O laçador brasileiro Marcos Alan Costa tornou-se tricampeão mundial no Laço Individual AQHA na última segunda (10) ao apresentar Stevies Pride N Joy, égua 5 anos, de sua propriedade, ao lado da esposa Keyla Polizello Costa. Na final do AQHA World Show Tie-Down Roping Open Junior Nível 3, eles marcaram 230,5 pontos, estabelecendo ainda o novo recorde dessa prova.
Marquinhos e ‘Bailarina’ estavam entre os favoritos, já que na classificatória haviam feito a segunda melhor nota. Stevies Pride N Joy é filha de Stevie Rey Von x Winenshinem, e também foi reservada campeã no AQHA World Show Tie-Down Roping Open Junior Nível 2, apresentada por outro brasileiro, Daniel Moreira Lopes, nota 214.
“Essa égua é muito especial para nós. Estamos preparando ela para ser a substituta da Paraguaia e, desde que comecei a montar, sempre foi muito especial, muito fácil de montar, muita habilidosa desde o começo. O pai dela, Steve Rey Von é o garanhão do momento hoje dessas genéticas novas. E, com a graça de Deus, ela foi reservada no Level 2 com o Daniel e campeã no Level 3 comigo”, contou nosso campeão.
Marcos Alan Costa celebra ainda o fato de ter conquistado três títulos mundiais AQHA com égua diferentes. Com Trouble With Kate, em 2018, marcou 227 pontos na final do World Show Tie-Down Roping Open Senior. Na época, ele lembrou a seriedade de uma prova como essa do mundial, passando por uma classificatória e uma final entre grandes cavalos e cavaleiros. Em 2015, foi campeão da mesma prova com Sweet As Time.
“Bailarina foi um sonho meu e do meu esposo Marcos desde seus 2 anos de idade, hoje a emoção tomou conta de ver ela brilhar”, escreveu Keyla em seu instagram. Amazona dos Três Tambores, a multicampeã teve um 2025 fantástico nos rodeios da PRCA.
Clique e confira a comemoração pelo título e o recorde.

AQHA World Show
O 2025 AQHA World Show – o campeonato mundial da associação americana do cavalo Quarto de Milha – acontece de 30 de outubro a 19 de novembro, no OKC Fair Park, em Oklahoma City. Ao longo de quase um mês, passarão pelo recinto mais de 1400 competidores de todo o mundo e mais de 1900 cavalos, em um total de 8.584 inscrições, em busca de mais $ 4 milhões em prêmios.
É o evento mais importante da indústria equina, pela representatividade do Quarto de Milha no mundo e o número total de inscrições, premiações, atrações, entre outros. Em jogo, mais do que a premiação em dinheiro. Todo quartista quer o título de campeão mundial AQHA, ostentar a fivela dourada no cinto e dar ao seu cavalo esse currículo. São disputadas todas as modalidades, seja no estilo Western, como no estilo Inglês ou Halter.
Brasil em alta
E esse evento tem no histórico diversas vitórias de brasileiros, não só no Laço, mas no Tambor, na Rédeas e Working Cow Horse. Inclusive, na mesma prova que Daniel foi reservado, Paulo Cardoso Saraiva, um dos grandes nomes do Laço Individual, hoje morando nos Estados Unidos, foi quinto lugar com Sheza Trashy Star. Daniel também apresentou Shes Got Pep N Spark. Na Senior Level 2, Flavio Ribeiro foi sexto lugar com Bodega Blitz N 58.
No Team Roping, o brasileiro Junior Nogueira está na final do AQHA World Show Heeling Open Junior Level 3 com Mydiamonds R Special (terceira melhor nota da classificatória) e com Seven Biggie. Com Seven Biggie nosso ídolo também faz a final Open Junior Heading Level 3. No Heeling Open Senior Level 3, Juninho ficou em décimo na final, com Mayhemm (223,5). Rafael e Rodrigo Paoliello estão por lá, assim como Gabriel Salgado.
Informações gerais do evento: AQHA.com
Fotos: Reprodução/Arquivo Pessoal
Leia mais notícias aqui