Maior prova para potros dos Estados Unidos de casa nova para a edição 2019
Uma das semanas mais esperadas dos Três Tambores nos Estados Unidos começou e o brasileiro André Coelho – radicado na terra do ‘Tio Sam’ – começou o Barrel Futurities of American World Championship com boas classificações. O mesmo aconteceu com João Leão.
Por lá existem 16 grandes provas de potro do futuro nos Três Tambores. De fato, o mais antigo é o Old Days Fort Smith, no Arkansas, no mês de maio. Contudo, o BFA tornou-se o mais importante.
Esse ano realiza sua 34ª edição em um novo local após 33 anos tendo como sede Oklahoma City. Portanto, em 2019 está acontecendo na Lazy E Arena, em Guthrie, de 18 a 23 de novembro.
Assim sendo, a primeira mais importante categoria foi o Super Stakes Slot Race, uma prova parecida com a nossa categoria Exibição. No formato do BFA, é para potros inéditos de três anos, com apenas 50 vagas concorrendo a uma premiação alta.
Leslie Willis com The Midnite Express embolsou os US$ 100 mil ao marcar 15s790. André Coelho fez sua primeira corrida no BFA nessa prova, marcando 16s312 com She Shaken Her Bacon.
Juvenille
O Juvenille também é uma prova para potros inéditos de três anos, mas em formato diferente do Slot. Correram na primeira passada 294 conjuntos e 50 garantiram vaga no segundo Go. São duas passadas, portanto, em que cada uma vale ganhos em dinheiro.
Logo após a final, o campeão será anunciado através da soma do menor tempo da classificatória e o tempo da final. A boa notícia é que apenas três treinadores colocaram mais de um potro do top 25 do Juvenille, entre eles o brasileiro André Coelho.
Com She Shaken Her Bacon, André marcou 15s905. Por ter ficado entre os 15 melhores já levou uma graninha nessa rodada. O brasileiro ainda apresentou Marthas Pirate, 16s106. Brittany Pozzi e Craig Brooks também entraram com dois cavalos entre os melhores.
Demais categorias
Em seguida, os competidores correram a primeira passada do Futurity, para animais de quatro anos, que foram Juvenille ano passado. Outra boa notícia para o Brasil com André Coelho marcando o quinto menor tempo: 15s489 com Famous Sassy Firebug.
Mais uma final garantida para o treinador brasileiro. Da mesma forma, serão duas passadas e vale o menor tempo da classificatória e mais o da final para que sejam definidos os campeões. O mesmo para o Derby, animais de cinco anos, que já passaram pelo Juvenille e pelo Futurity nos anos anteriores.
Craig Brooks e SR Easin Ta Heaven com 15s415 foram os mais rápidos da primeira passada do Juvenille. No Futurity, Kassie Mowry e Epic Guy marcaram o menor tempo da primeira passada 15s233. Já no Derby, essa colocação ficou para Troy Crumrine, 15s246 com SR Industry Titan.
Atualização
A segunda passada do Futurity aconteceu ontem, 21, com mais notícias boas para os brasileiros. João Leão marcou o sétimo melhor tempo, 15s539, classificando FloBot para a final de amanhã.
Do mesmo modo, após entrar com dois cavalos para a final do Juvenille e um do Futurity na primeira passada, André Coelho classificou mais um. Com Papagaio marcou 15s754 no segundo Go. A final do Juvenille acontece hoje, 22, e as demais amanhã, 23.
Resultados completos, clique aqui.
Leia também:
André Coelho é o primeiro brasileiro a vencer Futurity do Top 25
João Leão carimba segunda vaga para o The American
Por Luciana Omena
Fotos: Reprodução/Facebook