A Revista Tambor & Baliza trouxe em sua última edição uma matéria especial de treinamento com Edson Carlos da Rosa Santos, treinador de cavalos de Três Tambores há mais de 25 anos, e o atual recordista mundial de Três Tambores.
Edson Carlos tem uma trajetória de sucesso no esporte, sua paixão pelos cavalos e esporte começou ainda pequeno. “A paixão começou na infância, fomos criados em fazenda, sempre lidando com cavalos, junto do meu avô Braz, e os Três Tambores na minha vida começou assistindo os rodeios, assim começamos a competir também, como uma brincadeira nas provas da região de São José dos Campos”, conta o treinador.
Nesses anos no esporte os títulos mais importantes e que Edson Carlos sonhava ganhar ele conquistou, sendo eles: Congresso Brasileiro ABQM, Campeonato Nacional ABQM, Copa dos Campeões ABQM, Potro do Futuro ABQM, 14x campeão no Grand Prix do Haras Raphaela, além de outras provas grandes do cenário nacional, como a do Rancho 2020, a qual ele quebrou o recorde mundial.
O feito do recorde era algo que ele acreditava que um dia iria alcançar por todo seu trabalho, e veio no momento inesperado para ele.
“Ser recordista mundial é uma coisa que eu esperava, mas não naquele momento, mas não me surpreendeu pelo cavalo que estava montado, o que vinha fazendo, pela nossa história, então fiquei muito feliz, na minha vida, meu jeito de treinar não mudou, mas a forma que as pessoas passaram a me olhar que mudou, foi o que mais me impactou”, expõe Edson Carlos.
Com relação ao treinamento dos seus cavalos ele destaca em nossa entrevista que o importante não é só fazer um cavalo, e sim mantê-lo, de maneira que independente de quem o monte possa obter resultados.
Confira agora dicas de como é o treinamento de Edson Carlos na preparação e manutenção dos cavalos que treina
Como é o treinamento dos seus animais?
Edson Carlos: O treinamento dos cavalos, é um treinamento bem simples, na minha opinião quanto mais simples e objetivo é mais fácil do cavalo entender, tentar fazer o que é preciso no momento, não ser repetitivo, porque o cavalo tem de gostar do que está fazendo e sempre colocando o bem-estar do animal em primeiro lugar.
Qual o principal ponto da base dos seus animais?
Edson Carlos: Um cavalo de tambor, não só de tambor, mas de todas as modalidades, tem que ser um cavalo bem feito, bem domado, então a base é fundamental, deixar ele bem flexionado, na sua mão, para que responda tanta em baixa como em alta velocidade.
Quais os exercícios aplicados no seu treinamento?
Edson Carlos: Os exercícios aplicados em treinamento, são exercícios que facilitem as manobras em alta velocidade, então quero um cavalo bem rápido, paleta bem rápida, sensibilidade na boca, um cavalo que correndo não pese sua mão, para que correndo ele consiga fazer esse giro rápido e tem que estar bem flexionado para o corpo dar conta de fazer em alta velocidade.
Qual principal ponto para manutenção dos animais em pista?
Edson Carlos: Para manter um cavalo em pista, tem que cuidar muito do condicionamento físico, para ele aguentar as passadas, bem flexionado, para dar contas de fazer as manobras e mentalmente, porque um cavalo muito estressado, ele não pensa e não consegue fazer o que é pedido para ele em pista.
O que difere o treinamento para abertas e amadores e como você aplica isso, deixando os cavalos prontos para ambas as classes?
Edson Carlos: A diferença de treinar um cavalo para eu correr na Aberta e para um Amador, é que a gente consegue inteirar o cavalo na passada, às vezes se acontecer algo que não esperava, consegue acudir e arrumar o cavalo no momento da passada. Já o Amador você tem que prever o que vai acontecer, para que ele faça uma boa passada.
O que é mais importante durante uma passada para dar marca?
Edson Carlos: O mais importante que um cavalo dar marca, é você conhecer ele e saber até onde você pode ir, se é um animal bom, com cabeça boa, pode explorar o máximo dele para dar tempo baixo, se não estiver bem preparado e você explorar ele, ao invés de baixar, só vai subir o tempo. O fundamental é conhecer muito bem o cavalo.
Qual a maior dificuldade no preparo de um animal hoje em dia?
Edson Carlos: A maior dificuldade é o tempo que temos de trabalhar o cavalo, se tem um proprietário consciente que vai esperar o tempo, fica mais fácil, mas se tem pouco tempo, a pressão do proprietário, a chance de erro é grande.
Você acredita que qualquer animal possa ter potencial para ser um campeão, ou a genética faz diferença?
Edson Carlos: Eu não descarto o animal, ele pode se superar até mesmo fora da linhagem, mas quando trabalha dentro da genética, a porcentagem aumenta muito.
Como vê o mercado dos Três Tambores hoje em dia comparado quando começou?
Edson Carlos: A grande diferença para mim é nos preços dos cavalos. Quando comecei para hoje é surreal, acredito que o mercado viu como é difícil ter um cavalo bom de tambor, um cavalo que mantém suas marcas.
Qual a sua dica aos iniciantes tanto profissionais como amadores?
Edson Carlos: A dica para iniciantes e amadores é arrumar um profissional qualificado para instruir, tem que esperar o tempo certo para as coisas acontecerem.
Por Verônica Formigoni/Revista Tambor & Baliza
Fotos: Divulgação/Batata Bueno
Leia mais notícias aqui.