Mais um título para Júlio de Castilhos na final Campereada do Crioulo

Em competição acirrada, os vencedores fecharam com o segundo menor tempo dos últimos anos

Na corrida contra o cronômetro, os participantes da final da Campereada – o Team Penning do Cavalo Crioulo – disputaram a final da modalidade na última sexta-feira, dia 28 de setembro. As provas aconteceram no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, 20 trios chegaram ao dia decisivo depois de 19 credenciadoras e mais de 550 animais que buscaram as vagas para a decisão.

No final, o trio composto por Clóvis Barros, Clecio Barros e José Vitor Somavilla, vindo de Júlio de Castilhos/RS, levou o título do ano. Município reconhecido pelos seus competidores, ficou com o bicampeonato, já que o trio vencedor do ano passado também representou a cidade. A marca da vitória em 2018 foi de 1m31s188, sendo este o segundo menor tempo dos últimos anos.

No segundo lugar do pódio, ficaram os paulistas Luis Augusto Tranquilini, Julio Trinussi Rodrigues e João Salla, com o tempo de 1m42s114. Já na terceira colocação ficou o trio Tatiana Azevedo, Silvio Machado e Ismael Monteiro, no tempo de 1m45s917.

Campereada do Crioulo
Clóvis Barros, Clecio Barros e José Vitor Somavilla

Os vencedores comemoraram o título e destacaram a competição acirrada, o que valorizou ainda mais a vitória. José Vitor elogiou a organização e o gado utilizado na prova. “Tivemos a sorte de fazer um tempo para vencer. Só temos a agradecer por esta vitória”, destacou. “Fizemos uma boa corrida e conseguimos um baita tempo na primeira tentativa e conseguimos sair campeões”, complementou Clóvis Barros.

A dupla de jurados ressaltou a evolução da prova de um ciclo para o outro. Segundo eles, a redução do tempo dos primeiros colocados indica o quanto os competidores têm se desenvolvido na modalidade. De 2017 para 2018, o tempo reduzido do lugar mais cobiçado no pódio foi de 30 segundos, o segundo menor tempo dos últimos seis anos.

“Foi um excelente resultado. O trio já se destacou na primeira passada com 32 segundos, mesmo com o tamanho da pista e a dificuldade imposta pelo gado, um gado rápido. A prova mostrou que a competitividade não impediu o respeito entre os competidores”, explicou Ricardo Guazzelli Martins.

Das pistas para o julgamento, Telmo de Oliveira Peixoto já levou quatro troféus da Campereada para casa e elogia a estrutura do evento. “É um prazer imenso poder julgar a prova. Ver a evolução da pista e um gado de qualidade. Essa concorrência cada vez mais acirrada leva à evolução dos tempos executados pelos participantes”, comentou o jurado.

As finais das provas funcionais do Cavalo Crioulo aconteceram todas no mesmo final de semana. Além da Campereada, tiveram campeões em Ranch Sorting, Movimento a La Rienda e Freio do Proprietário. Todas as informações e resultados completos no www.abccc.com.br.

Colaboração: AgroEffective Comunicação
Foto: Fagner Almeida/ABCCC

Deixe um comentário