Quarto de Milha

Conversamos com o candidato à presidência da ABQM Carlos Auricchio

Publicado

⠀em

Criador de Quarto de Milha, empresário do ramo mineração e um competidor apaixonado pelo Laço

Conheça um pouco mais a respeito de Carlos Eduardo Auricchio, mais conhecido por Caco Auricchio, 48 anos, pai de dois filhos, um dos candidatos à presidência da ABQM nas Eleições 2019.

Representante da outra chapa homologada, que tem o slogan Inovar e Renovar, ele tem se destacado como criador e investidor do cavalo Quarto de Milha com direcionamento para o Laço Individual. Além de atuar como empresário, pecuarista e exercer diversas atividades institucionais. Conheça um pouco mais da sua história:

Como começou sua história com o cavalo?

Caco: Sou filho de produtor rural, então minha paixão por cavalos vem desde a infância, convivendo com a criação de cavalo de sela da minha família. Essa ligação forte e antiga com os cavalos me levou a retomar essa paixão que a vida profissional havia me distanciado.

E o envolvimento com o Quarto de Milha?

Caco: Era meu sonho a criação da raça Quarto de Milha. E em meados de 2000, voltei ao segmento e reencontrei amigos que me levaram para a modalidade de laço de bezerro. Gostei, me dediquei, primeiro laçando por lazer, depois competindo de forma amadora.

Mas desde 2010 incorporei na Fazenda Sapucaia a criação de animais para competições, começamos com um plantel modesto e hoje estamos com aproximadamente 120 animais, além disso, venho investindo fortemente em infraestrutura adequada e na melhoria genética da raça, inclusive importando cavalos como: Blu Spark, Watcha Gunna Du, Eletric Bueno Spark, She Dunit Easy, dentre outros.

Meu orgulho é ver a minha paixão refletida nos meus filhos e quero deixar como herança minha modesta contribuição de um setor organizado, seguro, competitivo e forte.

Qual a importância da visão institucional para a Indústria do cavalo?

Caco: Tenho uma visão de coletivo e de cadeias produtivas, por isso sempre me envolvi fortemente com as áreas institucionais dos setores em que atuo. Primeiro com a mineração, minha principal atividade empresarial, e mais recentemente com a indústria do cavalo, onde atuei como presidente da Associação Nacional do Laço Individual – ANLI entre 2017/2018 e atualmente como vice-presidente até 2020.

Como foi seu ingresso na ANLI?

Caco: Como criador e tenho contato direto com treinadores e competidores, inclusive dentro de casa. Notei que era necessário fortalecer e ampliar as atividades da Associação, em dar sentido à cadeia produtiva desta modalidade, de treinadores, competidores a criadores e estimular os jovens a participarem desse esporte.

Por essa razão fui convidado a assumir a presidência, o que só aceitei na condição de que a categoria se unisse. Não há meta atingida que não possa ser melhorada e a associação precisava de uma visão assim, com possibilidade de quebrar paradigmas e avançar na sua representação.

Quais foram as principais ações na ANLI?

Caco: Primeiramente a valorização da entidade como legítima representante da modalidade esportiva, além disso, criamos um modelo sustentável de Campeonato Nacional. Conseguimos reunir os competidores do país em um único projeto para a modalidade.Trabalhamos também na conscientização da importância de se ter um padrão de comportamento nas competições e manejos dos ranchos no tocante ao bem-estar animal.

Com relação à representação do cavalo Quarto de Milha. Qual sua opinião?

Caco: A indústria do cavalo fatura mais de 16,5 bilhões de reais e gera mais de 620 mil empregos no Brasil e o Quarto de Milha tem amplo significado nesse cenário. Por essa razão, na minha visão a ABQM, maior entidade de raça da América Latina, pode a partir da segurança jurídica estabelecida no país, dar novos e importantes saltos em todos os aspectos.

Posso afirmar que a entidade tem potencial reprimido, especialmente nas premiações dos competidores, principais impulsionadores do cavalo Quarto de Milha, além de recintos com infraestrutura adequada para receber grandes competições, no entanto parabenizamos e reconhecemos os esforços empreendidos na infraestrutura de Araçatuba, seguramente se tornará um centro de realização de grandes eventos do cavalo no Brasil.

Baseado no atual momento político da ABQM, temos um grupo dedicado a mostrar a verdadeira importância desse setor, trabalhando incansavelmente na união dos criadores da raça, focado na segurança jurídica dos esportes equestres, profissionalização da gestão da entidade, fomento das provas através das associações e núcleos do QM, além do viés social. Para ver mais conteúdo como esse clique aqui.

Além da criação de Quarto de Milha, quais são suas atividades?

Caco: Minha vida empresarial teve início aos 21 anos, em 1991, com a fundação a AB Areias, mineradora especializada na extração, comercialização e distribuição de agregados para a construção civil. E desde então venho ampliando os projetos (AB Gold, AB Terminais, AB Ambiental, AB Sol e ABCD Construtora e Incorporadora).

Além do agronegócio, sempre investindo em novas tecnologias e processos produtivos cada vez mais eficientes e menos impactantes para a natureza, visando uma permanente preservação e reutilização dos recursos naturais. Atualmente, considerada uma das principais empresas no setor mineral.

Você comentou que atua fortemente nas áreas institucionais. Quais?

Caco: Fui presidente do SINDAREIA – Sindicato das Indústrias de Mineração de Areia do Estado de São Paulo, por dois mandatos, mas estou na diretoria desde 2006 e atualmente estou como vice-presidente.

Desde 2008 sou Conselheiro da ANEPAC – Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil; Na APEPAC – Associação Paulista das Empresas Produtoras de Agregados para Construção sou 1º Diretor Secretário desde 2014.

E na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, atuo desde 2006 no COMIN – Divisão da Cadeia Produtiva da Mineração e desde 2012 como Diretor Titular no Departamento da Indústria da Construção e Mineração – DECONCIC.Ainda na FIESP, tenho mandato como Vice-Presidente até 2021.

CHAPA – ABQM 2019 RENOVAR & INOVAR
Diretoria Executiva
Presidente
Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio (Caco)
Vice-Presidentes
Aroldo Souza Durães
Érico de Oliveira Braga
Jonatas de Oliveira Dantas Filho
Marcus Vinicius Orefice (Marcão Alegria)
Marli Aparecida Jacometto Faria
Paulo Fernando Cavalcanti de Morais Filho (Cuca)
Rafael Augusto Palma Marques da Silva
Valdomiro Poliselli Júnior
Conselho Fiscal – Membros Titulares
Eugênio Gomes Nunes
José Carlos Barbero (Zeca)
Odilon Diniz Neto
Conselho Fiscal – Membro Suplentes
Jamil Buchalla Filho
Henrique Duarte Prata
Sebastião Garcia Neto

Por Equipe Cavalus e Editora Passos
Colaboração: Assessoria de Imprensa ABQM
Foto: Gabriel Oliveira

WordPress Ads
WordPress Ads