Doze exemplares garantiram vagas para a final da modalidade que ocorrerá durante a Expointer
Desde 2017 os estados de Santa Catarina e Paraná fazem uma única classificatória. Neste ano, a seletiva aconteceu em Ponta Grossa/PR, entre 21 e 24 de junho. Participaram 62 conjuntos – 32 fêmeas e 30 machos, disputando 16 vagas para a final do Freio de Ouro. No sábado, 23 de junho, foram definidos os 14 finalistas de cada categoria e, no domingo, 24, foram conhecidos os vencedores. Oito fêmeas e quatro machos atingiram média superior a 18 pontos e conquistaram a classificação. Dentre eles, a zaina negra Orquídea Negra Mapocho e o tordilho Ambicioso da Arkafla.
Ambicioso da Arkafla. Foto: Felipe UlbrichNas fêmeas, quem assumiu o julgamento foi o trio Luciano Passos, Mauro Ferreira e Luis Augusto Weber. Eles destacaram a uniformidade da égua classificada em primeiro lugar, que mostrou um bom resultado do início ao fim. Nos machos, Felipe Caccia Maciel, Gustavo Weiand e João Luis Arísio assumiram o comando do julgamento e também deram ênfase ao desempenho do primeiro colocado, que mereceu o destaque por ter ido muito bem dentro de pista e ter se mantido regular.
Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a próxima parada de classificatórias ao Freio de Ouro ocorrerá de 5 a 8 de julho no município carioca de Sapucaia.
Orquídea Negra Mapocho. Foto: Felipe UlbrichNo mesmo final de semana, a ABCCC realizou mais duas Exposições Passaporte Morfologia para Expointer. Para estar na final da Morfologia na grande feira em agosto, os exemplares da raça passam por classificatórias da mesma forma que os conjuntos que almejam vaga na final do Freio. Dessa vez as provas foram realizadas nas cidades de Avaré/SP e Lagoa Vermelha/RS.
Zamba da Rio Bonito. Foto: Fagner AlmeidaHá quase 300 quilômetros da maior metrópole do Brasil, Avaré sediou mais uma Morfologia Passaporte do ciclo 2018. O evento é um reflexo do trabalho de expansão da raça: São Paulo registra hoje aproximadamente 400 estabelecimentos de Cavalos Crioulos em todo o estado. Foram selecionados oito animais que entram para disputar a final da modalidade na Expointer 2018. Com o olhar técnico de Claudio Neto de Azevedo, os 56 animais inscritos foram julgados por André Narciso Rosa no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel.
Invocado da Matarazzo. Foto: Fagner AlmeidaA Grande Campeã nas fêmeas foi Zamba da Rio Bonito e nos machos, o vencedor foi Invocado da Matarazzo. As provas foram realizadas pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Sem Fronteiras, criado em 2012. As modalidades esportivas são tradicionais em regiões como São Paulo e um dos desafios do trabalho dos expansionistas é incentivar a competição de modalidades não usuais em determinadas localidades, mas que pela aptidão da raça, são possíveis de acontecer e ainda gerar bons resultados. “Com a nossa presença representando a ABCCC, temos estimulado novos usuários a conhecer e se identificar com modalidades originárias do Rio Grande do Sul, por exemplo”, diz Gérson de Medeiros, analista de Expansão.
Justo dos Três Corações. Foto: Leandro VieiraE foi do município conhecido com a ‘Terra da Amizade’ e a ‘Capital Nacional do Churrasco’ que saiu mais um grupo de animais aptos a disputar a Morfologia da Expointer. A pista do Parque de Exposições Érico Alves Lourenço de Lima em Lagoa Vermelha recebeu 67 exemplares, que passaram pelo olhar da jurada Christina Freitas Bandeira de Mello. Oito garantiram o carimbo final para viajar até Esteio.
Quimera dos Três Pastores. Foto: Leandro VieiraNa mostra que marca a estreia do Núcleo Biriva de Criadores de Cavalos Crioulos na organização de uma exposição Passaporte, a fêmea Quimera dos Três Pastores e o macho Justo dos Três Corações terminaram ponteando seus grandes campeonatos. Sob o olhar de avaliadora, Christina saiu satisfeita da etapa, formando duas filas que, na sua visão, vão representar bem a exposição na final em agosto.
F5 Licurgo Tapajós. Foto: Adilson SilvaOutro bom resultado para a raça no dia 23 de junho foi a classificação do exemplar F5 Licurgo do Tapajós para disputar os Jogos Equestres Mundiais de Rédeas em setembro, nos Estados Unidos. Apresentado por Roberto Jou na terceira e última seletiva da modalidade, venceram a prova carimbando o passaporte. O cavalo, bicampeão do Rédeas de Ouro (2013/2014), vai marcar a terceira participação seguida da raça Crioula no WEG. Em 2010 e 2014, SJ Rodopio, de propriedade da Estância Tamareira, de Santa Rita do Passa Quatro/SP, guiado por Wellington Teixeira, esteve no time brasileiro na competição.
Outras informações e resultados completos: www.abccc.com.br.
Colaboração: Assessoria de Imprensa