Vaquejada

Uma etapa de tirar o fôlego em mais de 1500 senhas realizadas

Publicado

⠀em

O ‘brasileirão’ das Vaquejadas segue seu campeonato com muitas emoções a cada prova

Paranatama tem história. No dia 20 de julho de 1935, o local onde hoje se encontra a cidade, ainda um distrito de Garanhuns, foi sede de uma batalha entre os moradores e o grupo de cangaceiros de Lampião. Maria bonita foi baleada por João Caxeado na praça João Correia de Assis, fazendo com que o bando dos cangaceiros tivesse que bater em retirada. Como saldo negativo desta invasão ficou a morte de José Gomes, mas como saldo positivo a cidade ficou para história por ter expulsado o grupo.

O nome do município vem dos índios Itacoatiara, primitivos habitantes da região. Antigo distrito de Garanhuns, Paranatama inicialmente era chamada de Serrinha do Catimbau. E foi nessa cidade cheia de histórias que o Campeonato Portal da Vaquejada sediou sua oitava etapa dessa temporada. Paranatama fica em Pernambuco e o Parque Paraná recebeu os vaqueiros de 11 a 16 de abril.

Celsinho Vitório Jr

Segundo os especialistas, foi uma etapa onde o CPV deu demonstração de força e organização. A 3ª Vaquejada do Parque Paraná contou com cerca de 1500 senhas, feitas por vaqueiros de diversos estados do país, e recebeu um público circulante de mais de 50 mil pessoas. “Foi, sem dúvida, a maior festa de gado realizada em 2018 até agora. A boiada recebeu grandes elogios dos competidores e foi aplaudida pelo público. Fazia muito tempo que eu corria uma boiada parecida com essa. Alexandre Pita priorizou a boiada e colocou na pista um gado todo igualzinho. É disso que o vaqueiro gosta. Parabéns pela organização”, declarou Bruno Silva, que representa o Grupo Cimentex, de Itaberaba/BA.

Alexandre Pita, organizador, com os filhos Emerson e
Erik, que ajudaram em tudo para a realização

Depois de uma pausa de um ano, por conta da seca que castigou a região, o Parque Paraná reabriu as portas. O público não arredou o pé até que o último título tivesse sido decidido. Especialmente o das três principais categorias que pontuam no CPV, Aspirante, Amador e Profissional. Na categoria Aspirante, o título de campeão foi rachado e ficou entre as duplas Guilherme Peba e Almir das Missangas. No Amador quem ganhou foi o vaqueiro Tyrone Diógenes. Já na Profissional, onde a disputa pega fogo mesmo, os vaqueiros alagoanos Celso Júnior e Betinho Boi que resolveram não rachar e fazer uma disputa histórica. O título acabou ficando com Celsinho, marcando sua terceira vitória no Parque Paraná.

CPV ainda computa os pontos da sua nona etapa, que aconteceu no final de semana que passou, 26 a 29 de abril, em São Bento/PB, no Parque União. Adiantando que o fenômeno Jet Free, cavalo destaque do Campeonato Portal Vaquejada em 2017, retorna às pistas na sela de um novo vaqueiro. O CPV segue seu segundo trimestre em maio, com duas etapas. A décima, de 3 a 6, em Iguatu/CE, no Parque Marcio Nogueira, e a 11ª em Gravatá/PE, no Parque Ribeiro Mendes.

Colaboração: Portal Vaquejada
Fotos: Renan Leôncio

WordPress Ads
WordPress Ads