O ano de 2022 para os associados da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Bretão (ABCCB) foi de renovação e reestruturação. Segundo o presidente da entidade Rafael de Castro Ettori, a associação atuou no desenvolvimento de mudanças estruturais, visando o progresso da entidade.
E segundo o balanço promovido pelo presidente, os frutos colhidos deste trabalho foram positivos. A raça participou de grandes exposições no país e comemorou a participação em eventos na França, mostrando a proximidade que ambas as entidades possuem.
O portal Cavalus realizou uma entrevista exclusiva com Ettori, uma retrospectiva sobre o ano para os criadores de cavalos Bretão. Confira!
Portal Cavalus: Como foi o ano de 2022 para a associação do cavalo Bretão?
Rafael de Castro Ettori: 2022 foi um ano importante para a ABCCB, pois ocorreram mudanças estruturais, que levaram a Associação ao progresso. O foco deste ano foi voltado à instituição em si, visando rever circunstâncias e consolidar boas práticas em benefício dos associados e da raça como um todo.
Administrar uma Associação pequena traz alguns desafios, principalmente no que diz respeito à gestão de recursos e pessoas. Contudo, o amor à raça se converte em empenho, que faz superar todos os obstáculos existentes. A união dos criadores é de suma importância para o progresso. Esta dedicação se expressa em conquistas, sendo que, em relação a 2022, provavelmente a maior delas foi um superávit gerado graças à atual Diretoria Executiva, fato que há anos não ocorre na ABCCB, o que para nós trata-se de um grande feito. Além disso, houveram ainda melhorias na estrutura da Associação, tanto na gestão, como no sistema que a integra. Através da boa administração, os resultados positivos para a raça são inevitáveis.
Portal Cavalus: Como foi o volume de vendas em leilões chancelados? Houve aumento da procura pelos animais da raça?
Rafael de Castro Ettori: No que diz respeito ao mercado, em 2022 a procura por bretões aumentou de uma forma geral, contudo a oferta de animais da raça, tanto mestiços como puros, é limitada, fato que inviabiliza muitas vezes leilões chancelados, mas que ao mesmo tempo valoriza o plantel nacional.
Embora não tenham ocorrido provas oficiais este ano, percebo que muitos criadores têm se dedicado aos seus animais, não apenas no lazer e na reprodução, mas também em atividades esportivas. Tivemos criadores desempenhando um papel fantástico na funcionalidade do bretão, como em seu uso na atrelagem, na equitação de trabalho e bitless, modalidades que a raça mostra excelentes resultados, devido ao seu temperamento, disposição e facilidade de aprendizado.
Rafael de Castro Ettori: Este ano também tivemos mais uma vez a representação da ABCCB na Nacional do Bretão na França, maior evento da raça no mundo, onde nosso Diretor e ex-presidente Aluisio Marsili foi homenageado e pode entregar o prêmio à Grande Campeã da Raça, fato que fortalece o bom relacionamento entre as associações brasileira e francesa. No Brasil, o bretão esteve presente oficialmente em alguns eventos, tais quais a Expo Londrina, a Expoingá e a Expo Cordeiro, por exemplo.
Portal Cavalus: Quais são as expectativas para 2023? Algum evento grande em planejamento, fora Congresso, Nacional e Potro do Futuro?
Rafael de Castro Ettori: Sobre o futuro, tanto a preservação quanto a evolução da raça estão nas mãos principalmente dos criadores, e neste contexto a Associação auxilia e formaliza o processo. Com a importação de sêmen congelado de garanhões consagrados da França, país de origem raça, os primeiros potros de novas linhagens estão nascendo agora, e representam o amanhã do Bretão no Brasil. Cada nascimento renova e mantém nossa esperança.
No início de 2023 teremos eleições na ABCCB, e meu desejo é ver a Associação crescer cada vez mais, difundindo esta raça maravilhosa. É necessário o empenho não apenas da Diretoria Executiva e do corpo técnico, mas também dos associados, para o desenvolvimento do cavalo Bretão no país. Assim, eu gostaria de agradecer de antemão a todos os associados pela confiança na atual Diretoria e também, particularmente falando, pela oportunidade que me deram de assumir esta responsabilidade, que me trouxe lições e amizades eternas. Aprendi muito mais do que imaginei que iria aprender e me dediquei o máximo que pude para tentar trazer bons resultados.
Portal Cavalus: Que mensagem você deixaria para os associados?
Rafael de Castro Ettori: A mensagem que eu gostaria de deixar para os associados é que é preciso ter a plena consciência de que a ABCCB pertence a eles, motivo pelo qual o engajamento de todos é mais do que bem-vindo, é necessário. Assim, peço que não hesitem em questionar, em aprender e em atuar não apenas na raça, mas na Associação como um todo. Se a força de uma corrente equivale ao seu elo mais fraco, que sejamos fortes como nossos bretões. E se a força de um homem está em sua gentileza, que mais uma vez aprendamos com eles. Desejo a cada um de vocês boas festas e muita saúde. Saibam que estarei sempre disponível para tentar ajudá-los da maneira que for possível.
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus
Fotos: Arquivo ABCCB
Leia mais notícias aqui.