O 5-State Breeders Championship está entre os 25 melhores futurities de Três Tambores dos Estados Unidos segundo o ranking Equi Stat
O treinador André Coelho tornou0se o primeiro brasileiro – e também o primeiro estrangeiro – a ganhar um dos Top 25 Futurities segundo o ranking Equi Stat nos Estados Unidos. Há poucas semanas venceu o 5-State Breeders Championship a bordo de Tiny Storm Weather, do Smoke Creek Ranch, de Bennet, Colorado.
“É um sonho se tornando realidade”, contou o brasileiro, que desde abril trabalha para Bill e Cherryl Kennedy, no Smoke Creek Ranch. “Não quero mostrar que sou melhor ou pior que alguém, mas quero apenas dar exemplo de que se eu posso, outras pessoas também podem”, postou André em seu Instagram.
A mensagem de motivação é importante em um momento que as pessoas realmente precisam de inspiração para seguir. “Coloque na sua cabeça: tudo depende de você. A partir do momento que mudar sua percepção em relação ao que é capaz, as coisas começarão a caminhar melhor. Tenha autoconfiança, desenvolva sua crença e lembre-se sempre de que nada é impossível. Seus sonhos estão nas suas mãos”, reforçou o brasileiro.
Dos US$ 44.744,00 mil de premiação total para 80 conjuntos na categoria Futurity do 5-State Breeders Championship, US$ 30 mil foi destinado ao campeão. “Comecei a aprender mais sobre a indústria americana dos Três Tambores há 12 anos. Hoje, eu estou dentro da pista competindo contra pessoas que sempre foram meus heróis. Isso me faz muito abençoado e sou muito grato a Deus”, falou André em entrevista para uma revista norte-americana do segmento.
Tiny Storm Weather é filha de Frenchmans Guy e Tiny Bit Of Fame, que é Dash Ta Fame, égua de Bill e Cherryl, casal para quem ele trabalhou entre 2015 e 2016. Inclusive, nesse tempo, André conseguiu o primeiro título em potros do futuro para o Smoke Creek ao ser campeão do Bustin Out Futurity no Arizona. Avançando para 2019, André e Tiny fizeram ótimos tempos nas duas primeiras rodadas e arremataram no short-go, para que todos pudessem comemorar. Os potros nos Estados Unidos, com três anos, precisam ser inéditos para competir no Barrel Futurities Of America.
É a prova de estréia dos cavalos de Três Tambores nos Estados Unidos e acontece todos os meses em dezembro. Quando entram na temporada com quatro anos, podem competir em todos os futurities e começar suas carreiras no esporte. Por isso, tanto o BFA como as demais provas são importantes no calendário e nos ganhos dos cavalos. “Estou muito feliz aqui, trabalhando como nunca trabalhei, e dedicando como nunca dediquei, para colher os frutos que sempre quis”, reforçou André.
Desde que está no Smoke Creek Ranch, no Colorado, para onde foi a convite de Bill e Cherryl, antigos conhecidos e amigos, após a saída do treinador deles, André competiu em alguns futurities. Em Montana, no Copper Spring, estava com a melhor média, mas acabou derrubando um tambor na segunda rodada. Depois, ganhou o Slot no Colorado Classic e ficou em terceiro no Futurity. Então, em Rapid City, South Dakota, ganhou o 5-States.
A prova mais recente foi na Blackhawk Arena em Salina, Utah – onde o treinador aproveitou e mostrou um poucos dos bastidores da prova no Instagram do Portal Cavalus –, onde ficou em sétimo lugar na média da primeira semana. E na segunda semana, em terceiro lugar na média. “Outro resultado que me deixou muito feliz, pois é bastante expressivo e positivo conquistar essa posição em um futurity aqui nos Estados Unidos”.
Como a fase é de colecionar sonhos realizados, André Coelho está classificado para a Semifinal do The American pelo resultado em Utah. “Era um sonho que eu tinha também, então estou muito realizado. As coisas estão indo muito bem aqui, a Renata e as meninas – as filhas Clara e Alice – bastante adaptadas. Não temos previsão de voltar ao Brasil”, finalizou André, confirmando sua próxima prova para outubro, em Oklahoma, o Pink Buckle, outra pedreira para ele enfrentar. Para ver mais conteúdo como esse clique aqui.
Por Luciana Omena
Fotos: Cedidas