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Profissionais do cavalo investem no engajamento online

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Profissionais do cavalo investem em engajamento nas redes sociais

Conheça os projetos de algumas personalidades do meio equestre no amplo mundo digital

Hoje em dia, para promover um negócio é preciso investir em estratégias de Marketing Digital. Claro, tudo depende do seu público e o alcance que você deseja. Por isso, profissionais do cavalo estão investindo bastante no engajamento com seus clientes e o mercado de forma geral no vasto mundo das redes sociais.

De fato, para quem busca aumentar o número de visitantes, gerar mais Leads (interesse) e vender mais, as mídias sociais são excelentes canais para o desenvolvimento dessas estratégias. Parece que nos tempos atuais não basta apenas ter sucesso dentro das pistas e arenas.

Estar online de forma consistente pode ampliar o alcance não só dos números de seguidores, como também volume de trabalho. Quer seja nas mais acessadas pelo público equestre, como Facebook, Instagram e Youtube, quer seja em outras plataformas como LinkedIn e Twitter. Não há como fugir hoje dessa presença. ‘Quem não é visto não é lembrado’, já ouviram essa frase?

Sem dúvida alguma, as redes sociais mudaram o modo como vivemos nossas vidas. Sobretudo, é por meio delas que recebemos notícias, ficamos sabendo de vagas de emprego e interagimos com os nossos amigos e familiares. Porque não, termos dicas de treinamento, resultados de provas e estatísticas em tempo real, entrevistas exclusivas?

Conversamos com algumas pessoas do meio equestre – de um universo grande de gente que tem ações parecidas – para conhecer melhor o projeto delas. Confira!

TV UC – Aluísio Marins

Aluisio Marins, da Universidade do Cavalo, pode ser considerado o precursor dessa turma toda. Seu canal no Youtube tem mais de 104 mil inscritos, mais de 34 mil no Instagram e a UC disponibiliza ainda cursos Online através de seu site há vários anos.

Tendo começado a montar desde os 6 anos de idade, profissionalmente desde o 20 anos, Aluísio forma pessoas e cavalos através da UC há 24 anos. De acordo com ele, o projeto de falar de treinamento na internet teve início por ele entender que poderia compartilhar conhecimento, que é a função da UC, através de meios diferentes também. Com duas preocupações: que as pessoas pudessem aplicar o que assistem e atentos para que não achem que só pela internet.

“Ou seja, a gente não quer que as pessoas entendam que só assistindo aos vídeos os problemas estão resolvidos. Desse modo, a gente quer que as pessoas através do que elas vejam consigam fazer as coisas e melhorar a vida dos cavalos. Quando a gente lançou o canal, era tudo muito no começo. Não tinha o volume de profissionais do cavalo imersos nesse mundo online como é hoje”, reforça.

Na visão dele, a internet ajuda a disseminar de forma rápida e com grande alcance o conhecimento que eles produzem na UC. “É uma oportunidade de troca de conhecimento e compartilhar idéias. Nós interagimos com nossos inscritos, respondendo todas as perguntas e comentários postados”.

Do real para o virtual, a TV UC faz uma vez por ano o caminho inverso. O TV UC Festival leva os inscritos do canal para uma vivencia presencial nas dependências da UC. Com demonstrações, parceiros e troca de experiências.

Profissionais do cavalo investem em engajamento nas redes sociais

Horse Trade – Rodrigo Monteiro

Para quem acompanha ativamente os Três Tambores, já deve ter visto as estatísticas da modalidade na Revista Tambor & Baliza por exemplo. Ou no Instagram, o Top 10 de diversas categorias das principais provas a cada final de semana.

A Horse Trade é uma empresa que nasceu, sobretudo, na internet, sempre focada no mercado do cavalo Quarto de Milha. “Começamos com venda de animais e coberturas, mas com o tempo a empresa foi migrando para outros ambientes da internet”, conta Rodrigo Monteiro.

De acordo com ele, o foco hoje é o marketing especializado para o Quarto de Milha, produzindo materiais de divulgação (internet e impresso) de haras, provas, empresas, resultados.

“Além de produção de fotos e vídeos, campanha para leilões e revistas, análises estatísticas. Enfim, tudo o que abrange o mercado do cavalo de forma direta e indireta, com o intuito sempre de colaborar para o crescimento e profissionalismo do mercado do cavalo”.

O mais novo projeto da Horse Trade, portanto, é o programa semanal no Youtube – TOP 10 Horse Trade. “Nele apresentamos os dez principais destaques de cada final de semana, juntando os resultados das provas daquela semana. Há, sobretudo, outros projetos para 2020 ainda sendo desenvolvidos.”

Jango Salgado

Em 2020, Jango Salgado completa 36 anos trabalhando profissionalmente com cavalos. Com experiência nacional e internacional em Rédeas, Jango da mesma forma dedicou sua vida a ministrar cursos. Antes, do jeito tradicional, que mantém até hoje. Contudo, entrou também nas redes sociais.

“A internet fez com que a informação ficasse ao alcance de todos, quebrando qualquer barreira que impedisse as pessoas de buscarem conhecimento. Poder compartilhar esses 36 anos de trabalho profissional com cavalos com pessoas de várias partes do Brasil e do mundo é muito gratificante”, afirma Jango.

Ele mantém uma página no Facebook, Instagram e um canal no Youtube. Do mesmo modo que tem uma plataforma de curso Online, onde sempre acrescenta módulos novos. “Na internet, especialmente Instagram, procuro dar algumas dicas, para que as pessoas conheçam um pouco do meu trabalho”.

Sobretudo, para quem quer se aprofundar mais, Jango oferta a opção do Curso Online ou Presencial. “Retomei um sonho antigo, de ter um Centro de Treinamento e Cursos na Fazenda Gávea, em Lupércio/SP. Organizo clínicas para um grupo reduzido de alunos, exatamente para poder dar toda a atenção que eles merecem.”

Profissionais do cavalo investem em engajamento nas redes sociais

Apolo Equitação Western e Rédeas – Apolônio Hipólito

Gestor de Equinocultura e treinador profissional há 11 anos, Apolônio Hipólito toca o Apolo Equitação Western e Rédeas desde 2017. A ideia de falar sobre cavalos na internet, antes de mais nada, surgiu da esposa, Priscila Consorti. “Vimos que as pessoas estavam dando dicas online e achamos que era algo bacana de começar a fazer também”, recorda Apolo.

No entanto, ficaram receosos no início. Mas, logo após o primeiro vídeo a coisa toda deslanchou. O assunto principal dos vídeos é técnica de equitação visando a melhora da equitação de seus seguidores. Além disso, propicia que Apolo apresente um pouco mais do mundo dos cavalos para as pessoas a fim de despertar curiosidade nelas.

“Pensamos em sair um pouco do assunto doma ou treinamento, por isso focamos em equitação. Antes de falar de uma manobra específica, pensamos em primeiro dar dicas de como montar corretamente. Tratamos, por exemplo, de manejo e cuidados de higiene, piquete pastagens, aproveitando o conhecimento da Priscila como engenheira agrônoma”.

Assim como todo bom provedor de serviços, Apolo tem usado as mídias sociais a fim de promover também o seu negócio. “Além de apresentar nosso trabalho, aproveitamos para desmistificar algumas teorias que as pessoas vão adquirindo sobre o cavalo. E que, na realidade. não têm fundamento”.

Segundo ele, se fala muito de maus-tratos aos amimais associando apenas a violência física. “Nesse sentido, a meu ver, os maus-tratos começam na falta de conhecimento. E é esse um dos princípios que regem o nosso projeto, transmitir conhecimento. Além de rompermos a barreira da distância”.

Os vídeos começaram no Instagram e agora já estão em um canal no Youtube também, com distribuição semanal.

Leonardo Feitosa

Formato em Veterinária desde 1997, Leonardo Feitosa tem uma longa carreira no cavalo. De 1998 a 2000, trabalhou na Escola de Equitação do Exército, no Rio de Janeiro. Em seguida, foi para São Paulo trabalhar como assistente de treinador. Dessa forma, começou a carreira que nos leva os dias atuais.

Léo é ainda juiz da ANCR desde 2004, juiz ABQM desde 1998 e juiz de Bem-Estar Animal da ABQM desde 2015. Ministrar cursos sempre esteve entre seus afazeres e por rodar o Brasil recebia muitas perguntas de pessoas. Até vídeos de gente pedindo para que ele analisasse o trabalho. Então, surgiu a ideia dos cursos Online. O canal no Youtube conta hoje com mais de 46 mil inscritos. Ademais, são mais de 51 mil seguidores no Instagram.

“A principio, quando começamos os vídeos na internet, fazia o acompanhamento a distancia de algumas pessoas. Sobretudo, eu não tinha não e até não acreditava que ensinar através de um curso Online desse certo. O alcance é gigantesco e tenho hoje uma satisfação muito grande de ter formado gente do Brasil inteiro através da internet”, conta Léo.

Do mesmo modo que vimos em todos os relatos, o mundo virtual permite que o conhecimento seja propagado a um número exponencial de pessoas. “Sem dúvida, facilita-nos na disseminação do conhecimento. E, no meu caso, do comportamento e filosofia da doma racional. Tenho muito orgulho de ter começado esse projeto e estar dando certo. Gente que fez o curso Online comigo mudou de vida e hoje vive  do cavalo. Isso é muito bacana.”

Por Luciana Omena
Crédito da foto de chamada: Pixabay

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