Pedro Baião é treinador de cavalos de Rédeas e mora no Arizona, Estados Unidos
Em meio de más notícias aparentemente incessantes, ficamos sabendo de uma história recheada de solidariedade em Cave Creek, no Arizona. De fato, depois do susto, para o treinador de cavalos de Rédeas Pedro Baião só resta agora o coração repleto de gratidão.
No final de maio, um incêndio correu pelo deserto do Arizona e invadiu as baias onde ficam alojados os animais treinados por Pedro Baião. Antes de mais nada, quando ele viu o fogo se aproximando rapidamente surgiu uma sensação de impotência enquanto tentava descobrir como resgatar cerca de 30 cavalos.
“Quando ouvimos falar sobre o incêndio, as chamas estavam não sei quantas milhas de distância. Contudo, dez minutos depois, pudemos senti-las muito perto. Então, pensei comigo mesmo: o que vou fazer?’” Para complicar a situação, o fato de seus amigos estarem todos no Mother’s Day Slide, uma prova, nas proximidades de Scottsdale. Mas ele ligou para um deles assim mesmo.
Resgate
Martin Muehlstaetter deixou o que estava fazendo no evento e correu com seu trailer. Em 20 minutos, oito ou nove trailers estavam na propriedade que Pedro Baião trabalhava com os cavalos. Além de Muehlstaetter, foram ao socorro deles Brent Naylor, Crystal McNutt e Bob e Dana Avila. Assim como o xerife do condado de Maricopa também ajudou a conduzir cavalos aos trailers.
“Quando vimos, o xerife estava estava pegando-os e levando-os para fora”, relembra Dana Avila, que com seu marido Bob fez parte da equipe de resgate. “Ele é um cara grande e corpulento e todos nós nos ajudamos”. Foi um incidente do qual todos puderam rir depois que a missão estava cumprida.
Dessa forma, com a ajuda de seus amigos, Pedro Baião conseguiu evacuar 30 cavalos em menos de 30 minutos. “Eu não acho que teria funcionado tão bem quanto se eu tivesse planejado”, relata aliviado o treinador brasileiro.
Nenhum cavalo e nenhuma das pessoas se feriram. E os danos no rancho e nas estruturas foram poupados quando os socorristas conseguiram controlar o incêndio antes que ele pudesse causar mais danos.
Mudança
Antes de tudo isso acontecer, Pedro Baião já estava planejando se mudar para Scottsdale em meados de junho, para se instalar ao lado dos Avilas, que estiveram no resgate dos cavalos. Eles já enfrentaram a mesma situação antes no sul da Califórnia.
“Não há nada mais assustador”, afirma Dana Avila. “O pessoal do cavalo é ótimo. Pedro fez uma ligação e tinha oito trailers em seu quintal em 20 minutos. Isso é bem legal. Todos nós competimos, todos fazemos as nossas coisas mas quando alguém cai, todo mundo entra e ajuda. É o que você faz quando os cavalos precisam de ajuda”.
De acordo com as informações recebidas, o incêndio no Arizona foi contido, porém 20 estruturas foram destruídas, incluindo oito casas. Além disso, causou a evacuação de cerca de 500 pessoas. Especialistas acreditam que foi causado por humanos.
“Estamos bem, apesar do susto. Sem a ajuda de todos esses amigos, quem sabe o que teria acontecido. O local acabou não pegando fogo, mas teria sido impossível retirar os cavalos sozinho. Felizmente, recebi essa incrível ajuda.” Pedro, sua esposa Ana Claudia e o filhinho Benjamin já estão instalados em Rio Verde, que fica no no Condado de Maricopa, Arizona. A nova casa deles e dos 30 cavalos.
Fonte: Quarter Horse News
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Crédito da foto: Divulgação
Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus