Stud Book deve estar normalizado até a próxima semana
Há algumas semanas, alguns criadores e proprietários de cavalos Quarto de Milha estavam tendo dificuldades com registros e transferências de animais que dependiam do setor de Stud Book da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Quarto de Milha – ABQM. Motivo: O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, em uma rigorosa fiscalização efetuada no Stud Book, constatou duas irregularidades de procedimentos e, por essa razão, suspendeu a emissão de novos documentos até que fossem sanados esses problemas. Para sanar as especulações e dúvidas dos associados, a ABQM soltou um comunicado oficial e relatou dois erros encontrados.
Primeiro, os registros de 4.474 animais (emitidos pelo computador) do período de 19/05/2017 a 12/06/2017, que constavam com a assinatura, automaticamente impressa, de Daniel Costardi, ex-superintendente técnico do Stud Book, e não com a de Ana Paula Prandini, que já havia sido credenciada junto ao MAPA nesse período, como a nova responsável pelo departamento.
O segundo foi que 323 exames de DNA foram consignados no sistema na forma de teste, executado por laboratório ainda não credenciado, em uma ferramenta de recepção online de laudos (que será oferecida gratuitamente aos laboratórios) e erroneamente publicados, vez que os exames desses animais ainda encontravam-se em processo de execução em laboratórios acreditados.
A nota divulgada pela Associação ainda esclarece que, diante disso, a fiscalização determinou que num prazo de até 90 dias, o Stud Book deve elaborar um descritivo detalhado com as determinações do MAPA, e que esse documento sirva para nortear o seu procedimento futuro, para que não aconteça mais descontinuidade nos trabalhos; os registros desses 4.474 animais devem ser reemitidos, agora com a assinatura da superintendente Ana Paula; e que fossem recoletados e refeitos em laboratórios credenciados os 323 DNAs.
“Os dois primeiros foram prontamente executados, estando pendente a conclusão do terceiro, os exames de DNA dos animais que foram todos novamente coletados por nossos inspetores oficiais e estão nos prazos regulamentares de execução dos laboratórios. Informado dessa última pendência, o MAPA então nos solicitou um relatório descritivo desse trabalho dos laboratórios, para que então possa suspender imediatamente a sansão e autorizar a volta do funcionamento regular do Stud Book, que está prevista para o início da próxima semana”, esclarece Fábio Pinto da Costa, presidente da ABQM.
Ele ainda reitera, em nota, que a fiscalização ministerial, altamente rigorosa, embora tenha encontrado esses dois equívocos funcionais, não registra nenhuma suspeita de má fé ou da falsificação de dados que pudessem comprometer ou por em risco a credibilidade do Stud Book e dos registros da ABQM. “Por eventuais transtornos gerados, a Diretoria Executiva pede desculpas aos associados e segue trabalhando com todo empenho para apurar as devidas responsabilidades funcionais e para que tudo esteja prontamente solucionado com o MAPA.”
Fonte: ABQM
Foto: Gerson Verga