Competições acirradas definem vencedores do Freio de Ouro

A fêmea Capanegra Quinta Sinfonia e o macho PN Cambiasso receberam o título máximo da disputa em uma final marcada por homenagens aos 85 anos da ABCCC

Um grande público, como de costume, prestigiou a final da 36ª edição do Freio de Ouro ocorrida no domingo, dia 27 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. A estimativa é de que mais de 20 mil pessoas circularam pelo complexo da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos – ABCCC, promotora do evento.

Abertura Freio de Ouro 2017. Foto Leandro Vieira

A solenidade de abertura das últimas provas que definiram os vencedores contou com um desfile comemorativo aos 85 anos da entidade que fez um resgate histórico da trajetória do prêmio, exaltando a presença da raça no Estado e no Brasil.

Capanegra Quinta Sinfonia

Nas fêmeas, a vencedora do Freio de Ouro foi a Capanegra Quinta Sinfonia, da Cabanha Capanegra, de Dom Pedrito/RS, e da Cabanha Gameleira, de Goiânia/GO, guiada pelo ginete Eduardo Weber de Quadros, com média de 22.033. Quadros justificou a sua vitória como uma consequência do trabalho em equipe e das cabanhas. “É a primeira a vez que participo da premiação e atribuo o meu desempenho ao trabalho intenso de todos”, destacou. Os proprietários da égua também celebraram o êxito da parceria. “Estamos satisfeitos, pois o público tomou a Capanegra como a grande favorita, simpatizou com ela, que deu o seu recado durante as provas.”

PN Cambiasso

Já nos machos o título foi para PN Cambiasso, da Cabanha Positivo, de Portão/RS, montado pelo ginete Adriano Comunelo, 32 anos, com média de 20.812, que realizou um sonho. “Isso tem que ficar de lição, pois temos que acreditar que o impossível pode se tornar realidade”. O expositor Jonas Leopoldino de Souza conquistou o primeiro título da Cabanha, que tem 15 anos de trabalho. Afirmou que é um orgulho receber o prêmio máximo de uma disputa importante para a raça. “A gente costuma dizer que Cambiasso é domingueiro: quando chega no domingo ele faz diferente.”

O ginete destaque do ano foi para Fábio Teixeira da Silva. A partir desta edição do Freio de Ouro a ABCCC instituiu também o prêmio Craque Funcional, que na categoria fêmea ficou com a Capanegra Quinta Sinfonia, e na categoria macho, o título foi para PN Cambiasso.

O Freio de Ouro é a prova máxima do cavalo Crioulo. Ao longo do ano, os conjuntos passaram por classificatória e credenciadoras e chegaram à final os melhores entre machos e fêmeas, para mostrar a funcionalidade, rusticidade e resistência, que são características marcantes da raça. De acordo com o presidente da ABCCC, Eduardo Suñe, inovações como as comissões de ginetes e de bem estar animal foram novidades que são importantes para a raça, criadores e produtores. “Esta edição ficou acima da expectativa da direção, tanto em público quanto em inovações. Tínhamos certeza de que este Freio de Ouro seria competitivo.”

E toda a programação do Freio faz parte da 40ª Expointer, exposição reconhecida como um dos maiores eventos do mundo no gênero, sendo considerada a maior feira a céu aberto da América Latina, que este ano aconteceu entre 26 de agosto e 3 de setembro de 2017. Nela, os visitantes acompanham as últimas novidades da tecnologia agropecuária e agroindustrial, as mais modernas máquinas, o melhor da genética e as raças de maior destaque criadas no Estado. Só em 2016, segundo o site oficial, foram movimentados R$ 1.923.053.324,46.

Parque Assis Brasil. Foto Felipe Vieira

O Parque Assis Brasil também merece destaque. Localizado a 25km de Porto Alegre/RS, foi inaugurado em 1970, tem uma área de 141 hectares, conta com 45,3 mil m² de pavilhões cobertos, 70 mil m² de área de exposição, nove espaços para leilões, auditórios, 19 locais para julgamentos, 10 mil vagas para estacionamento, postos médicos, restaurantes, agências bancárias e internet.

Outras informações: www.abccc.com.br.

Colaboração: AgroEffective Comunicação
Fotos: Felipe Ulbrich (Capanegra Quinta Sinfonia) e Fagner Almeida (PN Cambiasso)/ABCCC Divulgação

Deixe um comentário