Geral

2022 marca encerramento da gestão de Rafael Ettori à frente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Bretão

Presidente comemora os resultados significativos do trabalho de sua diretoria junto a raça, como a participação do pais em um evento na França, casa do cavalo Bretão

Publicado

⠀em

2022 marca encerramento da gestão de Rafael Ettori à frente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Bretão

O ano de 2022 para os associados da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Bretão (ABCCB) foi de renovação e reestruturação. Segundo o presidente da entidade Rafael de Castro Ettori, a associação atuou no desenvolvimento de mudanças estruturais, visando o progresso da entidade.

E segundo o balanço promovido pelo presidente, os frutos colhidos deste trabalho foram positivos. A raça participou de grandes exposições no país e comemorou a participação em eventos na França, mostrando a proximidade que ambas as entidades possuem.

O portal Cavalus realizou uma entrevista exclusiva com Ettori, uma retrospectiva sobre o ano para os criadores de cavalos Bretão. Confira!

Portal Cavalus: Como foi o ano de 2022 para a associação do cavalo Bretão?

Rafael de Castro Ettori: 2022 foi um ano importante para a ABCCB, pois ocorreram mudanças estruturais, que levaram a Associação ao progresso. O foco deste ano foi voltado à instituição em si, visando rever circunstâncias e consolidar boas práticas em benefício dos associados e da raça como um todo.

Administrar uma Associação pequena traz alguns desafios, principalmente no que diz respeito à gestão de recursos e pessoas. Contudo, o amor à raça se converte em empenho, que faz superar todos os obstáculos existentes. A união dos criadores é de suma importância para o progresso. Esta dedicação se expressa em conquistas, sendo que, em relação a 2022, provavelmente a maior delas foi um superávit gerado graças à atual Diretoria Executiva, fato que há anos não ocorre na ABCCB, o que para nós trata-se de um grande feito. Além disso, houveram ainda melhorias na estrutura da Associação, tanto na gestão, como no sistema que a integra. Através da boa administração, os resultados positivos para a raça são inevitáveis.

Portal Cavalus: Como foi o volume de vendas em leilões chancelados? Houve aumento da procura pelos animais da raça?

Rafael de Castro Ettori: No que diz respeito ao mercado, em 2022 a procura por bretões aumentou de uma forma geral, contudo a oferta de animais da raça, tanto mestiços como puros, é limitada, fato que inviabiliza muitas vezes leilões chancelados, mas que ao mesmo tempo valoriza o plantel nacional.

Embora não tenham ocorrido provas oficiais este ano, percebo que muitos criadores têm se dedicado aos seus animais, não apenas no lazer e na reprodução, mas também em atividades esportivas. Tivemos criadores desempenhando um papel fantástico na funcionalidade do bretão, como em seu uso na atrelagem, na equitação de trabalho e bitless, modalidades que a raça mostra excelentes resultados, devido ao seu temperamento, disposição e facilidade de aprendizado.

2022 marca encerramento da gestão de Rafael Ettori à frente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Bretão
Ex-presidente da ABCCB, Milene Greco, treinando sua égua Jade do Harmonia sem embocadura

Rafael de Castro Ettori: Este ano também tivemos mais uma vez a representação da ABCCB na Nacional do Bretão na França, maior evento da raça no mundo, onde nosso Diretor e ex-presidente Aluisio Marsili foi homenageado e pode entregar o prêmio à Grande Campeã da Raça, fato que fortalece o bom relacionamento entre as associações brasileira e francesa. No Brasil, o bretão esteve presente oficialmente em alguns eventos, tais quais a Expo Londrina, a Expoingá e a Expo Cordeiro, por exemplo.

2022 marca encerramento da gestão de Rafael Ettori à frente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Bretão
Ex-presidente da ABCCB, Aluisio Marsili, entregando o prêmio da grande campeã da raça na Nacional do Bretão na França

Portal Cavalus: Quais são as expectativas para 2023? Algum evento grande em planejamento, fora Congresso, Nacional e Potro do Futuro?

Rafael de Castro Ettori: Sobre o futuro, tanto a preservação quanto a evolução da raça estão nas mãos principalmente dos criadores, e neste contexto a Associação auxilia e formaliza o processo. Com a importação de sêmen congelado de garanhões consagrados da França, país de origem raça, os primeiros potros de novas linhagens estão nascendo agora, e representam o amanhã do Bretão no Brasil. Cada nascimento renova e mantém nossa esperança.

2022 marca encerramento da gestão de Rafael Ettori à frente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Bretão
Réveillon da Floresta, primeiro potro nascido no Brasil do garanhão francês Vicking du Bot

No início de 2023 teremos eleições na ABCCB, e meu desejo é ver a Associação crescer cada vez mais, difundindo esta raça maravilhosa. É necessário o empenho não apenas da Diretoria Executiva e do corpo técnico, mas também dos associados, para o desenvolvimento do cavalo Bretão no país. Assim, eu gostaria de agradecer de antemão a todos os associados pela confiança na atual Diretoria e também, particularmente falando, pela oportunidade que me deram de assumir esta responsabilidade, que me trouxe lições e amizades eternas. Aprendi muito mais do que imaginei que iria aprender e me dediquei o máximo que pude para tentar trazer bons resultados.

Portal Cavalus: Que mensagem você deixaria para os associados?

Rafael de Castro Ettori: A mensagem que eu gostaria de deixar para os associados é que é preciso ter a plena consciência de que a ABCCB pertence a eles, motivo pelo qual o engajamento de todos é mais do que bem-vindo, é necessário. Assim, peço que não hesitem em questionar, em aprender e em atuar não apenas na raça, mas na Associação como um todo. Se a força de uma corrente equivale ao seu elo mais fraco, que sejamos fortes como nossos bretões. E se a força de um homem está em sua gentileza, que mais uma vez aprendamos com eles. Desejo a cada um de vocês boas festas e muita saúde. Saibam que estarei sempre disponível para tentar ajudá-los da maneira que for possível.

Por Camila Pedroso . Redação Cavalus

Fotos: Arquivo ABCCB

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads