Brasileiro André Coelho classificado para final do BFA Futurity; assim como João Leão

Maior prova para potros dos Estados Unidos de casa nova para a edição 2019

Uma das semanas mais esperadas dos Três Tambores nos Estados Unidos começou e o brasileiro André Coelho – radicado na terra do ‘Tio Sam’ – começou o Barrel Futurities of American World Championship com boas classificações. O mesmo aconteceu com João Leão.

Por lá existem 16 grandes provas de potro do futuro nos Três Tambores. De fato, o mais antigo é o Old Days Fort Smith, no Arkansas, no mês de maio. Contudo, o BFA tornou-se o mais importante.

Esse ano realiza sua 34ª edição em um novo local após 33 anos tendo como sede Oklahoma City. Portanto, em 2019 está acontecendo na Lazy E Arena, em Guthrie, de 18 a 23 de novembro.

Assim sendo, a primeira mais importante categoria foi o Super Stakes Slot Race, uma prova parecida com a nossa categoria Exibição. No formato do BFA, é para potros inéditos de três anos, com apenas 50 vagas concorrendo a uma premiação alta.

Leslie Willis com The Midnite Express embolsou os US$ 100 mil ao marcar 15s790. André Coelho fez sua primeira corrida no BFA nessa prova, marcando 16s312 com She Shaken Her Bacon.

Brasileiro André Coelho classifica para final do BFA Futurity
Leslie Willis

Juvenille

O Juvenille também é uma prova para potros inéditos de três anos, mas em formato diferente do Slot. Correram na primeira passada 294 conjuntos e 50 garantiram vaga no segundo Go. São duas passadas, portanto, em que cada uma vale ganhos em dinheiro.

Logo após a final, o campeão será anunciado através da soma do menor tempo da classificatória e o tempo da final. A boa notícia é que apenas três treinadores colocaram mais de um potro do top 25 do Juvenille, entre eles o brasileiro André Coelho.

Com She Shaken Her Bacon, André marcou 15s905. Por ter ficado entre os 15 melhores já levou uma graninha nessa rodada. O brasileiro ainda apresentou Marthas Pirate, 16s106. Brittany Pozzi e Craig Brooks também entraram com dois cavalos entre os melhores.

Lazy E Arena

Demais categorias

Em seguida, os competidores correram a primeira passada do Futurity, para animais de quatro anos, que foram Juvenille ano passado. Outra boa notícia para o Brasil com André Coelho marcando o quinto menor tempo: 15s489 com Famous Sassy Firebug.

Mais uma final garantida para o treinador brasileiro. Da mesma forma, serão duas passadas e vale o menor tempo da classificatória e mais o da final para que sejam definidos os campeões. O mesmo para o Derby, animais de cinco anos, que já passaram pelo Juvenille e pelo Futurity nos anos anteriores.

Craig Brooks e SR Easin Ta Heaven com 15s415 foram os mais rápidos da primeira passada do Juvenille. No Futurity, Kassie Mowry e Epic Guy marcaram o menor tempo da primeira passada 15s233. Já no Derby, essa colocação ficou para Troy Crumrine, 15s246 com SR Industry Titan.

FloBot e João Leão no BFA

Atualização

A segunda passada do Futurity aconteceu ontem, 21, com mais notícias boas para os brasileiros. João Leão marcou o sétimo melhor tempo, 15s539, classificando FloBot para a final de amanhã.

Do mesmo modo, após entrar com dois cavalos para a final do Juvenille e um do Futurity na primeira passada, André Coelho classificou mais um. Com Papagaio marcou 15s754 no segundo Go. A final do Juvenille acontece hoje, 22, e as demais amanhã, 23.

Resultados completos, clique aqui.

Leia também:
André Coelho é o primeiro brasileiro a vencer Futurity do Top 25
João Leão carimba segunda vaga para o The American

Por Luciana Omena
Fotos: Reprodução/Facebook

Deixe um comentário