Disputas concorridas e alto nível da tropa marcaram o último dia da mais importante mostra do Cavalo de Sela Brasileiro
Após dez dias de concorridos julgamentos, a 39ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga viveu seu principal momento na tarde de sábado, 23 de setembro, ocasião em que foram eleitos os Grandes Campeões Nacionais de 2017, que emocionaram o público presente ao Parque de Exposições José Ruy de Lima Azevedo, em São João da Boa Vista/SP. Em avaliação de toda a diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga – ABCCRM, o evento comprovou o elevado nível alcançado pelo plantel da raça Mangalarga.
Com qualidade e nível técnico elevados, os jurados estavam satisfeitos com os trabalhos e por terem conseguido eleger como campeões exemplares que são o modelo ideal do cavalo de sela, em conformação e andamento. Segundo divulgação da Associação, 420 animais foram expostos por 120 conceituados criatórios dos mais diversos pontos do país.

Foram dez dias de julgamentos na pista central do Parque. No Campeonato Geral, o título de Grande Campeão Cavalo, um dos mais cobiçados do evento, foi conquistado pelo alazão Franco do Morro Agudo, exposto por Luiz Aparecido de Andrade e proveniente da seleção da Fazenda Morro Agudo. Entre as fêmeas, a alazã Graziela do Corumbau, exposta por Almiro Esteves Junior e selecionada pela Corumbau Participações, foi o principal destaque, superando 118 concorrentes e sagrando-se a Grande Campeã Égua.
Em uma disputa marcada pela qualidade de andamento dos concorrentes e muito aplaudida pelo público após o seu encerramento, o alazão Balé ACF, exposto por Roberto Diniz Junqueira Filho e originário da criação de Antônio Carlos Ferreira, sagrou-se Grande Campeão Cavalo de Marcha. No julgamento de marcha envolvendo as fêmeas, Graziela do Corumbau deu mais uma mostra de sua qualidade, conseguindo uma rara façanha. Afinal, a alazã, que já havia conquistado o título de Grande Campeã Égua, também sagrou-se Grande Campeã Égua de Marcha da Nacional 2017.

O público que acompanhou a mais importante mostra mangalarguista pôde ainda conferir a qualidade da nova geração da raça, cujas apresentações na pista de julgamento trouxeram a certeza de um futuro promissor para o cavalo Mangalarga. A disputa consagrou os animais Barreto do Espinhaço (Grande Campeão Potro), exposto pela Corumbau Participações e proveniente da seleção de Emiliano Novais, Ipanema do Morro Agudo (Grande Campeã Potranca), exposta pelo Haras Precioso e originária da criação da Fazenda Morro Agudo.
Em parceria com a Sociedade Sanjoanense de Esportes Hípicos – SSEH, a ABCCRM preparou ainda uma agenda variada, da qual fizeram além dos julgamentos de marcha e morfologia, as provas funcionais, leilões e shows regionais. Outras informações e resultados completos: www.cavalomangalarga.com.br.
Fonte: Pedro Rebouças