2020 fui Campeão Brasileiro Cavalos Novos 5 anos e Campeão Brasileiro Sênior Top 2021, Campeão Brasileiro Cavalos Novos 6 anos e novamente Campeão Brasileiro Sênior Top.
Agora neste ano, conquistei uma medalha de ouro por equipe e uma medalha de Prata individual no Odesul.
Portal Cavalus: Quais são seus planos para o futuro?
Victor Trielli Avila: Eu estou muito focado, eu acho que sempre que a gente conquista alguma coisa a gente trabalha muito para isso, então, sempre que a gente pode coroar um trabalho a gente fica ainda mais focado, com mais combustível para seguir em frente.
Eu estou muito focado, quero seguir crescendo no esporte e cada vez mais, tendo novos cavalos, ensinando mais cavalos e fazendo mais competições, enfim, eu estou muito, muito feliz nesse momento da minha vida e isso é muito gratificante mesmo!
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus
Fotos: Arquivo pessoal
Leia mais sobre Hipismo aqui