Esse é o título de uma das mais famosas obras da literatura árabe. Esse é também o nome de nossa cavalgada
Depois de passar uma semana percorrendo a região, sentimos como se tivéssemos passado muitas noites sob as estrelas do deserto árabe! Parte integrante dos Emirados Árabes Unidos, Dubai é um dos destinos mais populares e desejados no Oriente Médio. Com algumas das mais incríveis atrações do mundo.
Com mais de 80% da população formada por estrangeiros, recebem muito bem turistas de todo o mundo. A cidade tem atrações que vão muito além das grandiosas ilhas artificiais e hotéis de luxo. Lá tudo é construído para ser o melhor ou o maior do mundo. O superlativo é constante e os planos são sempre grandiosos.
E como os sheiks são apaixonados por cavalos, têm investido muito em atividades equestres e criação de cavalos. Hoje mais de 2000 cavalos de enduro e cerca de 90 estábulos fazem parte da Federação Equestre dos Emirados. Abu Dhabi. Capital dos Emirados Árabes Unidos, também encanta e vem seguindo os passos de Dubai. É de lá que partimos para nossa cavalgada.
Nossa cavalgada no deserto de Abu Dhabi foi uma experiência única para os amantes de cavalos e das paisagens desérticas. Uma combinação perfeita de modernidade e tradição enquanto ficamos hospedados em hotel quatro estrelas. Isso acontece na primeira e última noites em Abu Dhabi. Quando cavalgando pelos desertos de Al Watbha e Al Ain, ficamos em tradicionais acampamentos.
Os acampamentos situados em locais diferentes a cada noite, permitiram explorar melhor a paisagem do deserto. Havia uma grande tenda de refeições e as tendas individuais para dormir. Tinha também barracas de chuveiro portáteis e a água quente era aquecida no fogo do acampamento.
Nossos cavalos árabes e anglo-árabes vieram de toda a região dos Emirados. Na sua maioria eram castrados, embora alguns sejam éguas – todos fortes e bem adaptados às condições do deserto. A maioria acostumado andar com a rédea mais solta, respondendo muito bem aos comandos de dos cavaleiros, exigindo apenas uma ajuda leve de pernas.
No primeiro dia de cavalgada, após o café da manhã no hotel, um carro nos levou até as cocheiras para conhecer os cavalos e guias. Antes de iniciar a cavalgada, seguimos a tradição e tomamos o chá local, chamado Karak – um chá preto forte ao qual adicionam leite de camelo.
Depois partimos pelas belas trilhas para cavalgar da Vila Abu Dhabi Endurance. A Vila foi construída como um antigo forte com sete torres. Enquanto a arquitetura é histórica, o equipamento e as instalações são modernas, com uma clínica veterinária, centro de mídia e outros serviços.
A Emirates Endurance Village foi um presente do xeque Mansour bin Zayed al Nahyan -presidente do conselho da International Petroleum Investment Company – para o Enduro. Não apenas nos Emirados Árabes Unidos, mas também para competidores de todo o mundo.
No dia seguinte, cavalgamos para o sul e entramos no deserto Al Watbha, de areia branca, extremamente fina. Nos dias seguintes exploramos esse deserto com suas dunas em constante mudança, cruzando lagos de sal e fazendas de camelos.
A cada 35 quilômetros, parávamos num acampamento no deserto, aonde a equipe do deserto já tinha montado as tendas e preparando nossas refeições. Tivemos algumas oportunidades para bons galopes nas salinas e nas trilhas de areia dura.
Nos últimos dias de cavalgada seguimos em direção da fronteira com Omã até chegar à cidade do oásis de Al Ain. Esse é um dos mais antigos assentamentos permanentemente habitados e um patrimônio mundial da UNESCO. A cidade está cheia de fortes pitorescos, incluindo Al Jahili, que foi erguido em 1891 para defender a cidade e proteger os preciosos bosques de palmeiras.
Nos despedimos dos cavalos e dos guias e fomos para nosso hotel quatro estrelas em Al Ain, que em árabe significa olho ou fonte. Esta cidade oásis é a segunda maior do emirado de Abu Dhabi e remonta a 4000 a.C.
No dia seguinte visitamos o museu do palácio de Al Ain para ver como os xeques viviam em comparação com suas vidas hoje. Depois fomos visitar o mercado de camelos. No final do dia, fomos para Abu Dhabi, última noite de nossa viagem.
Por Paulo Junqueira Arantes
www.cavalgadasbrasil.com.br