João encerrou em segundo lugar e André Coelho foi sexto e oitavo. Brasileiros mostraram talento e garra para chegar à final da maior prova para potros dos Estados Unidos
Terminado o 34° Barrel Futurities of America 2019 dois brasileiros fizeram a viagem de volta para casa com aquela sensação de dever cumprido! No Top 10 do BFA Futurity, João Leão foi o segundo melhor na média – com o melhor tempo da final -, enquanto André Coelho encerrou sua participação em sexto e oitavo lugares na mesma categoria.
A maior prova para potros dos Estados Unidos, de casa nova para a edição 2019, contou com mais de 400 conjuntos nas duas classificatórias do Futurity. Categoria para animais de quatro anos hípicos, que estrearam na temporada passada. João entrou para a final, portanto, na segunda passada ao marcar o sétimo melhor tempo.
Com FloBot, de Dian Taylor, o brasileiro estava entre os 50 conjuntos que fizeram a final. João marcou o melhor tempo – 15s334 – ficando, dessa forma, com a segunda menor média – 30s873. Bem perto de uma das melhores treinadoras em atividade, Kassie Mowry, que ganhou a prova ao montar Epic Guy e somar 30s703.
“Foi mais um sonho realizado, Graças a Deus. É a melhor prova para potros aqui, super disputada. Era um sonho meu estar na final desse potro do futuro. Então só tenho a agradecer a Deus a esse feito maravilhoso. Não é fácil, principalmente aqui na América. Tem dia que a gente acorda e está baixo de zero, por exemplo. Se não tivermos nosso propósito bem claro, foco, nada vai para frente”, conta ainda emocionado João.
Prova
Entre os 50 melhores tempos da final, João chegou com o 12°. “Foi realmente emocionante correr o menor tempo da final, ainda fico sem palavras. Só perdi para a melhor treinadora do ranking da Better Barrel Racing, a Kassie Mowry. Hoje estou em terceiro nesse ranking, que é um dos campeonatos mais importantes, o maior aqui dos Estados Unidos. É inexplicável o que estou sentindo nesse momento”.
O treinador brasileiro, que completou agora um ano morando nos Estados Unidos, agradece à sua família, principalmente à esposa Joseli e a filha Julia. “Elas estão sempre ao meu lado e me dão muita força. E também agradecer aos meus patrocinadores Botupharma USA, Fallon Taylor, Ranch Dress’N, ManSports e Protec Horse”.
A prova aconteceu de 18 a 23 de novembro, na Lazy E Arena, em Guthrie, Oklahoma. André Coelho, da mesma forma, também brilhou. Entrou com dois animais para a final da categoria Juvenille (potros de três anos) e com dois para a final do Futurity. Os dois brasileiros, portanto, no Top 10 do BFA Futurity!
Seu melhor resultado foi com Papagaio, de Cheryl & Bill Kennedy. Marcou 15s493 na final e somou 31s247. “Classificar para a final da BFA já era um sonho. Colocar dois cavalos no top 10 do Futurity foi uma benção inesperada. Com Papagaio, fiz o quarto menor tempo da final e fiquei em sexto na média. E com Famous Sassy Bug terminei em oitavo na média (31s295)”
Há sete anos, André foi assistir a prova com o sonho de ter seu nome chamado pelo locutor. Sonho conquistado com sucesso! “Gostaria de agradecer Kennedy, Sam, Enrique, Ronildo Filho pela ajuda, Kelly Conrado pelos conselhos, minha esposa e minhas filhas que me apoiam e compreendem minha ausência, e meus patrocinadores Tuff e Smart Choice”.
Outros resultados
Troy Crumrine ganhou o Derby Open, 30s318 com SR Industry Titan. Enquanto do Juvenille, a vitória ficou com Halie Hanssen, 31s530 com Jess Watch Me Streak.
A reservada campeã do BFA Juvenille, Mercy Shes Fabulous, é filha de Mercy N Grace, única filha do garanhão Tux N Rolls correndo – e produzindo – nos Estados Unidos. Tux N Rolls é de propriedade do criatório brasileiro B2B Ranch.
Na programação ainda as categorias Amateur (amador) e Youth (jovem). Todas as informações no Facebook ou site oficial.
Leia também:
Brasileiro André Coelho classificado para final do BFA Futurity; assim como João Leão
Por Luciana Omena
Fotos: Cedida